Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Músicas cantadas na escola - ontem e hoje

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer algumas músicas cantadas pelos pais quando eram estudantes;
  •  Comparar as músicas cantadas pelos pais com as dos filhos.
  •  Vivenciar um sarau com os pais.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula nao necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1– As músicas de ontem

1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a música.

  •  O que é música?      
  • Quais músicas vocês sabem cantar? (Pedir para algumas crianças cantarem algumas músicas)

 Nesse momento o professor deverá registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos. Para tanto, deverá solicitar que os alunos pesquisem junto aos seus pais/responsáveis as músicas que eles cantavam na infância. O professor deverá ler o material juntamente com as crianças e a partir das discussões poderá propor um convite aos pais para cantarem algumas músicas que cantavam quando criança.

 Atividade 2: Cantando as músicas de ontem e de hoje

1º  Momento: O professor deverá convidar pais/responsáveis que saibam tocar e cantar, para apresentarem as cantigas antigas para as crianças apreciarem a linguagem musical, Antes da visita, o professor deverá eleger com as crianças algumas questões sobre as músicas que elas gostariam de ouvir. As crianças também poderão apreciar alguns videos com cantores da MPB ou através de DVD's e CD's

http://www.youtube.com/watch?v=WaU0gDSmi84  - Elis Regina - Águas de março 

http://www.youtube.com/watch?v=cupxuO6H764 - Luiz Gonzaga Junior (Gonzaguinha) Feliz 

http://www.youtube.com/watch?v=W1Oy9wF_BLQ -  Adriana Calcanhoto - Ciranda da Bailarina 

  

2º. Momento: Após a apresentação dos pais/funcionários da escola, o professor juntamente as crianças deverá elaborar um texto coletivo sobre a vivência que tiveram na sala de aula. O texto poderá ser ilustrado.

Atividade 3: Interpretando a música “Aquarela”

1º  Momento: O professor deverá exibir para as crianças um vídeo da música “Aquarela” de Toquinho.

http://www.youtube.com/watch?v=UjRwuGsugdE&feature=related 

Depois da exibição do vídeo, o professor deverá ler a letra da música e cantar juntamente com as crianças, em seguida deverá distribuir a letra da música questionando-as sobre os objetos/palavras, seus significados e rimas.

RECURSO DIDÁTICO: Letra da Música: Aquarela

Composição: Toquinho / Vinicius de Moraes / G.Morra / M.Fabrizio

Site Pesquisado: http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/ 

 2º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças ilustrem a letra da música “Aquarela” de Toquinho, destacando os objetos contidos nela. A ilustração deve ser feita na folha que foi entregue com a letra da música.

3º  Momento: O professor deverá solicitar gravuras ou desenhos dos objetos da música “Aquarela” (sol, castelo, luva, guarda-chuva, papel, céu, etc.), e depois colocá-los espalhados no chão no meio da roda e pedir que as crianças identifiquem cada objeto e no momento que estiver cantando a música colar cada objeto no local adequado, isto é, ao lado da palavra.

http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/castelo.jpg 

http://colorirdesenhos.com/files/desenhos/sol.jpg 

OBS: A letra da música ilustrada deve ser fixada no mural da sala.

Atividade 4 – Sarau Canta e Encanta

1º Momento: No momento da roda, o professor deverá perguntar as crianças sobre o que aprenderam acerca das músicas, e confrontar com os registros anteriores. Nesse momento o professor deverá:

  •  Incentivar e coordenar as falas das crianças;
  •  Escrever o que as crianças falam;
  • Depois, o professor poderá propor que as crianças apresentem um sarau juntamente com seus pais, cantando as músicas de ontem e hoje.  
Recursos Complementares
Avaliação

 Avaliar se as crianças:

Compararam as músicas cantadas pelos pais e as músicas de hoje;

Participaram das atividades com envolvimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.