07/12/2010
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
ATIVIDADE 01 - CONHECENDO AS ORIGENS DA CANTIGA DE RODA.
1º MOMENTO: O professor falará para as crianças a respeito do estudo que irão realizar sobre as cantigas de roda. Primeiramente, fará algumas perguntas:
Nesse momento o professor deverá instigar as crianças a cantarem as cantigas conhecidas por elas. Deverá ser organizada uma roda, na qual todos do grupo deverão ficar de mãos dadas rodando e cantando as cantigas propostas por eles.
2º MOMENTO: O professor deverá solicitar que as crianças façam uma pesquisa com os pais/avós/responsáveis sobre as cantigas de roda que eles conheçam. De posse da pesquisa o professor deverá informar que a cantiga de roda é um tipo de música que não tem um fim comercial, são folclóricas, nascidas na maioria das vezes dos compositores do povo, anônimos, e que são passadas de geração para geração, de boca em boca. Depois o professor colocará no quadro a expressão Cantiga de Roda. Cada criança deverá dizer o nome da cantiga de roda conhecida por seus familiares, nesse momento o professor deverá ser o escriba da turma, instigando as crianças a falarem algumas letras do nome da cantiga, para que ele possa escrever. É importante o professor fazer relação com a letra inicial do nome da ciranda com o nome de algum colega da turma, possibilitando que a criança estabeleça uma relação entre o fonema e o grafema das palavras escritas.
Veja exemplos de cantigas de roda no site abaixo, como: Roda- roda- roda, Peixe vivo, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato
http://2.bp.blogspot.com/_pmnsj04D3pQ/SGJ-y5sWybI/AAAAAAAAAPY/GKtHx5ItiOI/s400/palavra.jpg
http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_roda
ATIVIDADE 2: APRECIANDO CANTIGAS DE RODA.
1° MOMENTO: O professor exibirá alguns vides sobre as cantigas de roda.
http://www.youtube.com/watch?v=SCsRXMKi3ws
http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=related
http://www.dukechargista.com.br/animacoes.html
http://www.youtube.com/watch?v=porOx00eXLg
2º MOMENTO: O professor discutirá com as crianças sobre as produções dos vídeos, indagando-os:
Obs.: O professor deverá intigar as crianças falarem sobre o que observaram nas apresentações. É importante que todas crianças exponham suas idéias.
ATIVIDADE 3 - CANTANDO, DANÇANDO E REPRESENTANDO AS CANTIGAS DE RODA.
1º MOMENTO: O professor combinará com a turma a dramatização de algumas cantigas de roda, para tanto deverá utilizar os procedimentos dos jogos teatrais propostos por Viola Spolin:
Exemplo de dramatização "O Cravo e a Rosa", as crianças deverão pensar Onde estão: jardim, rua, casa. Quem elas são: Cravo e Rosa, e O que irão fazer: brigar, ferir, visitar, desmaiar, chorar. Para realizar tal atividade, as crianças poderão modificar ou não a cantiga de roda, quem determina é o proprio grupo.
2º MOMENTO: Após a realização do jogo teatral na sala de aula, o professor poderá propor uma apresentação da dramatização das cantigas para os pais ou para outra turma, se assim as crianças desejarem. Mas, para isto, deverão elaborar e construir os cenários, figurinos e sonoplástia.
3º MOMENTO: Apresentação da dramatização utilizando os elementos teatrais: cenário, figurino, iluminação e sonoplastia. Durante a apresentação o professor deverá deixar que as crianças dancem e cantem do jeito delas, sem a preocupação de ficar corrigindo-as.
4º MOMENTO: O professor poderá solicitar que as crianças registrem a dramatização através do desenho e escrita. Este registro é importante para que as crianças relembrem a atividade realizada, organizando a sequência de acontecimentos (começo, meio e fim), pensando no cenário e nos personagens com seus figurinos.
Fonte: Profa. Nayde Solange Garcia Fonseca. NEI - T4- 2010
Obs: O professor deverá providenciar o material necessário: giz de cera, lápis de cor, tinta guache, pincel, hidrocor, papel A4.
Obs.: A apresentação poderá ser filmada, servindo de instrumento para as crianças realizarem uma avaliação do trabalho realizado.
O aluno será avaliado:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/04/2012
Cinco estrelasTbem sou professora, e a aprendizagem acontece de forma mais rápida e mais interessante qndo trabalhamos com a música. Parabéns.