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Autoconhecimento e a forma de ação/Ensino Especial

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar suas dificuldades para superar desafios;

-Expressar verbalmente as características que estão sendo percebidas;

- Desenvolver a língua oral e escrita;

- Desenvolver a autovalorização, ou seja, uma imagem positiva de si mesmo;

-Desenvolver a coordenação motora ampla;

-Coordenar as posições do corpo com habilidades manipulativas.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Jogos e brincadeiras envolvendo movimentos variados utilizando algumas partes do corpo (maestro, trilhas à escuras, regras da vida- o que eu mais sei fazer).

Atividade 1: Maestro.

Formação: em círculo, sentados.

Descrição da atividade: Uma das crianças sairá do círculo, enquanto isso será escolhida uma outra criança que será o “maestro”.

O “maestro”  deverá criar movimentos diversificados como levantar o braço, bater palmas, estalar dedos, bater os pés, sendo que as demais crianças o imitarão. A criança escolhida, ao retornar ao círculo, tentará descobrir quem é o maestro, seguindo as ações feitas pelos colegas.

O professor deve sempre incentivar para que todos façam o movimento, e para que o aluno também consiga descobrir quem é o maestro, possibilitando-lhe três tentativas.

Referência: AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 3ª Ed. Jundiaí: Fontoura, 2008.

Figura 1:Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_ZUlsFGqcuG4/R73jY5sSsNI/AAAAAAAAALM/SOCGOaWMm34/s400/LogoAdivinha.JPG   

acesso em: 30.09.10.

 Atividade 2: Trilhas às escuras.

Material: - Vendas para os olhos, um grande pedaço de corda ou barbante;     

                - Cones, bancos suecos, caixas de papelão, entre outros elementos à serem utilizados como obstáculos.

Descrição da atividade: o professor deverá montar uma trilha contendo nesta diferentes obstáculos. Esta deverá ser cercada com corda ou barbante a fim de que os alunos com os olhos vendados e segurando nesta cerca percorrerão a trilha, superando os obstáculos, até chegarem ao final.

Dicas:  Ao final da atividade o professor poderá questionar os alunos em relação as reações dos mesmos diante da situação vivenciada: serem “cegos” por alguns instantes;

-se conseguiram cumprir o que foi proposto mesmo vendados;

-se tiveram medo;

-se sentiram confiantes.

Para o aluno com deficiência auditiva, procure acompanhá-lo ou verifique a possibilidade de um aluno voluntário o acompanhar durante o trajeto e peça para que apresente por escrito como foi a experiência.

Referência: MACGREGOR, Cynthia. 150 Jogos Não-Competitivos para crianças: Todo mundo ganha. São Paulo: Madras Editora, 1998.

Figura 2:  Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34535252,00.jpg 

acesso em: 30.09.10.

Sabemos que... O corpo é o ponto de partida de todas as possibilidades de ação da criança e é direta a relação dele com a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo e à informação do mundo exterior.

Crianças com dificuldade de aprendizagem demonstram frequentemente insegurança e dificuldades diferenciadas na realização e cumprimento das tarefas à ela delegadas.  

Para que a criança se conscientize de suas potencialidades e dificuldades, faz-se necessário nos atermos a atividades como aqui apresentadas, a fim de trabalharmos com possíveis alterações psicomotoras apresentadas por estas, como:

- falta de maturidade motora, a qual se manifesta através de uma debilidade motora na realização dos movimentos gráficos, na lentidão e na dificuldade de maneira geral;

- tonicidade alterada para menos ou para excesso: as crianças hipotônicas fazem traço débil e letras mal acabadas ou incompletas, e as crianças hipertônicas realizam o traço com demasiada pressão, sendo frequentes as sincinesias e os movimentos espasmódicos;

- julgamentos empobrecidos de tamanho corporal, forma e proporções;

- incoordenações psicomotoras que, isoladas ou juntamente com as alterações neurológicas ou emocionais, se manifestam através de dificuldades mais ou menos graves, em alguns casos, para segurar o lápis e controlar os movimentos.

Sendo assim...

-Estabeleça metas ao planejar suas atividades;

-Promova desafios e autonomia;

-Adeque os recursos materiais a serem utilizados;

-Avalie o desempenho do aluno durante todo o processo.

Pois... Acreditamos que a boa dosagem das atividades, o bom senso do professor e sobretudo a colaboração de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da criança, possam contribuir de forma significativa para o seu pleno desenvolvimento e para que atinja um bom rendimento escolar nas atividades desenvolvidas em sala de aula.

Atividade 3: Regras da Vida, o que eu mais sei fazer.

Material: Papel, caneta ou lápis. 

Descrição da atividade: Nesta brincadeira o professor pedirá para que cada aluno tenha em mãos papel e caneta, e pedirá para que escrevam no papel sugestões de suas vidas sobre o que mais sabem fazer, o que têm maior facilidade em fazer ou até o que têm dificuldade.

Exemplos: - Escrever no ônibus deixa a letra mais feia;       - Faço a maior bola de chiclete;         - Sou melhor em corrida entre todos da sala;

                 - Sou muito bom em matemática;                      - Sou ótimo em escrever poesias;      - Não sei andar de skate, mas ainda vou aprender.

                 - Apesar de não ouvir muito, tenho uma ótima visão; entre outros.   

Ofereça estes exemplos para as crianças e estimule-as a identificarem e apresentarem suas próprias qualidades e dificuldades. Após montarem sua lista trabalhe a mesma com eles, percebendo e discutindo seus pontos positivos e negativos, para que eles se conheçam melhor.  

Atividade adaptada de: MACGREGOR, Cynthia.150 Jogos Não-Competitivos para crianças:Todo mundo ganha.São Paulo:Madras Editora,1998.

Figura 3: Disponível em: http://fc03.deviantart.com/fs24/f/2007/350/6/e/regras_pra_vida_by_Muranga.jpg  

acesso em: 30.09.10.

Recursos Complementares

Passando pelo labirinto.

Nesta atividade, o aluno deverá encontrar “sozinho” o caminho onde o cachorrinho deverá percorrer para chegar a sua casinha.O professor deixará a criança descobrir o caminho.

Disponível em: http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/labi_001.htm 

acesso em: 30.09.10.

Associando os nomes.

Nesta atividade, a criança deverá associar os nomes das crianças indicadas aos bichinhos que elas poderão ter.

O professor deixará a criança descobrir sozinho qual é a “charada” do jogo: onde os animais têm relação com as crianças por conta da mesma cor de roupa além de terem as primeiras letras iguais, mas procure não dizer para a criança, somente se ela apresentar muita dificuldade em descobrir no decorrer da atividade

Disponível em: http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/asso_001.htm 

acesso em: 30.09.10.

Avaliação

Deverá ser avaliado na criança:

-nível de iniciativa em realizar as atividades como seguir um caminho sem auxilio;

-nível de autovalorização e autoconhecimento (discutir sobre quem ela é, confiança em suas ações).

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