Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


No ritmo da Bossa Nova

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer as origens na Bossa Nova;
  •  Conhecer os principais representantes do gênero;
  •  Produzir trabalhos artísticos a partir de canções da Bossa Nova.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 25 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO AS ORIGENS DA BOSSA NOVA

1º MOMENTO: O professor combinará com as crianças um estudo sobre a Bossa Nova, um gênero musical brasileiro que conquistou o mundo. Para tal, precisará saber o que elas já conhecem acerca do assunto.

  • Quem já ouviu a expressão "Bossa Nova"?
  • Sabe o que ela significa?
  • Quem já ouviu alguma música da Bossa Nova?
  • Quem pode me citar um cantor ou compositor da Bossa Nova?
  • Quem sabe cantar uma música da Bossa Nova?

2º MOMENTO: As crianças, agora, serão convidadas a assistirem um vídeo sobre a Bossa Nova, pois responderão algumas questões sobre o mesmo.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs 

http://www.youtube.com/watch?v=AUnJXfXuJ3E&feature=related 

Após a exibição, o professor fará mais questionamentos.

  • Vocês já conheciam estas músicas?
  • O que mais chamou a atenção de vocês nos vídeos?
  • Por quê?
  • Quais os cantores que aparecem nos vídeos?

http://www.nosrevista.com.br/2008/01/24/o-que-e-bossa-nova/ 

3º MOMENTO: Após o registro com as falas das crianças, o professor deverá aproveitar a oportunidade, e elaborar um bilhete solicitando que as crianças realizem uma pesquisa junto aos seus pais acerca da Bossa Nova, falando sobre sua origem, seus principais representantes, as músicas consagradas e a influência que o movimento trouxe para a música popular brasileira e internacional. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova há um matéria que pode ser consultado para auxiliar a pesquisa. 

ATIVIDADE 02 - CONHECENDO OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA BOSSA NOVA.

1º MOMENTO: Quando as crianças trouxerem o material da pesquisa, o professor deverá dividir a sala em pequenos grupos e cada grupo deverá fazer um trabalho sobre um representante da Bossa Nova (João Gilberto, Nara Leão, Toquinho, Vinícius de Morais, entre outros). Para isso, será disponibilizado o material necessário: cartolina, cola e as fotos relacionadas com o tema. Durante a atividade, o professor deverá colocar Cds com músicas da Bossa Nova para dar um "clima" especial ao momento.

2º MOMENTO: Depois, a turma sentará em círculo e o professor pedirá que cada grupo fale um pouco sobre a vida e obra do cantor pesquisado. Neste momento, o recurso de questionar os alunos poderá ser de grande importância para extrair deles os frutos da pesquisa realizada, também se faz necessário que se tenha uma música de cada cantor, assim as crianças terão acesso a este tipo de música.

Sugestão: Os trabalhos poderão ficar expostos na sala de aula.

http://anapismel.blogspot.com/2008/09/conexo-fundec-relembra-50-anos-da-bossa.html 

ATIVIDADE 03 - CANTANDO COM A BOSSA NOVA.

1° MOMENTO: O professor poderá propor que os alunos elaborem um sarau com algumas músicas da Bossa Nova. Para tanto, deverão ouvir várias músicas e depois elegerão algumas para apresentação. Neste sentido se faz necessário que as crianças cantem todos os dias as músicas escolhidas. E, que para isto aconteça, o professor deverá escrever a letra da música e solicitar que as crianças ilustrem cada uma, assim as crianças saberão a sequência da música, lendo o texto através dos desenhos.  

Sugestão: Organizar o material na sala para a ilustração das músicas: cartolina, lápis de cor, hidrocor, pincel atômico, tinta guache, revistas p/ recorte, cola e pincel.

 2º MOMENTO:  Os pais também poderão se apresentar no sarau, para tanto, deverão escolher uma música e deixar seu nome na lista fixada na porta da sala, juntamente com o nome da música que irá cantar, assim os outros pais saberão quais foram as músicas escolhidas. Os pais que tocarem algum instrumento poderão acompanhar os demais, ou cantarão ao som do CD.

http://bethccruz.blogspot.com/2009/01/bossa-nova-um-namoro-entre-o-jazz-e-o.html 

http://culturadigitalcidade.blogspot.com/2008/03/50-anos-de-bossa-nova.html 

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/10/22/dia-de-lluvia-dia-de-chuva-nara-leao-232690.asp 

http://lucioalc.blogspot.com/2009_12_06_archive.html 

ATIVIDADE 04 - PRODUZINDO ARTE COM A BOSSA NOVA.

1° MOMENTO: O professor apresentará a música "O barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que deverá ser cantada no momento da roda.

Dia de luz

Festa de sol

E o barquinho a deslizar

No macio azul do mar

Tudo é verão

O amor se faz

Num barquinho pelo mar

Que desliza sem parar

Sem intenção nossa canção

Vai saindo desse mar

E o sol beija o barco e luz

Dias tão azuis

Volta do mar

Desmaia o sol

E o barquinho a deslizar

E a vontade de cantar

Céu tão azulIlhas do sul

E o barquinho é um coração

Deslizando na canção

Tudo isso é paz

Tudo isso traz

Uma calma de verão e então

O barquinho vai

A tardinha cai

O barquinho vai

Vídeo da Música: http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s 

2º MOMENTO: Depois, o professor poderá propor que as crianças façam barquinhos de papel através da dobradura. Para tanto, poderá apresentar um video ensinando a dobradura.

http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc 

http://www.youtube.com/watch?v=O9JS4tLRxJg 

http://magiadepapel.com/ 

http://segundosprofes.blogspot.com/2010/09/dobradura-porta-lapis-dobradura.html 

3º MOMENTO: O professor poderá propor a releitura da obra de Ivan Cruz - Barquinho de papel. A qual as crianças poderão pintar o fundo da tela e depois colar o barquinho de papel feito através do origame.

Material: papel A4, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, pincel, cola e tesoura.

http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/ 

4º MOMENTO: Todos os trabalhos, devidamente identificados, deverão compor uma exposição sobre a Bossa Nova, exposição que será exposta no mural da escola, ao lado da letra da música inspiradora.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno deverá ser avaliado:

  • Pelo conhecimento que conquistou sobre a Bossa Nova;
  • Por sua dedicação na realização das atividades;
  • Por sua participação nos momentos das discussões.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • dulciley, cei Antonina , São Paulo - disse:
    dulcileyibfsilva@terra.com.br

    22/02/2015

    Quatro estrelas

    muito legal esta proposta que integra a arte a música.


  • Márcia, Escola Municipal do Rio de Janeiro , Rio de Janeiro - disse:
    marcristl@hotmail.com

    02/12/2012

    Cinco estrelas

    O tema já maravilhoso, então, é claro que adorei as sugestões e a forma como a professora realizou as atividades.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.