Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rock and roll: que música é está?

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as origens do Rock;
  • Descobrir como o Rock chegou ao Brasil;
  • Conhecer os tipos de Rock;
  • Conhecer seus principais representantes;
  • Elaborar coreografias para canções de Rock;
  • Produzir trabalhos artísticos baseados em canções de rock.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não necessita conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 - CONHECENDO AS ORIGENS DO ROCK.

1º MOMENTO: O professor proporá para as crianças um estudo sobre um estilo de música que não nasceu no Brasil, mas sim nos Estados Unidos da América (pode-se utilizar o mapa-múndi para que as crianças vizualizem onde se localiza os Estados Unidos e o Brasil): o rock. Para tanto, deve-se fazer o levantamento prévio sobre o que eles sabem acerca de tal gênero musical.

  • Quem já ouviu falar de rock?
  • Quem gostou?
  • É uma música calma ou agitada?
  • Como se chama quem canta rock?
  • Quem poderia dizer o nome de algum cantor ou de alguma banda de rock internacional?
  • E Brasileiro?
  • Quem sabe quem foi "o rei do rock"?

2º MOMENTO: O professor pedirá que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre a origem do rock com a ajuda dos pais. Quando estiverem com a pesquisa em mãos, o professor solicitará que elaborem um caderno sobre a origem do rock, o qual poderá ser confeccionado com folhas de cartolina, organizado cronologicamente e ilustrado com fotos, contando a história do rock. Cada folha do caderno poderá ser confeccionada em duplas. O caderno deverá ter frases curtas e de fácil entendimento. O professor deverá ajudar as crianças na organização das fotos, gravuras, escrita e a escolha do titulo do caderno.

3º MOMENTO: Quando o caderno estiver pronto, as crianças com a ajuda do professor farão a leitura. O caderno deverá ficar na estante de livros da sala, para que as crianças possam ter acesso nos momentos que assim desejarem.

Obs: Ver site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock ) 

ATIVIDADE 02 - CONHECENDO OS ROQUEIROS DO BRASIL E DO MUNDO.

1º MOMENTO: O professor trará uma caixa, cheia de fotografias (o número deverá ser o mesmo que a quantidade de alunos) dos maiores representantes do rock do Mundo. A caixá irá passando por cada criança e ela, então, escolherá a fotografia de sua preferência. Depois que todos estiverem com suas devidas fotos, terão que fazer uma pesquisa em casa, contando com a ajuda de algum adulto, sobre o artista da foto, pois terão que falar um pouco sobre suas músicas ou história de vida.

2º MOMENTO: A sala será organizada em círculo e cada criança fará a apresentação do artista pesquisado. Durante as apresentações, o professor lançará perguntas, tipo: "Onde você pesquisou?"; "Quem lhe ajudou?"; "Onde ele nasceu?"; "Quais músicas ele/a tocava?"; "Quem já conhecia este cantor/banda?".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elvis_Presley 

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Beatles 

3° MOMENTO: O professor, agora, irá sugerir que as crianças façam uma releitura da foto do artista pesquisado, utilizando a técnica da bricolagem:

  • Primeiramente, a criança deverá colar a foto do cantor/banda numa folha de A4 peso 40 ou cartolina;
  • Depois poderão acrescentar na foto outros elementos como: fitas, retalhos, lantejoulas, cabelo de lã ou palha de aço;
  • Também poderão desenhar instrumentos musicais ou outros elementos.

OBS: O professor deverá orientar as crianças para o fato delas terem liberdade de criar sua obra de arte, utilizando sua imaginação e criatividade. Será  fornecido o material necessário: folhas, coleções, lápis, borracha, pincéis, tintas, etc...

4º MOMENTO: Depois de prontos os trabalhos, será organizada uma exposição dos mesmos, na qual, do lado de cada obra de arte, haverá o perfil biográfico do homenageado. O nome da exposição será escolhido democraticamente pela turma.

ATIVIDADE 03 - CONHECENDO OS TIPOS DE ROCK.

1° MOMENTO: O professor deverá propor para as crianças que assistam e ouçam alguns tipos de rock (Rock Progressivo, Rock Alternativo, Hard Rock, Pink Rock, Pop Rock...).  Para tanto, deverá organizar a sala para tal atividade, disponilizando espaço para que elas possam dançar livremente, elaborando sua própria coreografia.

OBS.: Solicitar que as crianças contribuam trazendo CDs e DVD's.

Vídeo de rock alternativo: http://www.youtube.com/watch?v=uMiJXSnlKrE&p=745A8ABBAEAA6054&index=2&playnext=2  Bidê ou Balde - Bromelias

Vídeo de pop rock: http://www.youtube.com/watch?v=qZwxvzB_id4  Jota Quest - Vem andar comigo

http://www.youtube.com/watch?v=yVFdolYAxaA  Los Hermanos - Ana Júlia

 Vídeo com o rock divertido: http://www.youtube.com/watch?v=Lj_-RsV4GXM   Rock Nenem - canção infantil

Recursos Complementares
Avaliação

O aluno será avaliado:

Pelo conhecimento adquirido sobre rock;

Pela sua participação nas atividades propostas: leitura, escrita e artes

Ao expor suas ideias ao grupo;

Por participar das discussões no grupo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.