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Pesquisa Social

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Giselle Moraes Moreira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Oswaldo Bueno

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essa aula permite que os alunos assimilem o conceito e os métodos de Pesquisa social. Permite identificar a importância da Pesquisa para o conhecimento da realidade. Possibilita aos alunos realizar pesquisas em sites de internet e pesquisas de campo.

Duração das atividades
150 minutos. 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Aula expositiva, sala de informática com internet. Aula interativa com elaboração de questionário de pesquisa.

 

A aula:

- Iniciar a aula perguntando aos alunos o que entendem por pesquisa. Após a colaboração dos alunos, explicar o que é  Pesquisa. Comece explorando as formas de conhecimento humano – mítico, religioso, filosófico, senso comum e científico. Destaque que o ato de pesquisar, buscar conhecer a realidade, faz parte da história humana. - Enfatize que Pesquisar é buscar ou procurar resposta para alguma coisa.  Em Ciência, a pesquisa é a busca de solução a um problema que alguém queira saber a resposta. Destacar que Pesquisar é necessário para se chegar à ciência, ao conhecimento.

- Outra questão que deve ser destacada aos alunos é que em pesquisa utilizamos diferentes instrumentos para se chegar a uma resposta mais precisa. O instrumento ideal deverá ser adequado pelo pesquisador para se atingir os resultados ideais. Cada área de conhecimento: humanas, saúde e exatas, bem como cada subdivisão requer um método adequado. Na teoria sociológica, como em outros campos de conhecimento, frequentemente se tem como problema constante de investigação a adoção de caminhos que permitam mensurar satisfatoriamente o objeto pesquisado.- Na perspectiva de Kaplan, a metodologia compreende o interesse por princípios e técnicas suficientemente gerais para se tornarem comuns a todas as ciências ou a uma significativa parte delas. São princípios filosóficos ou lógicos suficientemente específicos a ponto de poderem estar particularmente relacionados com a ciência, distinguida de outros afazeres humanos. (1999, 25) Minayo considera a metodologia o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade e apropriando-se de Lênin, pode-se afirmar que o ‘método é a alma da teoria’. (MINAYO et all 1994:16)

- No estudo das sociedades, pode-se utilizar a pesquisa social. Enfatizar importância desse tipo de pesquisa para o conhecimento da realidade social, das demandas e transformações societárias.

Atividade 1: Leitura do texto 1. Discutir as formas de conhecimento com os alunos, com base no texto e pedir para que os alunos descrevam quais são as formas de conhecimento sobre a sociedade que eles mais utilizam: crenças, religião, magia, meios de comunicação - revista, jornais, TV, rádio e Internet -, livros, experiências cotidianas e observação. Pode-se exemplificar  com duas situações: a sala de aula e o consultório médico. No consultório, frequentemente se percebe o embate entre os saberes populares - trazidos pelo paciente, fruto de tradição, observações e do senso comum - e científico - representado pelo médico, detentor de um conhecimento científico, considerado legítimo que o autoriza, em nossa sociedade, a diagnosticar e tratar. Na sala de aula, o professor também é detentor de um conhecimento legítimo que se confronta com o saber do aluno, oriundo de sua própria experiência, tradição, visão de mundo e cultura. Permitir que os alunos discutam as formas de conhecimento, destacando o papel da pesquisa para a construção do conhecimento científico.

TEXTO 1- Conhecimento científico versus conhecimento popular.

Resumo do Livro   

por: RegianeHatchwell     Autores: BOCK; Ana Mercês Bahia. et al; LUCKESI; Cipriano. et al.

http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/1619756-conhecimento-cient%C3%ADfico-versus-conhecimento-popular/

Neste texto farei uma exposição sobre o conhecimento, focalizando o conhecimento científico e o conhecimento popular, suas diferenças, semelhanças e a importância de se obter o conhecimento cientifico. O conhecimento é algo que todos necessitam, é fundamental na vida do homem, pois torna a vida mais aceitável e efetiva. O conhecimento só se torna possível por meio da interação com a realidade. O conhecimento cientifico tem como objeto estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo. Adquirir o conhecimento é fundamental para que o individuo não seja oprimido, pois da mesma forma que o conhecimento liberta ele também oprime. A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos e aspectos da realidade, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser recolhidos de modo programado, sistemático e ponderado, para então ser submetido a avaliação e verificação de sua validade. A ciência ocupa-se dos fenômenos que ocorrem na natureza, dos objetos ideais e dos acontecimentos culturais. Então, é fundamental conhecer a ciência, pois assim ela nos ajudará a entender com clareza os acontecimentos do universo, que muitas vezes são de difícil compreensão. Sem a ciência o homem não teria consciência de si e dos múltiplos acontecimentos a sua volta. No entanto, à medida que o individuo obtém conhecimento, ele se liberta da ignorância, e vai se tornando o “senhor da situação”. No entanto, o conhecimento não é privilégio de alguns, mas de todo ser humano. Pois o homem é o único ser com a capacidade de pensar. Somos seres pensantes. Diferentemente da ciência, o conhecimento popular é intuitivo, espontâneo, com forte inclinação para erros, pois não é estudado, analisado e comprovado, por exemplo: quando olhamos para o céu e afirmamos que irá chover, não se teve estudo algum em relação a esta afirmação, mas se sabe que provavelmente choverá, pelo simples fato de o céu estar coberto de nuvens. A ciência tem uma explicação para este fenômeno. Para isso, primeiramente o fenômeno foi estudado, as informações foram recolhidas para serem analisadas e depois confirmadas. O mesmo não acontece com o conhecimento popular. As informações que são transmitidas não tem embasamento teórico. Mas existe algo de semelhante entre os dois tipos de conhecimentos, a forma em que é narrado o fenômeno, muitas vezes é o mesmo. O fenômeno do céu nublado, por exemplo, o cientista tem todo um estudo comprovado que após ficar nublado provavelmente choverá. No conhecimento popular não se tem comprovação de que choverá, mas geralmente chove após o céu ficar nublado, então isto se torna uma verdade popular, que será passado para outras gerações. Outro exemplo que pode ser citado é o fato de uma pessoa chamar a outra de “histérica”, pelo simples fato de está gritando com alguém. Este é um termo próprio da psicologia científica. Não houve uma preocupação em definir a palavra usada, e nem por isso deixou de ser entendida pelo outro. Podemos até está próximo da ciência, na maioria das vezes nem o sabemos. Por fim, é necessário que se obtenha o conhecimento, e sobre tudo o conhecimento cientifico, para que se tenha uma visão verdadeira das coisas e acontecimentos que nos rodeiam.

 

Atividade 2: Local: Laboratório de Informática com internet. Pedir aos alunos que entrem no site do IBGE: www.ibge.gov.br.  Mostrar aos alunos o Banco de dados do site do IBGE, bem como o site do IBGE teen: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/index.htm.  Permitir que os alunos explorem o site e as informações. Pedir para que anotem as informações que julgarem mais importantes para a análise da realidade brasileira. Pedir para que exponham suas anotações e justifiquem porque julgam essas informações importantes. Após a exposição, definir os tipos de métodos: quantitativo e qualitativo e destacar a importância das informações para compreensão e mudança da sociedade brasileira.

Atividade 3: Pedir para os alunos escolherem algum espaço de interação social: um shopping, um show, um espaço de recreação. Pedir para que observem atentamente e anotem suas observações. Sugerir que registrem como as pessoas se comportam, a faixa etária predominante, como se vestem, se interagem etc. Solicitar que apresentem suas observações em sala.A aula deve ser finalizada com a demonstração da importância da pesquisa no conhecimento da realidade, a diferenciação dos métodos quantitativos e qualitativos e a aplicação desses métodos no estudo da realidade.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação: Pedir para os alunos identificarem temas, questões que gostariam de saber sobre seus colegas de Ensino Médio. Pedir para que escrevam as questões. Discutir as questões com os alunos e ajuda-los a elaborar um questionário. Pedir para que os alunos apliquem o questionário entre seus colegas. Ensinar os alunos a entrarem com as informações em algum banco de dados como, por exemplo, excel. Ajuda-los a realizar as análises. Promover um debate sobre os resultados.

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