Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bolacha de Água e sal: a água como ingrediente culinário

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa de Cássia Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§    Identificar a água como ingrediente para produção de alimentos e bebidas;   

§    Explorar receitas culinárias que utilizem a água como ingrediente;   

§    Perceber a importância da água para nossa saúde.

Duração das atividades
7 aulas de 20 a 30 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o/a professor/a tenha explorado alguns conteúdos referente à temática "Água", confira no portal do professor, outras aulas sobre a temática em questão.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: Apresentar a canção “Bolacha de Água e Sal” “/ Álbum Tchibum! A grande trilha da água. Palavra Cantada/ Natura/ Naturé” para as crianças. Confira a letra e o vídeo da canção: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/887894/

Estimular as crianças a falarem sobre o conteúdo da canção. E como a canção trata do assunto bolacha de água e sal, o/a professor/a pode levar para a sala algumas bolachas  para que as crianças  experimentarem. E ainda, o/a professor/a pode propor ao grupo o preparo de uma receita com bolacha de  água e sal para o momento do lanche. Nos endereços abaixo você encontra algumas sugestões de receitas:

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2192-sanduiche-de-bolacha-agua-e-sal.html

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/1251-pizza-de-biscoito-agua-e-sal.html

Conversar um pouco sobre o uso da água no prepararo de  alimentos, questionar as crianças sobre quais alimentos e bebidas conhecem que utilizam a água como ingrediente. O/a professor/a pode sugerir uma pesquisa: as crianças trariam para trabalho em sala diversas embalagens de alimentos industrializados (garrafas de suco e refrigerante; caixas de leite; latas de leite em pó, saquinhos de arroz, macarrão, açúcar; latas de extrato de tomate, garrafinhas de iogurte, etc;) de modo que esteja contemplada nas embalagens a informação sobre os ingredientes utilizados em sua produção.

Imagem disponível no endereço: http://2.bp.blogspot.com/_NIkxHwG3LBw/SgsVy67VUOI/AAAAAAAAADY/wx2SwLyLunc/s400/bolacha_agua_e_sal.jpg

2° Momento: Socialização das embalagens de alimentos. O/a professor/a pode organizar a dinâmica deste momento com uma brincadeira de supermercado. Organizar as embalagens utilizando as mesas da sala, cada criança no momento da apresentação de sua embalagem irá representar uma situação de faz de conta ao comprar seu produto. As embalagens de saquinho podem ser cheias com algum material que o grupo disponha: retalho de tecido, jornal, folha de revista. O/a professor/a vai acompanhando as crianças e ajudando na leitura dos ingredientes, destacando a presença ou não de água entre estes.

3° Momento: Após o trabalho com as embalagens o/a professor/a pode selecionar alguns ingredientes para explorar a representação escrita. As sugestões para este trabalho são: identificar a palavra água no texto apresentado, circulando esta mesma; tentativa de escrita livre da palavra água; realização de um acróstico a partir da palavra “ÁGUA”, de modo a originar palavras que pertençam à categoria ALIMENTOS (naturais ou industrializados). Esta atividade pode ser realizada coletivamente em sala e/ou ser realizada com ajuda da família em atividade extraclasse.

4° Momento: Pesquisa com a família: as crianças deverão neste momento  trazer de casa uma receita de comida ou bebida que utilize a água como um dos ingredientes.O/a professor/a  pode verificar a  possibilidade de alguém da família vir até a escola para ensinar o preparo da receita . A participação das famílias sempre é motivo de muita alegria para as crianças! Para finalizar, as receitas devem ser apresentadas pelas crianças.

5° Momento: O/a professor/a pode propor ao grupo a organização de um livro de receitas culinárias a partir das receitas enviadas pelas famílias. Cada criança poderia caracterizar a sua receita, colocando o nome da pessoa que a sugeriu, o seu nome, o que achou da receita preparada, fotos do prato ou bebida que preparou, fotos do momento do preparo, etc. As famílias sentem-se agradadas com este tipo de iniciativa e as crianças adoram esse envolvimento.

6° Momento: O/a professor/a pode organizar este momento para falar da importância da ingestão de água para a nossa saúde; da quantidade de água que temos em nosso corpo, etc. Sugestão: construir um boneco a partir do contorno do corpo de uma criança do grupo e então, colorir este conforme a proporção de água que temos em nosso corpo.  

7° Momento: Organização de um mural interativo com as receitas apresentadas e informações relativas à importância da água para nossa saúde, a quantidade de água que temos em nosso corpo, utilizando para isso o boneco construído em sala.

 

Recursos

- Cd Tchibum! A grande trilha da água. Palavra Cantada/ Natura/ Naturé” ;

- Embalagens de alimentos industrializados (trazidas pelas crianças);

- Aparelho de som;

 - Papel Kraft;

- Canetinhas de diversas cores;

- Giz de cera;

- Bolacha de água e sal e outros ingredientes que forem necessários para o preparo das receitas.

Recursos Complementares

 

Neste endereço você encontra uma receita de bolacha de água e sal. É outra dica de receita para a turma preparar. Confira!

http://blog.hugomaesta.com/como-fazer-bolacha-de-agua-e-sal-receita-facil/

 

No endereço abaixo você encontra informações importantes sobre a importância da água para nossa saúde.

http://www.sescmg.com.br/pagina/396/A-importancia-da-agua.aspx

Avaliação

O/a professor/a poderá realizar as seguintes observações:

- A criança demonstrou interesse pelo assunto trabalhado;

- A criança foi capaz de expressar suas ideias sobre  o assunto;

- A criança demonstrou compreensão sobre as informações exploradas;

- A criança foi capaz de identificar a palavra água no texto apresentado e realizar a tentativa de escrita desta mesma palavra.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.