25/11/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
1º MOMENTO: O/a professor/a fará alguns questionamentos aos alunos para verificar os conhecimentos que eles possuem acerca de uma feira.
- Onde se pode comprar frutas?
- O que é uma feira?
- Quem já foi à feira?
- O que podemos comprar em uma feira?
- Como se vende e compra frutas em uma feira?
- O que fazem os profissionais que trabalham em uma feira?
2º MOMENTO – Escrita coletiva de uma lista de compras. Os alunos ditam e o/a professor/a escreve na lousa.
Lista de compras:
Durante a escrita coletiva da lista de frutas, o/a professor/a solicitará que os alunos digam quais e quantas frutas desejam comprar. Nesse momento, deve interrogar e discutir com eles o modo de comprar cada uma das frutas (unidades de medida) e também solicitar deles previsões de quanto poderá custar e quanto devem levar em dinheiro para comprar as frutas na feira. O/a professor/a elabora um aviso para os pais dos alunos, comunicando sobre a visita que será feita a uma feira, solicitando uma certa quantidade em dinheiro que o aluno deverá levar para colaborar com a compra das frutas.
3º MOMENTO - Visita a uma feira para conhecer e aprender sobre a sua organização.
No dia combinado, os alunos com o professor/a irão a feira, levando a lista de compras e o dinheiro. Antes de sair às compras, os alunos devem contar a quantidade de dinheiro que estão levando para a feira. No primeiro momento, devem percorrer por toda a feira, parando nas bancas conversando com os vendedores, observando o que está sendo vendido, como se vende e quanto custa. No segundo momento, é hora de fazer compras. Os alunos em pequenos grupos recebem do/a professor/a uma quantia em dinheiro para comprar determinada fruta. Durante as compras os alunos deverão registrar o valor de cada produto que compraram, bem como a quantidade.
fonte: http://4.bp.blogspot.com/_m3VO2qhJVcg/S9QMYdyQEjI/AAAAAAAAAGs/5oBeoLAW0eo/s1600/Feira+Livre.jpg
4º MOMENTO – Organização de uma tabela com nomes, peso e preço das frutas.
O/a professor/a deverá propor que os alunos preencham a tabela escrevendo: quantidade, nome e preços das frutas que foram compradas na feira. Em seguida, discutem sobre o valor de cada fruta, o modo como são vendidas na feira e os instrumentos utilizados para pesar as frutas. Após a discussão, proponha aos alunos que observem, comparem o preço das frutas e verifique em suas tabelas qual foi a fruta mais cara e a mais barata.
5º MOMENTO – Piquenique
Sentados ao redor de uma grande toalha, embaixo de uma árvore ou em um lugar ventilado e com sombra, alunos e professor/a deverão explorar as frutas, sentindo a textura: lisa, áspera, o sabor: doce, azedo, amargo, ácido, e o cheiro das frutas: banana, uva, maçã, melão, mamão, melancia, mangaba, manga, abacaxi, caju, cajá, pitanga, acerola, graviola, jaca, entre outras da sua região.
Neste momento o professor deverá motivar as crianças que tem resistência em comer determindas frutas, para tanto o professor também deverá experimentar todas as frutas, emitindo um parecer positivo com relação ao sabor da fruta.
6º MOMENTO – Elaboração e resolução de situações problemas envolvendo compra e venda de frutas.
Elabore oralmente alguns problemas envolvendo preço e unidades de medida das frutas, para que os alunos encontrem estratégias de solução. Valorize as estratégias propostas por eles, peça que expliquem como cada um pensou e encontrou a solução do problema. Alguns exemplos de situações problemas:
-Quanto foi que levamos em dinheiro para comprar frutas?
-Quanto foi que gastamos?
-Como podemos saber o que gastamos?
-Será que sobrou algum dinheiro?
-Como podemos saber se sobrou ou não?
Após essas perguntas, pergunte aos alunos: Qual é o problema? O que estamos querendo saber e como podemos encontrar respostas para esse problema?
-Quanto custou 1 Kg de uva?
-Quantos Kg de uva foram comprados?
-Quanto foi que se pagou?
-O que foi mais caro, 1 Kg de uva ou u1 Kg de melância?
Após ouvir as ideias dos alunos, ajude-os a elaborarem os problemas que podem ficar mais ou menos assim:
fonte: http://www.dicasgratis.xpg.com.br/fotos/2008/08/cedulas-de-dinheiro.jpg
Se os alunos da nossa turma levaram R$ 50,00 para comprar frutas na feira e gastou R$ 45,00 quanto sobrou?
Se 1Kg de uva custou R$ 6,00 quanto pagamos por 2Kg?
Observe a nossa tabela, e verifique que 1Kg de uva custou R$ 6,00 e 1Kg de melância custou R$ 3,00. Qual das duas frutas foi a mais cara?
Atenção! Peça para os alunos registrarem a forma como pensaram e encontraram solução para os problemas. Depois, mostre a eles a forma convencional para a resolução dos problemas.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
04/12/2014
Cinco estrelasEstou aprendendo o seu idioma. esta aula é muito interessante e interativa. obrigado.
14/09/2011
Cinco estrelasExcelente ideia, adorei. Parabéns!