07/12/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Conceito de "gênero musical".
ATIVIDADE 1 - CONHECENDO AS ORIGENS DO FORRÓ.
1º MOMENTO: O/a professor/a combinará com a turma um estudo sobre o "FORRÓ". Para dar início, fará alguns questionamentos às crianças:
As respostas das crianças deverão ser anotadas em um cartaz e fixadas na parede da sala de aula.
2º MOMENTO: O/a professor/a exibirá um vídeo sobre a origem do forró.
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=FNZJedKbVgk
Após a exibição, novos questionamentos serão feitos:
3º MOMENTO: O/a professor/a deverá colocar em alguns momentos da roda a música "Asa Branca" de Luiz Gonzaga. Depois, o professor deverá fixar a letra da música na sala de aula, sendo que os alunos deverão ilustrá-la. E assim, todos irão se apropriando da letra da música.
Obs: Materiais necessários: coleções, lápis, borracha, hidrocores, tintas, pincéis, entre outros.
Vídeo da Asa Branca: http://www.youtube.com/watch?v=dL3vzrFMQto&feature=player_embedded
ATIVIDADE 2 - A SECA REPRESENTADA PELA ARTE.
1º MOMENTO: O professor aproveitará para analisar juntamente com as crianças a mensagem que a música transmite, ou seja, a seca, o sofrimento do homem sertanejo, que tinha que ir para outro lugar, deixar sua terra e família para sobreviver. Demais, a presença de elementos da fauna e flora nordestina, bem como de expressões típicas da oralidade do homem sertanejo também devem ser destacados na análise. Após discussão poderá apresentar a obra de Candido Portinari "Os retirantes" e fazer uma analise da obra.
http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_retirantes.html
2º MOMENTO: Os alunos deverão fazer a releitura da obra "Os retirantes", para tanto o professor deverá apresentar a técnica que irão utilizar, bem como o material que utilizarão.
Sugestões: pintura com tinta quache sobre o tecido cru pintado anteriormente com tinta latex; recorte e colagem- mosaico e pintura com giz de cera ou lápis de cor.
ATIVIDADE 03 - CONHECENDO OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO FORRÓ.
1º MOMENTO: O/a professor/a disponibilizará papéis com o nome escrito com letra de forma maiúscula e a foto dos maiores representantes de forró do país (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, e outros). Depois, cada criança deverá retirar um destes nomes e com a ajuda dos pais, pesquisar o perfil biográfico do artista sorteado. Deverão trazer CD's ou DVD's dos cantores, sendo que o professor também ficará responsável pelo acervo musical.
2º MOMENTO: Após a pesquisa, cada criança irá apresentar o artista que pesquisou, falando um pouco da sua vida e obra e apresentando uma música do artista (CD ou DVD) para a turma escutar. Há cada apresentação, o/a professor/a poderá fazer comentários enriquecedores sobre o cantor.
http://maisab.com.br/index.php?idN=9511
http://www.noembalo.com.br/jackson_do_pandeiro__877.html
http://blogdoportallivre.wordpress.com/2008/06/06/agenda-do-portal-07062008/
ATIVIDADE 04 - CONHECENDO ALGUNS TIPOS DE FORRÓ.
1º MOMENTO: O professor pedirá as crianças que assistam a três vídeos com atenção, pois depois irão responder algumas questões sobre os mesmos.
Vídeo 01 - Forró pé-de-serra: http://www.youtube.com/watch?v=BWqi6nzKiGc
http://www.youtube.com/watch?v=V0wzAnWh-vk
Vídeo 02 - Forró eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=HJRgrxajXzg
Vídeo 03 - Forró universitário: http://www.youtube.com/watch?v=bBHBdYnphHs
2º MOMENTO: Após a exibição, o professor lançará certos questionamentos:
3º MOMENTO: O/a professor/a falará que o forró, ao longo de sua história, foi sofrendo algumas modificações que geraram novos tipos de forró. O forró que primeiro surgiu foi o mostrado no vídeo 01, chamado de forró pé-de-serra. O forró mostrado no vídeo 2 é o forró eletrônico, como foi citado na própria reportagem. E o forró do vídeo 3 é o chamado forró universitário, pois nasceu dentro das universidades através de grupos de estudantes. O/a professor/a, então, construirá juntamente com as crianças uma tabela, na qual constará os nomes dos cantores/bandas de forró abordados na aula.
Observação: Neste site há um material interessante para ser pesquisado: http://www.oforro.com/Generos-e-Tipos-de-Forro/
4º MOMENTO: O professor proporá aos alunos uma aula de dança, na qual todos poderão dançar o forró, lembrando que cada um deverá criar sua própria coreografia, as crianças poderão dançar em duplas se assim o desejarem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jackson_do_Pandeiro - Jackson do Pandeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga - Luiz Gonzaga
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dominguinhos - Dominguinhos
O aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!