Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS MAIS FAMOSOS POEMAS DE AMOR DA POESIA BRASILEIRA

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta sequência os alunos conhecerão os mais famosos sonetos de Vinícius de Moraes, aprenderão o que é um soneto, discutirão a questão amorosa na poética brasileira.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio específico é necessário para esta sequência.

Estratégias e recursos da aula

Professor:  coloque seus alunos em círculo e toque a música da banda Jota Quest, Do seu lado (http://letras.terra.com.br/jota-quest/69707/) . Após a audição, deixe que os alunos comentem a letra da canção e inicie um debate cujo tema é o amor. A primeira pergunta deverá ser "O amor é a coisa mais importante da vida?". Reflita com os alunos diferentes questões relacionadas ao tema amor: i) amor acaba?, ii) existe amor eterno?; iii) amor é diferente de paixão?, iv) existe, mesmo, alma gêmea?

Etapa 2: Explique aos seus alunos que, embora nem todo poema seja de amor, este é um tema constante da poética brasileira e mundial. Diga-lhes, também, que todas as questões discutidas por eles no debate (etapa 1) estão colocadas em diferentes e belíssimos poemas alguns dos quais eles irão conhecer nesta sequência.  Aproveite, então, para perguntar-lhes se conhecem o verso  "Mas que seja eterno enquanto dure". Analise-o  e informe-lhes as condições de produção desse verso: quem o criou, de qual poema, etc. Mostre-lhes a foto de Vinícius de Moraes e fale um pouco dele (Professor, você pode cantar ou tocar algumas músicas muito conhecidas dos alunos, compostas por Vinícius, dentre elas "Casa" ( Era uma casa muito engraçada...). Você encontrará subsídios em http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp

 

Disponível em baudashistoriasepoemas.blogspot.com.

Após a biografia de Vinícius de Moraes, distribua o   Soneto de fidelidade (http://www.releituras.com/viniciusm_fidelidade.asp) aos alunos.

Disponível em http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKUbn-TjHuQXNJg2eViGVK4NAzsrPCuu6K1OIKV6QppuHe-KLG 

Professor, caso seja possível, exiba o vídeo em que o próprio autor, Vinícius de Moraes, está declamando este soneto http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86563/ 

Retome, na discussão do soneto, a questão do amor eterno e o ponto de vista do eu-lírico sobre esse assunto. Você pode se basear na análise do Professor Augusto de Sênior para formular questões de leitura dirigida para seus alunos. Essa análise, abaixo transcrita, está disponível em http://www.artigonal.com/poesia-artigos/textos-comentados-da-literatura-brasileira-poesias-soneto-de-fidelidade-vinicius-de-moraes-1248850.html 

O soneto (composição poética de forma fixa, de origem italiana, que significa – pequeno som - composta de quatorze versos, divididos em dois quartetos – estrofes de quatro versos – e dois tercetos – estrofes de três versos e com o seguinte esquema rítmico: abba – abba – cde – dec) de fidelidade de autoria de Vinicius de Moraes (Marcus Vinicius da Cruz e Melo Moraes – natural do Rio de Janeira, nascido em 19/10/1913 e falecido em 09/07/1980 – Modernismo Brasileiro) poeta que, nos anos sessenta, emigrou para a Música Popular Brasileira, pode ser classificado como um dos mais belos da poesia brasileira.      No primeiro conjunto de versos, percebemos uma declaração explícita ao Amor, isto é, atenção total ao sentimento amoroso e o cuidado que devemos prestar a esse sentimento, haja vista o nome do soneto (de fidelidade), no sentido de valorização, adoração, e que mesmo em vista de outros “encantos”, o Amor não deve esmorecer e sim, fortificar-se em seu pensamento.     Na segunda estrofe (conjunto de versos, entendendo-se que, graficamente, cada linha do poema significa um verso) temos um grande louvor ao Amor, ou seja, “vivê-lo em cada vão momento”, e em sua homenagem espalhar um riso solto, agradável, leve, revigorador, e também nas horas tristes, derramar o pranto, a tristeza, e até mesmo a felicidade.      No primeiro terceto do poema (estrofe de três versos) percebemos que o ”pequeno poeta” (apelido de Vinicius de Moraes) almeja uma morte tardia (que, infelizmente, ocorreu aos sessenta e seis anos de idade), que é a angústia de quem vive (a dúvida de não saber a data), ou seja, a contradição eterna entre vida e morte, e finaliza com outra questão crucial: a solidão (a triste solidão) fim de quem ama.      No segundo e último terceto, o autor procura concluir o seu raciocínio poético, contando de suas relações com o Amor, pedindo que não sejam imortais, uma vez que, são chamas, ou seja, quentes, ardentes, mas que podem apagar-se com o sopro do destino, mas que sejam infinitas, isto é, eternas, enquanto durarem.

Etapa 3: Exiba para seus alunos a imagem abaixo, disponível em http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTY5dbx8W6CcaWYJRiE5q_-rC__O6Drr_5iqY6JD8PhngMD6pzvaA.

Professor, primeiramente peça a seus alunos que descrevam a imagem. Em seguida, diga-lhes que faz parte do senso comum encarar as relações amorosas como "uma vela acesa". Peça aos alunos que relacionem a imagem à esta afirmação. É importante que eles compreendam as três fases do processo de queima da vela ( chama forte e vela inteira- chama forte e vela gasta- chama e vela acabadas) e suas relações com as relações amorosas (o tempo desgasta o amor a tal ponto que que a chama, antes forte, inevitavelmente acaba).

Professor, faça uma atividade de escuta ativa com seus alunos, tocando o   Soneto da separação (http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86479/)  , de Vinícius de Moraes. Mostre-lhes que, nesse poema, a questão privilegiada é o fim do amor. Converse com os alunos sobre o ponto de vista do eu-lírico e os comentários feitos por eles na discussão dessa questão (etapa 1). Após a interpretação do poema, peça aos alunos que digam o que é um soneto e informe a eles que o soneto é uma das composições poéticas que mais abordam a temática amorosa.

Etapa 5:  Distribua aos alunos o poema de Manuel Bandeira Chama e fumo (http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=649&sid=249)  . A discussão do poema deverá retomar a questão do amor eterno e da diferença entre amor e paixão.Pergunte aos alunos se a imagem da vela ilustraria bem o poema. Mostre-lhes uma  imagem de Manuel Bandeira ( disponível em http://images-partners.google.com/images?q=tbn:s9XNVIh2lCFj1M::http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2010/05/manuel_bandeira.jpg )

Professor, apresente Manuel Bandeira aos alunos como sendo um dos maiores poetas do Brasil. Diga-lhes, também, que este autor escreveu belíssimos poemas de amor, alguns dos quais numa perspectiva muita diferente do idealismo romântico. ( Além de Chama e fumo, leia para os alunos também o poema "Arte de amar", disponível em http://www.astormentas.com/bandeira.htm  .

Selecione vários livros de poemas de diferentes autores e peça aos alunos que encontre outros poemas de temática amorosa. Caso na sua escola não haja biblioteca, distribua os poemas em papel avulso. Peça aos alunos que leiam-nos em voz alta.

Recursos Complementares

Para saber um pouco mais sobre  Vinícius de Moraes   

Avaliação

Professor:  peça aos alunos que escolham uma das temáticas amorosas abordadas nesta sequência ( amor eterno, amor finito, amor diferente de paixão, etc) e escrevam um poema de amor. Leve cartolina vermelha e recorte corações duplos (do tipo abre e fecha), colando na parte interna desses corações  os poemas dos alunos. Exponha-os na biblioteca da escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.