Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ESPORTE: AMPLIANDO OS MOVIMENTOS CORPORAIS

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Expressar interesse, valorizar os avanços, aprender a aceitar contribuições, melhorar auto-estima (confiança e entusiasmo);
  •  Ampliar o repertório de movimentos corporais;
  •  Enfrentar os desafios usando o que sabem e elaborando estratégias para ganhar o jogo;
  •  Compreender a necessidade de regra e respeito à mesma;
  •  Discutir as regras e verificar se há outro jeito de jogar,  modificando-as;
  •  Participar de forma organizada e com autonomia do esporte coletivo: queimada, volley e basquete;
  •  Expressar  opiniões a respeito do esporte, do envolvimento dos participantes, das atitudes dos participantes e apresentar propostas;
Duração das atividades
5 aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

Levantamento das ideias dos alunos sobre os esportes coletivos: queimada, vôlei e basquete.

1º MOMENTO - O/a professor/a deverá perguntar aos alunos:

  •  O que é queimada, vôlei e basquete?
  •  Onde teve início cada um desses esportes?
  •  Quais as regras desses esportes?

Após essa conversa organize as crianças em três grupos. Cada grupo ficará com um dos esportes. Oriente cada um dos grupos a registrarem  o que pensam e conhecem desses esportes,  por meio do desenho. Em seguida, peça para escreverem de acordo com suas hipóteses de escrita, aspectos relacionados a cada um desses esportes: atletas, roupa, espaço/lugar onde esses jogos são realizados, materiais utilizados (bola, rede, cesto) e as regras.

Todos os desenhos e informações deverão ser fixados no mural da sala com o seguinte título: O que sabemos sobre os esportes - queimada, vôlei e basquete, ou o titulo que a turma sugerir.

2º MOMENTO – Realizar uma pesquisa juntamente com os alunos sobre esses esportes.

 A professora deverá ler os diversos livros e textos selecionados pelo grupo, possibilitando ao grupo conhecer a origem desses esportes e suas regras, confrontando com os conhecimentos prévios dos alunos.

Foto - Jogo de basquete

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Voleibol 

quadra de voleibol

Foto da partida de voleibol

3º MOMENTO – Elaboração e registro escrito de perguntas para entrevistar um atleta de basquete, vôlei e queimada.

O/a professor/a propõe aos alunos que participem da elaboração das perguntas. Estas devem ser elaboradas dentro do contexto de diálogo e interação. Os alunos fazem perguntas e o/a professor/a assume o papel de mediador dos diálogos, ajudando a refletirem e elaborarem as perguntas com  clareza  para que o/a entrevistado/a entenda o que se pretende saber. Assim, é possível levantar as seguintes questões:

- Quais as regras de cada esporte?

- Quando e com que idade começou a praticar o esporte?

- Quantas competições já ganharam?

- O que um atleta recebe quando ganha uma competição?

- Quantas horas treinam por dia?

- Como é o fardamento?

- Como é a alimentação de um atleta?

4º MOMENTO – Aula passeio ao clube ou escola para assistir os atletas praticando os esportes – vôlei, basquete e queimada.

O/a professor/a deve orientar os alunos para que observem o local onde os atletas jogam, as regras e o vocabulário/termos próprios de cada esporte. Ao retornar do passeio, o/a professora deve propor aos alunos o registro acerca da aula passeio, solicitando que desenhem e escrevam o que aprenderam  nessa aula. Após esse momento individual, convide os alunos a socializarem suas aprendizagens com os demais colegas da sala.

5º MOMENTO – Planejamento e realização de um campeonato de queimada, vôlei e basquete.

- O/a professor/a discute e combina com os alunos quando, onde, em que dias e qual esporte – queimada, vôlei, basquete - querem jogar - O/a professor/a e alunos, discutem e combinam as regras. Nesse momento, verificam e definem outros modos/regras para vivenciarem esses esportes. Ao término do campeonato, realize com os alunos uma avaliação, destacando os pontos positivos e apontando solução os problemas ou situações desagradáveis.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Respeitaram as regras;
  • Ampliaram o repertório de movimentos corporais;
  • Elaboraram estratégias para jogar;
  • Participaram dos esportes coletivo: queimada, volley e basquete;  
  • Expressaram suas  opiniões a respeito do esporte.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.