07/12/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Esta aula não necessita de conhecimentos prévios
1º MOMENTO – Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
Conversa com os alunos sobre os conhecimentos que possuem e o que querem aprender a respeito do surgimento do homem e da escrita:
- Como surgiu o homem?
- Como ele era chamado?
- Onde vivia/morava?
- De que se alimentava?
- Como conseguia os alimentos?
- Como se vestia?
- O que fazia/trabalho?
- Como se comunicavam?
Todas as respostas deverão ser registradas e anexadas no mural da sala, para no final do estudo ser confrontadas com os conhecimentos adquiridos.
2º-MOMENTO - Narração e descrição de acontecimentos históricos.
- Leitura e compreensão de textos.
http://colonline.blogspot.com/2008/10/o-fim-da-evolucao-humana.html
A partir da leitura de textos informativos científicos (didáticos, enciclopédicos, dicionários, atlas), possibilitar as crianças a ampliar e integrar ao seu repertório, conhecimentos sobre a história, origem, evolução dos povos primitivos.
3º MOMENTO – Produção de textos orais e escritos
Após os alunos ouvirem a leitura dos textos, sobre a origem e evolução do homem, é o momento de registrar o que eles aprenderam. O/a professor pode servir de escriba para os alunos, registrando textualmente os conhecimentos expressos pelo grupo, como mostra o exemplo do texto coletivo elaborado pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância:
OS PRIMEIROS HABITANTES HUMANOS DA TERRA
Existem duas maneiras de explicar o surgimento do homem. A explicação religiosa, encontrada na Bíblia que afirma ter sido o homem, Adão e Eva, uma criação de Deus. E a explicação científica de que o homem surgiu do processo de transformação e desenvolvimento, ou evolução, de um grupo chamado Australopiteco que viveu a milhões de anos na África do Sul.
O Australopiteco tinha um metro e meio de altura, usava ferramentas de pedras e paus mas não as inventava ou criava. Andava de forma ereta, não tinha uma linguagem desenvolvida, se alimentavam de frutas, raízes e carnes que retirados diretamente da própria natureza, morava em cavernas.
Esse animal se espalhou por toda África, foi se transformando até formar novos grupos. Um dos grupos formados foi o Homo Habilis ou homem habilidoso. Foi o primeiro a produzir ferramentas de pedras e de ossos de animais para ajudar na coleta de frutos e no corte de restos de caças de outros mamíferos.
O processo de evolução continuou fazendo surgir seus descendentes, parentes, o Homo Erectus ou homem de pé. Esse já era mais desenvolvido, construía instrumentos feitos com pedra polida, sabia produzir o fogo, tinha uma linguagem mais desenvolvida e faziam pinturas (rupestres) nas paredes das cavernas.
O HOMEM DAS CAVERNAS
Uma vez, há milhões de anos, surgiu na África os Australopitecus. Esses homens moravam em cavernas se alimentavam de frutas e raízes e se mudavam de um lugar para outro a procura de alimento.
Depois desse nosso primeiro ancestral, surgiu o homo Habilis que significa homem habilidoso. Eles sabiam caçar, pescar, construíam e utilizavam instrumentos feitos com pedras, ossos e dentes de animais. Alimentavam-se de frutas, raízes e carnes deixados por outros animais.
Os anos se passaram e surgiu os seus descendentes, o Homo Erectus, que significa homem de pé. Eles viveram na África, Ásia, Europa, e Oceania. Aprenderam a construir suas lanças, machados e facas feitas com paus e pedras. Pegavam dentes de animais e faziam lanças. Não sabiam a fazer o fogo, dependiam dos incêndios naturais e por isso tinham que manter suas fogueiras sempre acesas. Tinham a linguagem mais desenvolvida, protegiam-se em cavernas ou abrigos feitos com galhos e folhas de árvores. Faziam desenhos e pinturas nas paredes das cavernas. Era bom caçador, usava lança com pontas de ossos e machados de pedra.
Por último vieram seus descentes o homo Sapiens que significa homem sabido. Espalhou-se por todas as regiões do mundo. Aprendeu a produzir o fogo batendo uma pedra ou atritando paus até sair faísca. Sabia construir instrumento diversos como facas, martelos, lanças e outros objetos com pedras e ossos. Aprenderam a plantar, caçar, criar animais, cozinhar os alimentos, fazer roupas com pele de animais, a se proteger do frio e dos animais com fogueiras feitas dentro das cavernas.
Desse tempo em diante, a terra passou a ser habitada pela espécie humana chamada de homo Sapiens Sapiens, que somos nós. Somos capazes de descobrir coisas novas, modificar coisas velhas, ensinar o que aprendemos aos outros e usá-los para transformar o lugar onde vivemos, para nossas necessidades e desejos.
4º MOMENTO - Apresentação de vídeos sobre a origem e evolução do homem.
O/a professor/a deverá exibir aos alunos vídeos sobre a história e evolução do homem primitivo e da escrita. Antecipadamente, o/a professor/a deverá orientar o alunos:
Após os alunos terem assistido o vídeo, peça para narrarem e descreverem oralmente os acontecimentos e conhecimentos históricos observados e aprendidos.
Sugestão de Dvds infantis sobre o homem primitivo:
5º MOMENTO - Atividades de leitura e escrita.
Após os alunos terem tido acesso aos conhecimentos sobre a história da evolução do homem e da escrita, peça para que registrem o que aprenderam propondo as seguintes atividades:
fonte: Ruth Regina Melo de Lima
O/a professor deverá lembrar aos alunos de alguns aspectos que são próprios de cada grupo humano que habitou a terra. Depois, propõe aos alunos a leitura, identificação e registro dos nomes dos habitantes atentando para os aspetos que lhes são próprios.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima
6º - MOMENTO – Organização e construção de um mural com desenho produzido pelas crianças destacando os acontecimentos que demarcaram o modo de ser e de viver dos povos primitivos.
fonte: Ruth Regina Melo de Lima
Fonte: Ruth Regina Melo de Lima - mural 1ª ano 2009.
Sugestões de livros e vídeos para pesquisa.
BARSA. Hoobs: a aventura de aprender/Falar e escrever. Editora Planeta, 2006.
NICHELODEON: Bob Esponja na idade da pedra. Viacon, 2005.
KARNAL, Leandro (org). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. 5ª Ed, 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2008.
PLANETA Deagostine: Era uma vez.... O homem. Editora Planeta, 2005.
SCHUELER, Frota Alessandra. Aprendendo a ler com a história. 2004.
Sugestão de sites para pesquisa:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/evolucao-humana.php
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/02/2015
Cinco estrelasAcchei maravilhosa a sequencia didática trabalhada nessa aula. Parabéns professora!
30/01/2014
Cinco estrelasParabens pelo belissimo trabalho, me ajudou bastante.
19/11/2013
Quatro estrelasAmei o plano de aula, ajudou-me muito. Parabéns!!!