11/11/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Tipos de brinquedos e brincadeiras;
- Tipos de atividades de lazer.
O professor, em roda com as crianças, dará início à aula, conversará sobre brinquedos e brincadeiras, questionando:
- Quem gosta de brincar?
- Qual a brincadeira que você mais gosta?
- Que brinquedos vocês têm em casa?
- Qual deles você mais gosta?
- Por que é importante brincar?
Durante a discussão, o professor listará os brinquedos e as brincadeiras citados pelas crianças para utilizar em outro momento da aula.
Proponha que os alunos pesquisem em casa, com os seus pais ou avós, brincadeiras que eles brincavam quando eram criança. Cada criança deverá apresentar uma dessas brincadeiras para os demais colegas, ensinando-a. Outra sugestão é convidar os pais, mediante prévio agendamento, para que ensinem tais brincadeiras para a turma. É importante que o professor compare a lista de brincadeiras construída na atividade 1 com as brincadeiras dos pais ou avós.
Ao final de cada brincadeira, proponha que os alunos façam um registro, por meio da escrita e do desenho, o que subsidiará a construção de um álbum de brincadeiras.Esse álbum poderá ser construído em papel peso 40 ou no computador, utilizando o programa Paint. Caso optem pelo computador, os registros das crianças deverão ser impressos, para a montagem do álbum.
O professor apresentará imagens com atividades de lazer para que os alunos façam a leitura. Nesse momento, levantará alguns questionamentos, tais como:
-O que vocês estão observando?
- O que está acontecendo nas imagens?
- O que é lazer?
- O que vocês gostam de fazer quando têm tempo livre?
- Por que as atividades de lazer são importantes para a nossa vida?
Fonte: http://todaperfeita.com.br/wp-content/uploads/2009/10/Crianasbrincando.jpg
Fonte: http://bbel.uol.com.br/upload_2009/conteudo/tecnologiabrincadeira3.jpg
Fonte: http://theartofmind.files.wordpress.com/2008/06/fingerpaint.jpg
Após a discussão realizada na atividade 3, o professor poderá propor que as crianças construam um acróstico, utilizando a palavra LAZER como mote, conforme o modelo abaixo:
- Brincadeiras e Brinquedos Culturais: http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm
- Resgatando brincadeiras: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?Texto=240
- Brinquedos e brincadeiras de ontem, de hoje e do mundo todo: http://criancas.uol.com.br/especiais/ult2631u4.jhtm
O professor deverá realizar uma avaliação contínua, por meio de observações, intervenções e orientações individuais e coletivas, a fim de acompanhar o aprendizado das crianças em relação aos objetivos proposto para o estudo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!