07/12/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Esta aula não necessita conhecimentos prévios
ATIVIDADE O1 - CONHECENDO AS ORIGENS DO SAMBA.
1° MOMENTO: O professor deverá combinar com a turma um estudo sobre o samba. Para dar início, fará alguns questionamentos junto às crianças:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba
2° MOMENTO: O professor, agora, pedirá que as crianças assistam com calma a um vídeo muito interessante sobre o samba.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fWnknizOXdE&feature=related
Após a exibição, o professor fará novas perguntas:
3º MOMENTO: O professor fará uma dinâmica, a qual ele terá que colocar informações dentro de um balão/bexiga (um para cada aluno). Todos de pé se organizarão em círculo. Cada aluno será convidado a ir até o centro e retirar uma bexiga. Ao retornar a roda, estourará a bexiga, encontrando um papel com a informação sobre o que foi estudado. O professor lerá a afirmação e o aluno responderá se ela é verdadeira ou falsa. Então, o professor perguntará para o restante do grupo se ele acertou. E só depois, dirá se a informação realmente é verdadeira ou não.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba
ATIVIDADE 02 - CONHECENDO OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO SAMBA.
1º MOMENTO: O professor proporá para a turma que todos construam um grande painel, uma linha de tempo, que deverá ser montanda na parede da sala de aula, sobre os principais representantes do samba ao longo da sua história. Para tanto, haverá caixas, nas quais estarão as fotos e o perfil biográfico dos principais sambistas, sendo tais caixas representativas de uma época, por exempo, de 1910 a 1920, de 1920 a 1940 e assim por diante. A sala será dividida em grupo, sendo cada grupo responsável pelos sambistas de uma das caixas. Os grupos serão orientados a ordenarem as fotos pela ordem cronológica. Enquanto os grupos trabalham, o professor irá de grupo em grupo mediando a atividade, esclarecendo dúvidas e lendo os perfis biográficos.
http://muzamusica.blogspot.com/2010_04_01_archive.html
http://pipocamoderna.mtv.uol.com.br/?p=11005
http://www.samba-choro.com.br/s-c/cartola.html
http://www.riotemporada.com.br/2007/show-de-beth-carvalho-na-lapa-comemora-dia-do-samba/
2º MOMENTO: Uma vez concluídos os trabalhos, começará a montagem do painel. Cada grupo terá a chance de montar sua parte. Depois que todos tiverem colocado o nome dos sambistas, será o momento de colocar a data, fazendo assim a linha do tempo. O nome do painel será criado pelos próprios alunos.
3º MOMENTO: O professor fará uma discussão com as crianças sobre os tipos de samba, sempre dialogando a fim de trazer novos conhecimentos. Depois, o professor proporá que as crianças apreciem alguns tipos de sambas: samba enredo, samba canção, pagode, etc. Depois da audição de cada um deles, perguntará, por exemplo: Quem acha que é um samba de enredo? Qual a diferença entre o samba canção e o samba enredo? Qual vocês acham mais alegre?
ATIVIDADE 03 - CANTANDO E APRENDENDO A SAMBAR.
1º MOMENTO: O professor pedirá a turma que escute, com atenção, a três sambas enredo, pois todos irão escolher qual dos três sambas irão aprender a cantar e será utilizado na aula de samba. Os três sambas serão tocados. Depois, haverá a votação de maneira simples, isto é, pode-se perguntar: "Quem prefere o primeiro samba, levante a mão?" E assim com os demais sambas.
2º MOMENTO: Agora, o professor copiará a letra do samba vencedor no quadro e pedirá que os alunos só escutem o samba novamente. Depois, pedirão que elas escutem e cantem. Poderá dar sugestão, por exemplo, os meninos cantam a primeira parte e as meninas a segunda. O importante é criar um clima de descontração na sala, já que trata-se de um gênero musical alegre e festivo na maioria das vezes.
Obs: As crianças poderão ilustrar o samba enredo.
3° MOMENTO: O professor pedirá que as crianças assistam ao seguinte vídeo atenciosamente http://www.youtube.com/watch?v=weHKPwxxXE4 .
Depois, pedirá que elas ajudem a afastar as mesas e cadeiras, deixando o centro da sala livre e fiquem em pé, diante da televisão ou computador. Daí, passará o vídeo novamente, alertando a todos que tentem repetir os passos básicos ensinados (o professor também deverá sambar). Depois, o professor colocará o samba de enredo escolhido para tocar e pedirá que as crianças tentem sambar empregando um pouco dos passos aprendidos, porém acrescentando outros, segundo a criatividade delas.
ATIVIDADE 04 - PRODUZINDO ARTE ATRAVÉS DO SAMBA.
1° MOMENTO: Chegou o momento das crianças soltarem suas imaginações em traços, curvas e cores. O professor levará um samba "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso para inspirá-las, traçando o perfil biográfico do autor e falando sobre a mensagem que a letra do samba transmite para o ouvinte. Trata-se de um samba exaltação, que enaltece o Brasil, citando as qualidades de nossa natureza e de nosso povo.
Site sobre Ary Barroso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ary_Barroso
Site com a música: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ary_Barroso
Sugestão: As crianças farão seus trabalhos ao som de "Aquarela do Brasil". Será fornecido o material necessário: lápis, borracha, coleção, pincéis, tintas...
2º MOMENTO: O professor poderá propor a releitura da serigrafia do artista plástico Carybé (Hector Júlio de Pari Bernabó/1911-1997). Para tanto deverá deixar que as crianças apreciem a obra, observando as cores, formas e elementos. Depois deverá organizar o material na sala: papel peso 40 A4, tinta guaché, pincel, giz de cera, lápis de cor, hidrocor, borracha.
http://stoccontando.wordpress.com/2009/08/
4º MOMENTO: As crianças deverão pintar o fundo do quadro, depois desenhar os sambistas tocando e dançando, lembrando que cada criança fará seu desenho de acordo com suas vivências, utilizando sua criatividade, escolhendo livremente o material e as cores que quer utilizar.
5º MOMENTO: Uma vez prontos, os trabalhos serão expostos no mural da escola, a exposição ganhará um nome escolhido pela turma e um texto curto será colocado, explicando o processo de elaboração das obras mostradas.
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/01/2015
Cinco estrelasAdorei o conteúdo....
06/02/2013
Cinco estrelasÓtimas ideias
07/04/2012
Cinco estrelasPerfeita!