Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Forró: do Nordeste para o Mundo

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as origens do forró;
  • Conhecer os principais representantes do gênero;
  • Aprender a dançar forró;
  • Perceber elementos da cultura nordestina nas obras de forró;
  • Conhecer os tipos de forró;
  •  Produzir trabalhos artísticos baseados em canções de forró.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 25 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de "gênero musical".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - CONHECENDO AS ORIGENS DO FORRÓ.

1º MOMENTO: O/a professor/a combinará com a turma um estudo sobre o "FORRÓ". Para dar início, fará alguns questionamentos às crianças:

  • Vocês sabem o que quer dizer forró?
  • Quem gosta de forró?
  • Quem sabe cantar alguma música de forró?
  • E quem sabe dançar forró?
  • Qual a época do ano em que se dançam mais forró?

As respostas das crianças deverão ser anotadas em um cartaz e fixadas na parede da sala de aula.

2º MOMENTO: O/a professor/a exibirá um vídeo sobre a origem do forró.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=FNZJedKbVgk 

Após a exibição, novos questionamentos serão feitos:

  • O que vocês compreenderam sobre a origem do forró?
  • Como nasceu o nome "forró"?
  • O que falaram sobre a cidade de Natal?
  • E sobre Luiz Gonzaga, o que disseram?

3º MOMENTO: O/a professor/a deverá colocar em alguns momentos da roda a música "Asa Branca" de Luiz Gonzaga. Depois, o professor deverá fixar a letra da música na sala de aula, sendo que os alunos deverão ilustrá-la. E assim, todos irão se apropriando da letra da música.

Obs: Materiais necessários: coleções, lápis, borracha, hidrocores, tintas, pincéis, entre outros.

Vídeo da Asa Branca: http://www.youtube.com/watch?v=dL3vzrFMQto&feature=player_embedded 

ATIVIDADE 2 - A SECA REPRESENTADA PELA ARTE.

1º MOMENTO: O professor aproveitará para analisar juntamente com as crianças a mensagem que a música transmite, ou seja, a seca, o sofrimento do homem sertanejo, que tinha que ir para outro lugar, deixar sua terra e família para sobreviver. Demais, a presença de elementos da fauna e flora nordestina, bem como de expressões típicas da oralidade do homem sertanejo também devem ser destacados na análise. Após discussão poderá apresentar a obra de Candido Portinari "Os retirantes" e fazer uma analise da obra.

http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/portinari/salas/portinari_retirantes.html 

  • Quem são estas pessoas?
  • O que elas estão fazendo?
  • Que sentimentos vocês tem ao ver esta imagem?
  • Vocês acham que estas pessoas são ricas ou pobres? Por quê?
  • Quais as cores que o pintor utilizou para pintar?
  • O que aparece no chão?

2º MOMENTO: Os alunos deverão fazer a releitura da obra "Os retirantes", para tanto o professor deverá apresentar a técnica que irão utilizar, bem como o material que utilizarão.

Sugestões: pintura com tinta quache sobre o tecido cru pintado anteriormente com tinta latex; recorte e colagem- mosaico e pintura com giz de cera ou lápis de cor.

ATIVIDADE 03 - CONHECENDO OS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO FORRÓ.

1º MOMENTO: O/a professor/a disponibilizará papéis com o nome escrito com letra de forma maiúscula e a foto dos maiores representantes de forró do país (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, e outros). Depois, cada criança deverá retirar um destes nomes e com a ajuda dos pais, pesquisar o perfil biográfico do artista sorteado. Deverão trazer CD's ou DVD's dos cantores, sendo que o professor também ficará responsável pelo acervo musical.

2º MOMENTO: Após a pesquisa, cada criança irá apresentar o artista que pesquisou, falando um pouco da sua vida e obra e apresentando uma música do artista (CD ou DVD)  para a turma escutar. Há cada apresentação, o/a professor/a poderá fazer comentários enriquecedores sobre o cantor.

http://maisab.com.br/index.php?idN=9511 

http://www.noembalo.com.br/jackson_do_pandeiro__877.html 

http://blogdoportallivre.wordpress.com/2008/06/06/agenda-do-portal-07062008/ 

ATIVIDADE 04 - CONHECENDO  ALGUNS TIPOS DE FORRÓ.

1º MOMENTO: O professor pedirá as crianças que assistam a três vídeos com atenção, pois depois irão responder algumas questões sobre os mesmos.

Vídeo 01 - Forró pé-de-serra: http://www.youtube.com/watch?v=BWqi6nzKiGc 

http://www.youtube.com/watch?v=V0wzAnWh-vk 

Vídeo 02 - Forró eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=HJRgrxajXzg 

Vídeo 03 - Forró universitário: http://www.youtube.com/watch?v=bBHBdYnphHs  

2º MOMENTO: Após a exibição, o professor lançará certos questionamentos:

  • Todos os vídeos mostram o mesmo tipo de forró?
  • Há alguma diferença entres os forrós mostrados nos vídeos?
  • Qual o tipo que vocês mais estão acostumados a ouvir?
  • Qual o tipo que mais passa nas rádios e se apresentam nos programas de televisão.

3º MOMENTO: O/a professor/a falará que o forró, ao longo de sua história, foi sofrendo algumas modificações que geraram novos tipos de forró. O forró que primeiro surgiu foi o mostrado no vídeo 01, chamado de forró pé-de-serra. O forró mostrado no vídeo 2 é o forró eletrônico, como foi citado na própria reportagem. E o forró do vídeo 3 é o chamado forró universitário, pois nasceu dentro das universidades através de grupos de estudantes. O/a professor/a, então, construirá juntamente com as crianças uma tabela, na qual constará os nomes dos cantores/bandas de forró abordados na aula.

Observação: Neste site há um material interessante para ser pesquisado: http://www.oforro.com/Generos-e-Tipos-de-Forro/  

4º MOMENTO: O professor proporá aos alunos uma aula de dança, na qual todos poderão dançar o forró, lembrando que cada um deverá criar sua própria coreografia, as crianças poderão dançar em duplas se assim o desejarem.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre o forró e sua importância para a cultura brasileira;
  • Por sua dedicação na realização das atividades;
  • Por sua prática oral nos momentos em que esta se fizer necessária;
  • Por sua interação com os demais alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.