07/12/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Está aula não necessita de conhecimentos prévios
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO AS ORIGENS DA BOSSA NOVA
1º MOMENTO: O professor combinará com as crianças um estudo sobre a Bossa Nova, um gênero musical brasileiro que conquistou o mundo. Para tal, precisará saber o que elas já conhecem acerca do assunto.
2º MOMENTO: As crianças, agora, serão convidadas a assistirem um vídeo sobre a Bossa Nova, pois responderão algumas questões sobre o mesmo.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs
http://www.youtube.com/watch?v=AUnJXfXuJ3E&feature=related
Após a exibição, o professor fará mais questionamentos.
http://www.nosrevista.com.br/2008/01/24/o-que-e-bossa-nova/
3º MOMENTO: Após o registro com as falas das crianças, o professor deverá aproveitar a oportunidade, e elaborar um bilhete solicitando que as crianças realizem uma pesquisa junto aos seus pais acerca da Bossa Nova, falando sobre sua origem, seus principais representantes, as músicas consagradas e a influência que o movimento trouxe para a música popular brasileira e internacional. No site http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossa_nova há um matéria que pode ser consultado para auxiliar a pesquisa.
ATIVIDADE 02 - CONHECENDO OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DA BOSSA NOVA.
1º MOMENTO: Quando as crianças trouxerem o material da pesquisa, o professor deverá dividir a sala em pequenos grupos e cada grupo deverá fazer um trabalho sobre um representante da Bossa Nova (João Gilberto, Nara Leão, Toquinho, Vinícius de Morais, entre outros). Para isso, será disponibilizado o material necessário: cartolina, cola e as fotos relacionadas com o tema. Durante a atividade, o professor deverá colocar Cds com músicas da Bossa Nova para dar um "clima" especial ao momento.
2º MOMENTO: Depois, a turma sentará em círculo e o professor pedirá que cada grupo fale um pouco sobre a vida e obra do cantor pesquisado. Neste momento, o recurso de questionar os alunos poderá ser de grande importância para extrair deles os frutos da pesquisa realizada, também se faz necessário que se tenha uma música de cada cantor, assim as crianças terão acesso a este tipo de música.
Sugestão: Os trabalhos poderão ficar expostos na sala de aula.
http://anapismel.blogspot.com/2008/09/conexo-fundec-relembra-50-anos-da-bossa.html
ATIVIDADE 03 - CANTANDO COM A BOSSA NOVA.
1° MOMENTO: O professor poderá propor que os alunos elaborem um sarau com algumas músicas da Bossa Nova. Para tanto, deverão ouvir várias músicas e depois elegerão algumas para apresentação. Neste sentido se faz necessário que as crianças cantem todos os dias as músicas escolhidas. E, que para isto aconteça, o professor deverá escrever a letra da música e solicitar que as crianças ilustrem cada uma, assim as crianças saberão a sequência da música, lendo o texto através dos desenhos.
Sugestão: Organizar o material na sala para a ilustração das músicas: cartolina, lápis de cor, hidrocor, pincel atômico, tinta guache, revistas p/ recorte, cola e pincel.
2º MOMENTO: Os pais também poderão se apresentar no sarau, para tanto, deverão escolher uma música e deixar seu nome na lista fixada na porta da sala, juntamente com o nome da música que irá cantar, assim os outros pais saberão quais foram as músicas escolhidas. Os pais que tocarem algum instrumento poderão acompanhar os demais, ou cantarão ao som do CD.
http://bethccruz.blogspot.com/2009/01/bossa-nova-um-namoro-entre-o-jazz-e-o.html
http://culturadigitalcidade.blogspot.com/2008/03/50-anos-de-bossa-nova.html
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/10/22/dia-de-lluvia-dia-de-chuva-nara-leao-232690.asp
http://lucioalc.blogspot.com/2009_12_06_archive.html
ATIVIDADE 04 - PRODUZINDO ARTE COM A BOSSA NOVA.
1° MOMENTO: O professor apresentará a música "O barquinho" de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, que deverá ser cantada no momento da roda.
Dia de luz
Festa de sol
E o barquinho a deslizar
No macio azul do mar
Tudo é verão
O amor se faz
Num barquinho pelo mar
Que desliza sem parar
Sem intenção nossa canção
Vai saindo desse mar
E o sol beija o barco e luz
Dias tão azuis
Volta do mar
Desmaia o sol
E o barquinho a deslizar
E a vontade de cantar
Céu tão azulIlhas do sul
E o barquinho é um coração
Deslizando na canção
Tudo isso é paz
Tudo isso traz
Uma calma de verão e então
O barquinho vai
A tardinha cai
O barquinho vai
Vídeo da Música: http://www.youtube.com/watch?v=zCkeyPyB73s
2º MOMENTO: Depois, o professor poderá propor que as crianças façam barquinhos de papel através da dobradura. Para tanto, poderá apresentar um video ensinando a dobradura.
http://www.youtube.com/watch?v=ENbgnTyAEWc
http://www.youtube.com/watch?v=O9JS4tLRxJg
http://segundosprofes.blogspot.com/2010/09/dobradura-porta-lapis-dobradura.html
3º MOMENTO: O professor poderá propor a releitura da obra de Ivan Cruz - Barquinho de papel. A qual as crianças poderão pintar o fundo da tela e depois colar o barquinho de papel feito através do origame.
Material: papel A4, lápis de cor, hidrocor, tinta guache, pincel, cola e tesoura.
http://www.brincadeirasdecrianca.com.br/
4º MOMENTO: Todos os trabalhos, devidamente identificados, deverão compor uma exposição sobre a Bossa Nova, exposição que será exposta no mural da escola, ao lado da letra da música inspiradora.
O aluno deverá ser avaliado:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/02/2015
Quatro estrelasmuito legal esta proposta que integra a arte a música.
02/12/2012
Cinco estrelasO tema já maravilhoso, então, é claro que adorei as sugestões e a forma como a professora realizou as atividades.