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Jogando o Boliche

 

03/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as técnicas para a prática do boliche;

Conhecer o jogo, a área de arremesso, pista, bolas, pinos e a história do jogo;

Aprender a contagem dos pontos, a linguagem do boliche e conhecer os equipamentos do jogo (luvas e sapatos).

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

BOLICHE

http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=5818 

O boliche é um esporte cujo objetivo é derrubar uma série de pinos colocados ao fundo de uma pista, com uma bola. Pode-se jogar boliche tanto por lazer entre amigos e familiares, como por esporte em importantes competições nacionais e internacionais. É um esporte para todas as idades; podendo ser jogado durante toda a vida, sempre com a possibilidade de obter bons resultados, dado que a perícia do jogador é mais importante que a sua força ou resistência física.

O BOLICHE E SEUS BENEFÍCIOS 

Pode-se dizer que o Boliche  proporciona um “fechamento” das partes cognitivas, emotivas e motriz, do bolichista. Além do eu com a prática do Boliche, pode se melhorar o desempenho das estruturas psicomotoras de base, através de um bom trabalho de esquema corporal, visando melhorar habilidades manuais, de leitura e de escrita.  

Outro aspecto para qual o Boliche pode contribuir, é a ajuda que o jogo oferece a criança para perceber a diferença entre direita e esquerda, o que também a irá ajudar a reconhecer a ordem em um quadro e a seguir corretamente a direção gráfica, fundamental às atividades de leitura.

Com o jogo de Boliche, pode-se fazer a criança perceber posições, direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial da criança.

O Boliche torna-se um facilitador da aprendizagem na medida em que estimula o desenvolvimento da orientação temporal e espacial e da percepção espacial, elementos fundamentais no dia a dia da criança na busca da construção de conhecimentos, desenvolvendo habilidades que auxiliam, por exemplo, no processo de aquisição de leitura e escrita, utilizadas pela criança para ordenar elementos de uma sílaba, construir frases, aprender noções de matemáticas como as de coluna e fileira, etc, além de estimular a base primordial de toda coordenação dinâmica que é o equilíbrio.Outro fator que faz o Boliche, se tornar uma grande aliado para as escolas, é o grande desenvolvimento de seus praticantes na parte de concentração e equilíbrio para a tomada de decisões, fazendo com que a criança crie responsabilidade desde cedo.

O Boliche é uma atividade construtora de conhecimentos de base formando estruturas motorgnitivas desenvolvidas através da prática ou experiências de tarefas motoras através de uma gradativa estruturação de esquemas de conteúdos associados à atividade.

Postura Inicial

Segure na bola junto ao corpo, na altura do peito, com braço em "L". Coloque os quadris e os ombros paralelos em relação à linha de falta.

Como segurar na bola

Coloque primeiro os dedos médio e anelar nos orifícios da bola e em seguida, coloque o polegar.

Procure uma bola cuja furação seja a mais confortável possível, nem muito justa nem muito folgada para seus dedos. Segure a bola cuidadosamente em ambas as mãos, uma na bola e a outra por baixo apoiando o peso da bola, devendo os dedos mindinhos tocar-se ligeiramente.

Como iniciar a jogada

Coloque-se junto à linha de falta (de costas para os pinos), caminhe quatro ou cinco passos em linha reta, então vire-se em direção aos pinos e memorize um ponto de partida.Coloque o pé esquerdo ligeiramente à frente, se for destro (os canhotos devem colocar os pés na posição inversa).

Em todas as jogadas procure iniciar a jogada voltando ao mesmo ponto de partida.

Como iniciar os passos

Avance a bola para a frente e saia com o seu pé direito (se for canhoto, use o pé esquerdo), num só movimento, (esse é o passo de saída)

Ao dar o segundo passo, estique o braço naturalmente, deixe a bola balançar para baixo e para trás. O braço esquerdo deve ser esticado para o lado para auxiliar o equilíbrio (o braço direito, para os canhotos). Agora a bola deverá atingir o máximo do seu impulso e deixe movimento atingir o máximo possível na altura do ombro. Não dobre o cotovelo.

Caminhe normalmente e permita que a bola e o braço dêem continuidade ao movimento.

Lance a bola, soltando-a firmemente, porém sem empurrá-la. Fixe o olhar na seta que deseja acertar. Não pare o seu braço de forma rígida, deixe-o continuar o movimento, mesmo após soltar a bola.O polegar deverá apontar para o pino que deseja acertar. Ao final do movimento seu corpo não deverá estar curvado. Seja paciente e execute os movimentos de forma lenta e natural, até memorizar todos os passos.

MATERIAIS PARA A PRÁTICA DO BOLICHE

SAPATOS

Não se joga boliche com qualquer calçado, por isso o controle do local escolhido sempre tem sapatos especiais. Eles têm solas de couro liso e um salto especial que não deixa marcas no "approach". Fabricados especialmente para esse esporte, eles possuem a sola do pé esquerdo inteiramente de couro para deslizar melhor quando se aproximar da linha de falta, já a do pé direito tem apenas a ponta de couro, sendo o restante de borracha para tracionar o pé no início do movimento. Fique atento nesse detalhe pois os sapatos dos canhotos têm o formato da sola invertido. Entre os acessórios para o boliche há escovas de aço para limpeza da sola do sapato e pós-especiais que facilitam o deslize no "approach". Em alguns campeonatos ou torneios o uso de determinados acessórios e produtos são proibidos.

LUVAS

Embora alguns instrutores desaprovem o seu uso, alguns praticantes utilizam luvas especiais para auxiliar o arremesso da bola. Feitas de metal elas corrigem eventuais erros de posicionamento da mão, dando mais firmeza e segurança em alguns casos.

ESPECIFICAÇÕES DA BOLA DE BOLICHE

São fabricadas com variados materiais, tais como: borracha dura, poliuretano, poliéster, etc. Pesam entre 6 e 16 libras no máximo (2,72kg e 7,25kg), não devem ter mais que 27 polegadas (aproximadamente 22 cm) de diâmetro.

MATERIAL

Uma bola de boliche regulamentar deve ser construída de um material não metálico e deve seguir as seguintes especificações de peso, balanceamento e tamanho.

PESO E TAMANHO

As bolas de boliche não devem ter uma circunferência maior que 27 polegadas e não devem ter um peso maior que 16 libras. O diâmetro de qualquer bola deve ser constante. A superfície da bola deve ser livre de depressões ou buracos de desenho específico, exceto por furos e cortes usados para segurar a bola, letras e números de identificação, marcas acidentais causadas pelo gasto.

REGRAS BÁSICAS 

DEFINIÇÃO DO JOGO

O jogo de boliche consiste de dez frames. Um jogador tem direito a duas bolas em cada um dos nove primeiros frames, a menos que um strike seja marcado. No décimo frame, o jogador tem direito a três bolas caso um strike ou um spare sejam marcados. Cada jogador completará seus frames seguindo-se a sequência normal.Um lançamento legal acontece quando o jogador solta a bola e essa atravessa a linha de falta e percorre a área de jogo.Todo lançamento é válido, a menos que se marque uma bola morta. O lançamento deverá ser feito apenas com as mãos. Nenhum dispositivo que se desprenda ou que se mova pode ser incorporado à bola.

CONTAGEM DOS PONTOS

Exceto quando um strike for feito, o número de pinos derrubados no primeiro lançamento do jogador deverá ser marcado no canto superior esquerdo do quadrado correspondente a cada frame, e o número de pinos derrubados em seu segundo lançamento deverá ser marcado no canto superior direito do quadrado correspondente àquele mesmo frame. Se nenhum pino for derrubado na segunda bola, o espaço referente àquele lançamento deverá ser preenchido com (-). A anotação dos dois lançamentos deverá ser feita imediatamente.

STRIKE

Um strike é marcado quando todos os pinos são derrubados no primeiro lançamento do frame. O strike é anotado com um (X) no canto esquerdo superior do quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike dez pontos mais o número de pinos derrubados nas duas próximas bolas.

AULA 1

Espaço: quadra poliesportiva, pátio ou um espaço que tenha a possibilidade de montar e jogar com certa folga vários jogos de boliche ao mesmo tempo.  

Materiais: 10 garrafas pet para cada jogo de boliche (pode fazer quantos achar necessário), e algum tipo de bola disponível na escola. Como forma artesanal, caso não tenha bolas suficiente, pode-se utilizar folhas de papel e meias velhas para fazer a bola, conforme segue abaixo. 

ATIVIDADE 1 

Construindo a bola

Distribuir folhas de papel para os alunos, pedindo que façam uma bola grande. Dividir as meias velhas disponíveis e enrolar, uma por uma, por cima da bola de papel, sempre intercalando a abertura das meias, uma para cada lado, para evitar que a bola desmanche. Fazer a bola com o tamanho aproximado de uma xícara de chá, para que ela tenha algum peso, facilitando a rolagem.

Pode-se ampliar a possibilidade de personalização das bolas com retalhos, fitas adesivas ou meias coloridas.

ATIVIDADE 2

Montando as garrafas

Distribuir as garrafas entre os alunos. É interessante que cada um tenha uma para fazê-la como quiser. Podem pintá-las com guache, decorá-las com fita adesiva colorida, colar papéis coloridos por fora da garrafa, encher a garrafa com retalhos, papéis ou jornais. São inúmeras as possibilidades de confecção das garrafas de boliche. O cuidado que deve ser tomado é para que elas não fiquem com pesos muito diferentes, senão dificulta que caiam quando a bola bater em cada uma delas.

ATIVIDADE 3

Jogando o boliche

Organizar as garrafas em grupos de 10, formando um triângulo.

É recomendável que se organizem no espaço, vários grupos de garrafas, para que os alunos não fiquem paradas durante as aulas. As regras podem ser combinadas coletivamente, tanto do jogo quanto da reorganização das garrafas. Regras mais simples para o boliche escolar.

AULA 2

Espaço: quadra poliesportiva, pátio ou um espaço que tenha a possibilidade de montar e brincar com certa folga vários jogos de boliche ao mesmo tempo.   

Materiais: 10 garrafas pet para cada jogo de boliche (pode fazer quantos achar necessário), folhas de papel e meias velhas para fazer a bola ou bola de futsal.  

ATIVIDADE 1

Um número de 10 a 20 garrafas plásticas para a aula que receberão inscrições dos números de 0 a 10 ou 10 a 20.

Os alunos serão divididos em quatro equipes e o campo será dividido em dois sendo que cada campo terá duas equipes jogando uma contra a outra.

Cada equipe terá um representante por vez no lançamento da bola contra as garrafas numeradas. Após a queda das garrafas pelo lançamento da bola pelo aluno, os números das garrafas derrubadas deverão ser somados pelo aluno e anotados pelo professor como um controle e, ao final do jogo, descobre-se o grupo vencedor através do maior número de pontos obtidos.

Pode-se variar a regra do jogo e também efetuar uma subtração dos pontos obtidos das garrafas que ficaram em pé dos pontos do time adversário.

ATIVIDADE 2

Arrumar dez garrafas tipo garrafa pet 2 litros em uma das áreas de uma quadra de futsal. Cada aluno terá direito de arremessar rente ao solo dez bolas de tênis. Vence o aluno que somar, depois de duas rodadas, o maior número de pontos. 

ATIVIDADE 3

Arrumar sobre o solo dez latas na seguinte ordem (4, 3, 2 e 1). Cada aluno terá no máximo 3 bolas de borracha para derrubar todas as latas a uma distância de cinco metros. Vence o aluno que somar o maior número de latas derrubadas após os três lançamentos.

AULA 3

HANDEBOL BOLICHE

Espalham-se 10 latas ou garrafas pet plásticas em cada área da quadra de handebol. Cada time tem como objetivo derrubar as latas do adversário. Os pontos são somados a cada arremesso e cada lata derrubada equivale a um ponto. Vence o time que derrubar o maior número de latas. O jogo poderá ter dois tempos de cinco minutos para cada lado.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos conseguiram praticar as técnicas do boliche dentro de suas possibilidades e limitações?

Pedir aos alunos que realizem um trabalho identificando as principais regras do jogo, a contagem dos pontos do boliche e os respectivos nomes das principais jogadas do boliche.

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