30/11/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Não é necessário conhecimento prévio
Levantamento das ideias dos alunos sobre os esportes coletivos: queimada, vôlei e basquete.
1º MOMENTO - O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:
Após essa conversa organize as crianças em três grupos. Cada grupo ficará com um dos esportes. Oriente cada um dos grupos a registrarem o que pensam e conhecem desses esportes, por meio do desenho. Em seguida, peça para escreverem de acordo com suas hipóteses de escrita, aspectos relacionados a cada um desses esportes: atletas, roupa, espaço/lugar onde esses jogos são realizados, materiais utilizados (bola, rede, cesto) e as regras.
Todos os desenhos e informações deverão ser fixados no mural da sala com o seguinte título: O que sabemos sobre os esportes - queimada, vôlei e basquete, ou o titulo que a turma sugerir.
2º MOMENTO – Realizar uma pesquisa juntamente com os alunos sobre esses esportes.
A professora deverá ler os diversos livros e textos selecionados pelo grupo, possibilitando ao grupo conhecer a origem desses esportes e suas regras, confrontando com os conhecimentos prévios dos alunos.
Foto - Jogo de basquete
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol
quadra de voleibol
Foto da partida de voleibol
3º MOMENTO – Elaboração e registro escrito de perguntas para entrevistar um atleta de basquete, vôlei e queimada.
O/a professor/a propõe aos alunos que participem da elaboração das perguntas. Estas devem ser elaboradas dentro do contexto de diálogo e interação. Os alunos fazem perguntas e o/a professor/a assume o papel de mediador dos diálogos, ajudando a refletirem e elaborarem as perguntas com clareza para que o/a entrevistado/a entenda o que se pretende saber. Assim, é possível levantar as seguintes questões:
- Quais as regras de cada esporte?
- Quando e com que idade começou a praticar o esporte?
- Quantas competições já ganharam?
- O que um atleta recebe quando ganha uma competição?
- Quantas horas treinam por dia?
- Como é o fardamento?
- Como é a alimentação de um atleta?
4º MOMENTO – Aula passeio ao clube ou escola para assistir os atletas praticando os esportes – vôlei, basquete e queimada.
O/a professor/a deve orientar os alunos para que observem o local onde os atletas jogam, as regras e o vocabulário/termos próprios de cada esporte. Ao retornar do passeio, o/a professora deve propor aos alunos o registro acerca da aula passeio, solicitando que desenhem e escrevam o que aprenderam nessa aula. Após esse momento individual, convide os alunos a socializarem suas aprendizagens com os demais colegas da sala.
5º MOMENTO – Planejamento e realização de um campeonato de queimada, vôlei e basquete.
- O/a professor/a discute e combina com os alunos quando, onde, em que dias e qual esporte – queimada, vôlei, basquete - querem jogar - O/a professor/a e alunos, discutem e combinam as regras. Nesse momento, verificam e definem outros modos/regras para vivenciarem esses esportes. Ao término do campeonato, realize com os alunos uma avaliação, destacando os pontos positivos e apontando solução os problemas ou situações desagradáveis.
http://www.youtube.com/watch?v=ShO5_4IxpvQ
http://www.youtube.com/watch?v=YX7Apq9rRG4&feature=related
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!