07/12/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Está aula não necessita de conhecimentos prévios
ATIVIDADE 1 - Apreciando diferentes gêneros musicais.
1º Momento: O/a professor/a deverá fazer um levantamento prévio sobre o que as crianças conhecem da música popular e música erudita. Em seguida deverá solicitar uma pesquisa na biblioteca da escola acerca destes gêneros musicais. Para tanto deverá dividir a turma em pequenos grupos, determinando a pesquisa para cada grupo. Para enriquecer a pesquisa o professor poderá contribuir trazendo imagens de diferentes cantores, bem como alguns CD's para as crianças apreciarem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_cl%C3%A1ssica música clássica
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_popular_brasileira música popular brasileira
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luciano_Pavarotti
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrea_Bocelli
Música Popular Brasileira - Bossa Nova -
http://www.bossa.net/lumiar_discos/002422.html
2º Momento: O professor poderá exibir videos dos cantores eruditos e MPB como também DVD's.
Música Clássica
http://www.youtube.com/watch?v=_6LRHi9ME_U
http://www.youtube.com/watch?v=6flntn-1GoE&feature=fvst
Música popular brasileira - video de Tom Jobim e joão Gilberto- http://www.youtube.com/watch?v=n81JA6xSbcs
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Jobim
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Gilberto
2º Momento: Após a exibição dos videos o professor deverá levantar alguns questionamentos:
O professor deverá instigar a turma a falar sobre o que acharam das músicas, propiciando o acesso das crianças a estes estilos de músicas.
3º Momento: O professor poderá fazer uma seleção das músicas que as crianças mais gostaram e colocar para tocar durante as atividades artisticas. Também poderá apresentar videos com danças que apresentem este estilo musical. Durante a exibição do video, o professor deverá instigar as crianças a perceberem os movimentos (braços, pernas, tronco, cabeça), atendando para todas as possibilidades corporais.
http://www.youtube.com/watch?v=R5q-lUrFT5k&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Q80KPjFruIU
4º Momento: O professor poderá propor uma dança, na qual, as crianças deverão elaborar uma coreografia, pensando nos passos que irão utilizar para este estilo musical, lembrando que é um ritmo mais tranquilo, por isso, deverão elaborar passos mais lentos/tranquilos. As crianças deverão explorar o espaço cênico, utilizando todos os movimentos corporais (alongar e agachar)
Fonte: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/04/2011
Quatro estrelasGostei bastante, tem informações valiosas.