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Rítmos musicais: Quais escolher?

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Cantar vários ritmos musicais;
  •  Elaborar uma coreografia para cada ritmo musical’
Duração das atividades
4 aulas com duração de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – MÚSICAS DIVERSAS

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá gravar um cd com  vários estilos musicais, e levar para a sala para ouvir juntamente com as crianças. Anteriormente, o professor deverá explicar que elas ouvirão diferentes músicas, porém deverão escutar com atenção para perceber o ritmo de cada música, bem como os instrumentos musicais utilizados.

SUGESTÕES: video Bia Bedran:

 http://www.youtube.com/watch?v=O9gwZBIuEP4&feature=related 

  Obs: Depois que ouvirem e cantarem as música sugeridas, o (a) professor (a) deverá fazer alguns questionamentos:

  •    Essa música é rápida ou lenta?
  •    Quais os instrumentos que utilizaram?
  •    Como podemos dançar cada uma? Sozinhos? Acompanhados?  

2º Momento: O (a) professor (a) deverá fazer uma tabela com duas colunas: uma para os nomes das  músicas e a outra para o ritmo musical. A medida que as crianças forem ouvindo as música, elas deverão identificar e nomeá-las no quadro, caso a criança não detenha a escrita o professor poderá ser o escriba.

NOME DA MÚSICA

RITMO

XOTE DAS MENINAS DE LUIZ GONZAGA

 XOTE

CIRANDA DO ANEL DE BIA BEDRAN   

CIRANDA

Atividade 2 – A MÚSICA ESCOLHIDA

 1º Momento: O (a) professor (a) deverá levar o quadro com os nomes das músicas para a roda e após ouvir as músicas escolher uma delas para criar uma coreografia.  A música escolhida deverá ser cantada com as crianças mais de uma vez.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá pedir que as crianças pensem em alguns movimentos que irão criar para elaborar a coreografia da música escolhida. Depois cada criança irá apresentar seu movimento para o grupo. Nesse momento o(a) professor(a) deverá se possível registrar esse momento com uma filmadora e depois exibir para que todos vejam os movimentos propostos.

 Atividade 3 – CRIANDO UMA COREOGRAFIA

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá levar as crianças para um espaço amplo, colocar a música e pedir que as crianças escutem a música  e caminhem explorando todo o espaço. Depois, ao sinal do professor deverão dar as mãos para o colega mais próximo, formando uma dupla, e continuar explorando o espaço. Novamente ao sinal do professor deverão dar as mãos a outra dupla, formando assim um quarteto. Assim o professor formará grupos, sem que nenhuma criança fique excluída, uma vez que o grupo não foi formado pelas próprias crianças, que as vezes deixam de lado os que não são muito aceitos pelo grupo. Oportunizando assim outros agrupamentos, possibilitando que as crianças interajam uma com as outras. Em seguida, o professor poderá pedir que cada quarteto elabore uma coreografia. Que deverão ser apresentadas no grande grupo.  

 2º Momento: O(a) professor(a) deverá levar para o grupo vários materiais como (balão, papel crepom em tiras, fitas etc ) e combinar com as crianças que ao ouvirem a música irão utilizar esses materiais para dançar. Antes de começar a dançar, o(a) professor(a) deverá distribuir com as crianças os balões para cada criança encha o seu. O (a) professor(a) deverá colocar a música e solicitar que as crianças fiquem atentas as coordenadas, como:

  • Joga a bola para cima atentando ao ritmo da música, não deixe o balão cair no chão.
  • Formem duplas, coloquem o balão na barriga pressionando um corpo, não deixem o balão cair,
  • Agora coloquem o balão na testa, sem deixar cair,
  • Coloquem nas costas,  etc. .  

Obs: O(a) professor(a) poderá utilizar outros comandos para que as crianças criem novos movimentos com o corpo intera.

Durante essa atividade de dança, o (a) professor (a) poderá trocar os materiais, após cada pausa, como entregar às tiras de papel crepom e/ou as fitas. Como na atividade anterior dar algumas coordenadas:

  • Movimentem as fitas no plano alto (acima da cabeça)
  • Movimentem no plano baixo (perto do chão)
  • Girem o corpo e as fitas.
  • Segure a fita do colega para dançarem juntos.

 3º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com as crianças sobre a  dança que fizeram e pedir que as crianças expressem seus sentimentos sobre a dança. Depois que cada criança mostrará ao grupo algum movimento que pensou. O(a) professor(a) deverá colocar novamente a música e junto com as crianças criar os movimentos para a música que foi escolhida.     

Atividade 4 – DANÇANDO UM RITMO MUSICAL

 1º Momento: O(a) professor(a) deverá sentar com as crianças na roda e conversar sobre como será realizada a apresentação da coreografia. Qual o figurino que irão utilizar, quais os adereços que podem ser usados, e como deverá será o cenário para a apresentação.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá fazer o ensaio da coreografia várias vezes no local da apresentação, chamando a atenção para os espaços cênicos, quais os movimentos que irão realizar, se é nível alto (acima da cabeça, ponta do pé), nível médio (ficar em pé) e nível baixo (abaixado, ajoelhado).

 Obs: O(a) professor(a) deverá enviar um convite aos pais para assistirem a apresentação das crianças.

3º Momento: O(a) professor (a) deverá organizar o espaço para a apresentação da coreografia. Conversar com as crianças de como vão realizar a apresentação, o local de cada criança. Esse momento deve ser fotografado e filmado para uma avaliação do próprio grupo. As fotos poderão ficar expostas no mural da escola.      

Recursos Complementares

Referências:

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental.   Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 3.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  •  Cantaram com prazer os vários ritmos musicais;  
  • Elaboraram uma coreografia com um  ritmo musical;
  •  Participaram da apresentação trabalhando em equipe;
  •  Respeitaram os amigos ouvindo suas idéias.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Sonia Regina Guimarães, Escola Municipal Senador Miguel Lana , Minas Gerais - disse:
    sonia.rguimaraes@yahoo.com.br

    14/05/2011

    Quatro estrelas

    Achei a aula super prática,usei alguns passos em minhas aulas e irei adaptar algumas dessas sugestões aos trabalhos futuros.A idéia de usar as fitas para demonstrar os planos foi ótima.


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