Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cantigas Infantis: um universo de encanto e magia

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as origens das cantigas infantis:
  • Conhecer os principais representantes do gênero;
  •  Elaborar coreografias para cantigas infantis;
  •  Produzir trabalhos artísticos baseados nas cantigas infantis
Duração das atividades
4 aulas com duração de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de gênero musical.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - CONHECENDO AS ORIGENS DA CANTIGA DE RODA.

1º MOMENTO: O professor falará para as crianças a respeito do estudo que irão realizar sobre as cantigas de roda. Primeiramente, fará algumas perguntas:

  • Vocês conhecem alguma cantiga de roda?
  • Quem sabe cantar uma cantiga de roda?

Nesse momento o professor deverá instigar as crianças a cantarem as cantigas conhecidas por elas. Deverá ser organizada uma roda, na qual todos do grupo deverão ficar de mãos dadas rodando e cantando as cantigas propostas por eles.

2º MOMENTO: O professor deverá solicitar que as crianças façam uma pesquisa com os pais/avós/responsáveis sobre as cantigas de roda que eles conheçam. De posse da pesquisa o professor deverá informar que  a cantiga de roda é um tipo de música que não tem um fim comercial, são folclóricas, nascidas na maioria das vezes dos compositores do povo, anônimos, e que são  passadas de geração para geração, de boca em boca. Depois o professor colocará no quadro a expressão Cantiga de Roda. Cada criança deverá dizer o nome da cantiga de roda conhecida por seus familiares, nesse momento o professor deverá ser o escriba da turma, instigando as crianças a falarem algumas letras do nome da cantiga, para que ele possa escrever. É importante o professor fazer relação com a letra inicial do nome da ciranda com o nome de algum colega da turma, possibilitando que a criança estabeleça uma relação entre o fonema e o grafema das palavras escritas.

Veja exemplos de cantigas de roda no site abaixo, como: Roda- roda- roda, Peixe vivo, Escravos de Jó, Rosa juvenil, Sapo Cururu, O cravo e a rosa e Atirei o pau no gato

http://2.bp.blogspot.com/_pmnsj04D3pQ/SGJ-y5sWybI/AAAAAAAAAPY/GKtHx5ItiOI/s400/palavra.jpg 

http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cantiga_de_roda  

ATIVIDADE 2: APRECIANDO CANTIGAS DE RODA.

1° MOMENTO: O professor exibirá alguns vides sobre as cantigas de roda.

http://www.youtube.com/watch?v=SCsRXMKi3ws 

http://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE&feature=related 

http://www.dukechargista.com.br/animacoes.html 

 http://www.youtube.com/watch?v=porOx00eXLg

2º MOMENTO: O professor discutirá com as crianças sobre as produções dos vídeos, indagando-os:

  • Todas as representações tinham cenário?
  • Os personagens usavam algum tipo de figurino?
  • As cantigas tinham sonoplástia?
  • As ilustrações estavam contextualizadas com a cantiga?

Obs.: O professor deverá intigar as crianças falarem sobre o que observaram nas apresentações. É importante que todas crianças exponham suas idéias.

ATIVIDADE 3 - CANTANDO, DANÇANDO E REPRESENTANDO AS CANTIGAS DE RODA.

1º MOMENTO: O professor combinará com a turma a dramatização de algumas cantigas de roda, para tanto deverá utilizar os procedimentos dos jogos teatrais propostos por Viola Spolin:

  • Dividir a turma em pequenos grupos (os que assistem e os que apresentam)
  • Cada grupo deverá discutir: Onde estão;  Quem são e O que estão fazendo?
  • Ao final de cada apresentação deverá ser feita uma avaliação.

Exemplo de dramatização "O Cravo e a Rosa", as crianças deverão pensar Onde estão: jardim, rua, casa. Quem elas são: Cravo e Rosa, e O que irão fazer: brigar, ferir, visitar, desmaiar, chorar.  Para realizar tal atividade, as crianças poderão modificar ou não a cantiga de roda, quem determina é o proprio grupo.

2º MOMENTO: Após a realização do jogo teatral na sala de aula, o professor poderá propor uma apresentação da dramatização das cantigas  para os pais ou para outra turma, se assim as crianças desejarem. Mas, para isto, deverão elaborar e construir os cenários, figurinos e sonoplástia.

3º MOMENTO: Apresentação da dramatização utilizando os elementos teatrais: cenário, figurino, iluminação e sonoplastia. Durante a apresentação o professor deverá deixar que as crianças dancem e cantem do jeito delas, sem a preocupação de ficar corrigindo-as.

4º MOMENTO: O professor poderá solicitar que as crianças registrem a dramatização através do desenho e escrita. Este registro é importante para que as crianças relembrem a atividade realizada, organizando a sequência de acontecimentos (começo, meio e fim), pensando no cenário e nos personagens com seus figurinos.

Fonte: Profa. Nayde Solange Garcia Fonseca. NEI - T4- 2010

Obs: O professor deverá providenciar o material necessário: giz de cera, lápis de cor, tinta guache, pincel, hidrocor, papel A4.

 Obs.: A apresentação poderá ser filmada, servindo de instrumento para as crianças realizarem uma avaliação do trabalho realizado.

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

  • Pelo conhecimento que conquistou sobre cantigas de roda;
  • Por sua dedicação ao realizar as atividades;
  • Por sua interação com a turma;
  • Por sua prática oral.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.