Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UM CORAL INFANTIL

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elaborar um coral infantil,  
  • Cantar em coro, respeitando cada componente;
  • Vivenciar uma apresentação com o coral.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimntos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – CRIAÇÃO DE UM CORAL

1º Momento: O(a) professor(a) deverá conversar com os alunos na roda sobre a criação de um coral, buscando saber das crianças o que elas sabem acerca do coral.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá levar as crianças a sala de vídeo e apresentar um vídeo sobre um coral, para que as crianças percebam a estrutura de um coral.

http://www.youtube.com/watch?v=Qv3jTXaK8cs&NR=1 

http://www.youtube.com/watch?v=pPOLtskMVCc&feature=related 

http://www.youtube.com/watch?v=q0uf0hJKjjw 

http://www.youtube.com/watch?v=Jon07-SqmzU&feature=related 

Ao final das apresentações o grupo deverá emitir suas opiniões acerca dos corais.

Atividade 2– MÚSICAS PARA UM CORAL

1º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com os alunos na roda sobre a escolha das músicas para o coral. O professor deverá com antecedência escolher algumas músicas que as crianças já conheçam pensando em algumas novas (5 músicas é o ideal). O (a) professor (a) deverá ouvir as músicas com as crianças e selecionar as músicas para o repertório.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá providenciar as letras das músicas para que as crianças lerem na hora de cantar. Essa estratégia ajudará as crianças aprenderem mais rápido as letras das músicas, como também a prática da leitura. As letras das músicas poderão ser ilustradas pelas crianças.

Fonte: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA.

Atividade 3– ENSAIO DAS MÚSICAS COM O  CORAL

1º Momento: O (a) professor (a) deverá a cada ensaio cantar as músicas já aprendidas e uma nova. Até que todos aprendam todas as músicas. O (a) professor (a) deverá combinar com as crianças, as que farão solo. Ou, separar a estrofe que só os meninos cantaram, ou a estrofe que só as meninas cantaram.

http://pequenopolis.wordpress.com/page/8/ 

Obs. O(a) professor(a) deverá combinar com os alunos o dia da apresentação ea quantidade de ensaios necessários para apresentação, bem como, o figurino que irão vestir, que poderá ser decidido por votação.   Cada ensaio deverá ter duração de 30min.

Atividade 4: APRESENTAÇÃO DO CORAL

1º Momento: O (a) professor (a) deverá ensaiar algumas vezes com as crianças no local da apresentação para que elas se familiarizem com o espaço e com a sua posição no lugar correto.Antes do ensaio o (a) professor (a) deverá ir ao local do ensaio e instalar o equipamento que usará para a apresentação (aparelho para cd e/ou caixa de som para o instrumento que será usado violão, piano etc).

2º Momento: O (a) professor (a) deverá junto com os alunos criar um convite para convidar aos pais para assistirem a apresentação do coral. Nesse convite deverá ter:

Data:

Hora:

Local:   

O(a) professor(a) deverá organizar com as crianças a parte textual do CONVITE. Depois deverá reproduzir com xerox e deixar que cada criança faça  a parte gráfica (ilustração) do convite que levará para sua família. O (a) professor(a) deverá reproduzir uma quantidade maior e após a ilustração feita pelas crianças distribuir na escola para as outras salas.

3º Momento: O(a) professor(a) deverá no dia da apresentação organizar o local, os instrumentos e equipamentos necessários. Fazer um breve ensaio com as crianças antes da apresentação. Obs: Se possível o professor deverá fazer a apresentação em um auditório.  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coro_(grupo_de_cantores)   

Fonte: NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Constituiram um coral infantil,   
  • Cantaram em coro, respeitando cada componente;
  • Vivenciaram uma apresentação com o coral.
  • Participaram da atidade com prazer e respeito aos amigos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 17 classificações

  • Cinco estrelas 15/17 - 88.24%
  • Quatro estrelas 1/17 - 5.88%
  • Três estrelas 1/17 - 5.88%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Claudete Maria Gomes de Lima Stavinski, Colégio Tupy Pinheiro , Paraná - disse:
    claudetestavinski@ig.com.br

    27/05/2014

    Cinco estrelas

    Que maravilha levar música aos nossos pequeninos!


  • paloma, colégio Chalupe , São Paulo - disse:
    palomarcp@terra.com.br

    25/05/2014

    Cinco estrelas

    Ótimas dicas . Vou segui-las.


  • Lívia FAGUNDES, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos , Goiás - disse:
    fagundeslivia@hotmail.com

    07/04/2014

    Cinco estrelas

    A professora está mesmo de parabéns pelo planejamento, cada uma das atividades está muito bem pensado e com certeza muito atrativo para os alunos.


  • Carla Cristiane Rodrigues e Silva, Escoal Classe Estãncia Planaltina , Distrito Federal - disse:
    carla-tine@hotmail.com

    14/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostaria de saber se necessita de instrumentos para acompanhar o coral?


  • marquinoria terminelis, ministerio infantil peniel , Amazonas - disse:
    kinorinha@hotmail.com

    20/05/2013

    Quatro estrelas

    amei as dicas,,Que Deus um abencoe cada dia.bjs


  • Edison Costa, Colegio Xavier , Goiás - disse:
    teacheredison@hotmail.com.br

    05/05/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante. Bem objetivop e claro.


  • João, Escola Brincar , Bahia - disse:
    foukilos@gmail.com

    04/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa a formação do coral e muito bem explicado! É o que estava procurando!


  • neusa, cre/cerejeiras , Rondônia - disse:
    neusasoares@brturbo.com.br

    02/04/2013

    Cinco estrelas

    Que maravilha! era justamente isso que estava procurando para iniciar aqui um projeto de coral na escola,vai me ajudar muito.obrigadafoi muito proveitosa essa leitura.


  • Paula Afonso, Projeto , Paraná - disse:
    paulaanalu@yahoo.com.br

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    Simplesmente adorei!!! Estou trabalhando com Canto Coral na escola este ano, e achei maravilhoso seu trabalho, e ajudou muito. Gostaria do seu email para trocarmos ideia se possível. Muito obrigada!


  • sandra , MINISTERIO INFANTIL , Paraná - disse:
    sandraconti2011@hotmail.com

    24/01/2013

    Cinco estrelas

    Exelente me ajudou muito pois precisava organizar o modo em q ensaiamos o caral da nossa igreja e estas ideias sao fundamentais!!!Obrigado DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!!!


  • Jetro Lima, Prefeitura Municipal , Pernambuco - disse:
    jetrolima@hotmail.com

    16/01/2013

    Cinco estrelas

    O conteúdo é de excelente nível pois mostra um passo a passo onde qualquer pessoa pode montar um coral.


  • viviane Medeiros, Igreja Adventista Do Setímo dia , Bahia - disse:
    vivianemedeiros.27@hotmail.com

    15/01/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, estou começando ensaiar com os meu alunos, e gostei muito das suas aulas, se puder mandar mais informações para meu e-mail ficarei grata. Obrigada!!!!!!


  • luciene, Igreja Assembléia de Deus , Goiás - disse:
    lucienesouzage@yahoo.com.br

    01/12/2012

    Cinco estrelas

    não entendo de música, mas desejo ensaiar um coral com as crianças da minha igreja, e estas dicas são muito importantes para mim. obrigada!


  • júnior silva, CenterMusic , Ceará - disse:
    juniorsilva1939@hotmail.com

    25/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom. estava meio perdido, mas agora com essas idéias deu pra melhora o meu trabalho. obrigado!


  • RITA LUZIANNA DOS SANTOS SOUSA, EMEF.ZOLIMA TENÓRIO DOS SANTOS , Pará - disse:
    ritaluziana@hotmail.com

    12/04/2012

    Cinco estrelas

    OLÁ! ACHEI MARAVILHOSAS AS IDÉIAS,POIS SE ENCAIXAM NO PERFIL QUE PROCURAVA,DESDE O ASSUNTO ATÉ O FIGURINO.PARABÉNS PELA IDÉIA.RITA/TUCURUÍ/PARÁ


  • Carmem Lucia Melim Brando, Escola de Música Teclas e Cordas , Santa Catarina - disse:
    clmelim@yahoo.com.br

    22/02/2012

    Três estrelas

    Legal estarem colocando a música na sala de aula, afinal agora é lei! Uma sugestão: Não esqueçam de fazer um alongamento e alguns vocalizes com as crianças antes de cantarem ok? Isso é muito importante!


  • Gean Oliveira, PETI , Rio Grande do Norte - disse:
    geamusic1@hotmail.com

    19/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei seu trabalho, parabéns e muito obrigado pelas dicas. Sou professor e desde criança sou apaixonado pela música.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.