Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A EVOLUÇÃO HUMANA

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer a história da evolução humana;
  •   Identificar e destacar aspectos relevantes de cada período;
  •   Reconstruir historicamente (fatos) a evolução humana;
  •   Elaborar uma linha de tempo.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.

Conversa com os alunos sobre os conhecimentos que possuem e o que querem aprender a respeito do surgimento do homem e da escrita:

- Como surgiu o homem?

- Como ele era chamado?

- Onde vivia/morava?

- De que se alimentava?

- Como conseguia os alimentos?

- Como se vestia?

- O que fazia/trabalho?

- Como se comunicavam?

Todas as respostas deverão ser registradas e anexadas no mural da sala, para no final do estudo ser confrontadas com os conhecimentos adquiridos.

2º-MOMENTO - Narração e descrição de acontecimentos históricos. 

- Leitura e compreensão de textos.  

http://colonline.blogspot.com/2008/10/o-fim-da-evolucao-humana.html 

A partir da leitura de textos informativos científicos (didáticos, enciclopédicos, dicionários, atlas), possibilitar as crianças a ampliar e integrar ao seu repertório, conhecimentos sobre a história, origem, evolução dos povos primitivos.

3º MOMENTO – Produção de textos orais e escritos

Após os alunos ouvirem a leitura dos textos, sobre a origem e evolução do homem, é o momento de registrar o que eles aprenderam. O/a professor pode servir de escriba para os alunos, registrando textualmente  os conhecimentos expressos pelo grupo, como mostra o exemplo do texto coletivo elaborado pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância:

                                                                                 OS PRIMEIROS HABITANTES HUMANOS DA TERRA   

     Existem duas maneiras de explicar o surgimento do homem. A explicação religiosa, encontrada na Bíblia que afirma ter sido o homem, Adão e Eva, uma criação de Deus. E a explicação científica de que o homem surgiu do processo de transformação e desenvolvimento, ou evolução, de um grupo chamado Australopiteco que viveu a milhões de anos na África do Sul.

     O Australopiteco tinha um metro e meio de altura, usava ferramentas de pedras e paus mas não as inventava ou criava. Andava de forma ereta, não tinha uma linguagem desenvolvida, se alimentavam de frutas, raízes e carnes que retirados diretamente da própria natureza, morava em cavernas.

     Esse animal se espalhou por toda África, foi se transformando até formar novos grupos. Um dos grupos formados foi o Homo Habilis ou homem habilidoso. Foi o primeiro a produzir ferramentas de pedras e de ossos de animais para ajudar na coleta de frutos e no corte de restos de caças de outros mamíferos.

     O processo de evolução continuou fazendo surgir seus descendentes, parentes, o Homo Erectus ou homem de pé. Esse já era mais desenvolvido, construía instrumentos feitos com pedra polida, sabia produzir o fogo, tinha uma linguagem mais desenvolvida e faziam pinturas (rupestres) nas paredes das cavernas.

                                                                                         O HOMEM DAS CAVERNAS                           

     Uma vez, há milhões de anos, surgiu na África os Australopitecus. Esses homens moravam em cavernas se alimentavam de frutas e raízes e se mudavam de um lugar para outro a procura de alimento.

     Depois desse nosso primeiro ancestral, surgiu o homo Habilis que significa homem habilidoso. Eles sabiam caçar, pescar, construíam e utilizavam instrumentos feitos com pedras, ossos e dentes de animais. Alimentavam-se de frutas, raízes e carnes deixados por outros animais.

     Os anos se passaram e surgiu os seus descendentes, o Homo Erectus, que significa homem de pé. Eles viveram na África, Ásia, Europa, e Oceania.  Aprenderam a construir suas lanças, machados e facas feitas com paus e pedras. Pegavam dentes de animais e faziam lanças. Não sabiam a fazer o fogo, dependiam dos incêndios naturais e por isso tinham que manter suas fogueiras sempre acesas. Tinham a linguagem mais desenvolvida, protegiam-se em cavernas ou abrigos feitos com galhos e folhas de árvores. Faziam desenhos e pinturas nas paredes das cavernas. Era bom caçador, usava lança com pontas de ossos e machados de pedra.

     Por último vieram seus descentes o homo Sapiens que significa homem sabido. Espalhou-se por todas as regiões do mundo. Aprendeu a produzir o fogo batendo uma pedra ou atritando paus até sair faísca. Sabia construir instrumento diversos como facas, martelos, lanças e outros objetos com pedras e ossos. Aprenderam a plantar, caçar, criar animais, cozinhar os alimentos, fazer roupas com pele de animais, a se proteger do frio e dos animais com fogueiras feitas dentro das cavernas.

     Desse tempo em diante, a terra passou a ser habitada pela espécie humana chamada de homo Sapiens Sapiens, que somos nós. Somos capazes de descobrir coisas novas, modificar coisas velhas, ensinar o que aprendemos aos outros e usá-los para transformar o lugar onde vivemos, para nossas necessidades e desejos.

4º MOMENTO - Apresentação de vídeos sobre a origem e evolução do homem.

O/a professor/a deverá exibir aos alunos vídeos sobre a história e evolução do homem primitivo e da escrita. Antecipadamente, o/a professor/a deverá  orientar o alunos:

  • Observem o modo de vida de cada grupo de homens primitivos, o tipo de moradia, alimentação, trabalho, instrumentos utilizados, vestuário, comunicação, formas de organização, proteção e defesa.

Após os alunos terem assistido o vídeo, peça para narrarem e descreverem oralmente os acontecimentos e conhecimentos históricos observados e aprendidos.

Sugestão de Dvds infantis sobre o homem primitivo:

5º MOMENTO - Atividades de leitura e escrita. 

 Após os alunos terem tido acesso aos conhecimentos sobre a história da evolução do homem e da escrita, peça para que registrem o que aprenderam propondo as seguintes atividades:

fonte: Ruth Regina Melo de Lima

O/a professor deverá lembrar aos alunos de alguns aspectos que são próprios de cada grupo humano que habitou a terra. Depois, propõe aos alunos a leitura, identificação e registro dos nomes dos habitantes atentando para os aspetos que lhes são próprios.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima

6º - MOMENTO – Organização e construção de um mural com desenho produzido pelas crianças destacando os acontecimentos que demarcaram o modo de ser e de viver dos povos primitivos.

fonte: Ruth Regina Melo de Lima

Fonte: Ruth Regina Melo de Lima - mural 1ª ano 2009.

Recursos Complementares

Sugestões de livros e vídeos para pesquisa.

BARSA. Hoobs: a aventura de aprender/Falar e escrever. Editora Planeta, 2006.   

NICHELODEON: Bob Esponja na idade da pedra. Viacon, 2005.   

KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. 5ª Ed, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto,  2008.   

PLANETA Deagostine: Era uma vez.... O homem. Editora Planeta, 2005.   

SCHUELER, Frota Alessandra. Aprendendo a ler com a história.  2004.

Sugestão de sites para pesquisa:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/evolucao-humana.php 

http://www.grupoescolar.com/materia/evolucao_humana.html 

Avaliação
  •  Conheceram a história da evolução humana;
  •  Identificaram alguns aspectos relevantes de cada período;  
  •  Reconstruíram historicamente (fatos) a evolução humana;
  •  Elaboraram uma linha de tempo.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.