01/12/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
- Identificar suas dificuldades para superar desafios;
-Expressar verbalmente as características que estão sendo percebidas;
- Desenvolver a língua oral e escrita;
- Desenvolver a autovalorização, ou seja, uma imagem positiva de si mesmo;
-Desenvolver a coordenação motora ampla;
-Coordenar as posições do corpo com habilidades manipulativas.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Jogos e brincadeiras envolvendo movimentos variados utilizando algumas partes do corpo (maestro, trilhas à escuras, regras da vida- o que eu mais sei fazer).
Atividade 1: Maestro.
Formação: em círculo, sentados.
Descrição da atividade: Uma das crianças sairá do círculo, enquanto isso será escolhida uma outra criança que será o “maestro”.
O “maestro” deverá criar movimentos diversificados como levantar o braço, bater palmas, estalar dedos, bater os pés, sendo que as demais crianças o imitarão. A criança escolhida, ao retornar ao círculo, tentará descobrir quem é o maestro, seguindo as ações feitas pelos colegas.
O professor deve sempre incentivar para que todos façam o movimento, e para que o aluno também consiga descobrir quem é o maestro, possibilitando-lhe três tentativas.
Referência: AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 3ª Ed. Jundiaí: Fontoura, 2008.
Figura 1:Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_ZUlsFGqcuG4/R73jY5sSsNI/AAAAAAAAALM/SOCGOaWMm34/s400/LogoAdivinha.JPG
acesso em: 30.09.10.
Atividade 2: Trilhas às escuras.
Material: - Vendas para os olhos, um grande pedaço de corda ou barbante;
- Cones, bancos suecos, caixas de papelão, entre outros elementos à serem utilizados como obstáculos.
Descrição da atividade: o professor deverá montar uma trilha contendo nesta diferentes obstáculos. Esta deverá ser cercada com corda ou barbante a fim de que os alunos com os olhos vendados e segurando nesta cerca percorrerão a trilha, superando os obstáculos, até chegarem ao final.
Dicas: Ao final da atividade o professor poderá questionar os alunos em relação as reações dos mesmos diante da situação vivenciada: serem “cegos” por alguns instantes;
-se conseguiram cumprir o que foi proposto mesmo vendados;
-se tiveram medo;
-se sentiram confiantes.
Para o aluno com deficiência auditiva, procure acompanhá-lo ou verifique a possibilidade de um aluno voluntário o acompanhar durante o trajeto e peça para que apresente por escrito como foi a experiência.
Referência: MACGREGOR, Cynthia. 150 Jogos Não-Competitivos para crianças: Todo mundo ganha. São Paulo: Madras Editora, 1998.
Figura 2: Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,34535252,00.jpg
acesso em: 30.09.10.
Sabemos que... O corpo é o ponto de partida de todas as possibilidades de ação da criança e é direta a relação dele com a organização das sensações relativas ao seu próprio corpo e à informação do mundo exterior.
Crianças com dificuldade de aprendizagem demonstram frequentemente insegurança e dificuldades diferenciadas na realização e cumprimento das tarefas à ela delegadas.
Para que a criança se conscientize de suas potencialidades e dificuldades, faz-se necessário nos atermos a atividades como aqui apresentadas, a fim de trabalharmos com possíveis alterações psicomotoras apresentadas por estas, como:
- falta de maturidade motora, a qual se manifesta através de uma debilidade motora na realização dos movimentos gráficos, na lentidão e na dificuldade de maneira geral;
- tonicidade alterada para menos ou para excesso: as crianças hipotônicas fazem traço débil e letras mal acabadas ou incompletas, e as crianças hipertônicas realizam o traço com demasiada pressão, sendo frequentes as sincinesias e os movimentos espasmódicos;
- julgamentos empobrecidos de tamanho corporal, forma e proporções;
- incoordenações psicomotoras que, isoladas ou juntamente com as alterações neurológicas ou emocionais, se manifestam através de dificuldades mais ou menos graves, em alguns casos, para segurar o lápis e controlar os movimentos.
Sendo assim...
-Estabeleça metas ao planejar suas atividades;
-Promova desafios e autonomia;
-Adeque os recursos materiais a serem utilizados;
-Avalie o desempenho do aluno durante todo o processo.
Pois... Acreditamos que a boa dosagem das atividades, o bom senso do professor e sobretudo a colaboração de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem da criança, possam contribuir de forma significativa para o seu pleno desenvolvimento e para que atinja um bom rendimento escolar nas atividades desenvolvidas em sala de aula.
Atividade 3: Regras da Vida, o que eu mais sei fazer.
Material: Papel, caneta ou lápis.
Descrição da atividade: Nesta brincadeira o professor pedirá para que cada aluno tenha em mãos papel e caneta, e pedirá para que escrevam no papel sugestões de suas vidas sobre o que mais sabem fazer, o que têm maior facilidade em fazer ou até o que têm dificuldade.
Exemplos: - Escrever no ônibus deixa a letra mais feia; - Faço a maior bola de chiclete; - Sou melhor em corrida entre todos da sala;
- Sou muito bom em matemática; - Sou ótimo em escrever poesias; - Não sei andar de skate, mas ainda vou aprender.
- Apesar de não ouvir muito, tenho uma ótima visão; entre outros.
Ofereça estes exemplos para as crianças e estimule-as a identificarem e apresentarem suas próprias qualidades e dificuldades. Após montarem sua lista trabalhe a mesma com eles, percebendo e discutindo seus pontos positivos e negativos, para que eles se conheçam melhor.
Atividade adaptada de: MACGREGOR, Cynthia.150 Jogos Não-Competitivos para crianças:Todo mundo ganha.São Paulo:Madras Editora,1998.
Figura 3: Disponível em: http://fc03.deviantart.com/fs24/f/2007/350/6/e/regras_pra_vida_by_Muranga.jpg
acesso em: 30.09.10.
Passando pelo labirinto.
Nesta atividade, o aluno deverá encontrar “sozinho” o caminho onde o cachorrinho deverá percorrer para chegar a sua casinha.O professor deixará a criança descobrir o caminho.
Disponível em: http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/labi_001.htm
acesso em: 30.09.10.
Associando os nomes.
Nesta atividade, a criança deverá associar os nomes das crianças indicadas aos bichinhos que elas poderão ter.
O professor deixará a criança descobrir sozinho qual é a “charada” do jogo: onde os animais têm relação com as crianças por conta da mesma cor de roupa além de terem as primeiras letras iguais, mas procure não dizer para a criança, somente se ela apresentar muita dificuldade em descobrir no decorrer da atividade
Disponível em: http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/asso_001.htm
acesso em: 30.09.10.
Deverá ser avaliado na criança:
-nível de iniciativa em realizar as atividades como seguir um caminho sem auxilio;
-nível de autovalorização e autoconhecimento (discutir sobre quem ela é, confiança em suas ações).
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