Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pensar, Repensar e Representar/Ensino Especial

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Analisar os desafios propostos buscando interpretar as atividades apresentadas e criar estratégias de ações;

-Trabalhar organização do pensamento a fim de que as crianças apresentem respostas e ações mais coerentes, significativas e efetivas;

-Desenvolver a capacidade de pensar associando-as à ações da rotina diária de atividades;

-Identificar diferentes maneiras de pegar e soltar objetos com texturas, tamanhos e formas diversificadas.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  É necessária básica noção de matemática e sequência numérica.

Estratégias e recursos da aula

A estratégia utilizada será:

- trabalho colaborativo.

Atividade 1: Limões

Material: Pedaços de papel contendo números. 

Formação: em círculo.

Descrição da atividade: O professor distribuirá os números sortidos para as crianças (quantidade de número correspondente com a quantidade de alunos).

Prestando atenção no seu número e na gramática da frase, deverá pronunciar corretamente as palavras no plural ou no singular. Começará pelo número 1, que deverá chamar qualquer outro número não precisando ser na sequência, pois as crianças devem estar atentas a brincadeira, ao seu número e a gramática da frase. Somente o número 1(um) poderá falar "Limão", os demais deverão pronunciar "Limões" e ao falar "Meio Limão" devem também ter a atenção em pronunciá-la sempre no singular.

Ex:   - Um limão e meio limão, não! Dois limões e meio limão!         - Dois limões e meio limão, não! Treze limões e meio limão!!

        -Treze limões e meio limão, não!! Um limão e meio limão!       - Um limão e meio limão, não! Dezesseis limões e meio limão!

         E assim por diante!

Quando um aluno errar ou esquecer de pronunciar o seu número, poderá sair da brincadeira ou pagar alguma prenda! Combine com seus alunos!

Dica: Se as crianças apresentarem dificuldade com a numeração sortida, comece a brincadeira na sequência em que estiverem posicionadas no circulo.

Figura 1: Disponível em: http://colunistas.ig.com.br/comidinhas/files/2005/08/limoes5.jpg  

acesso em: 31.09.10.

Atividade 2: Centopéia desengonçada

Descrição da atividade: Os alunos deverão formar trios. Os trios, de mãos dadas deverão deslocar-se de um lado ao outro da quadra, juntos, conforme o comando do professor.

Se o professor disser:

-6 pés e 2 mãos (os trios deverão se organizar para que os três andem, e um deles ande engatinhando, com os pés e as mãos no chão);

-4 pés e 2 mãos (deverão se organizar, de maneira que fique 4 pés e 2 mãos: poderá ser 2 pulando de um pé e um engatinhando com os pés e as 2 mãos no chão ou 2 com dois pés no chão e 1 andando de carrinho de mão);

-3 pés e 5 mãos (poderá ser os três com um único pé no chão 2 deles com as duas mãos no chão e somente 1 com uma das mãos).

Comandos alternativos:  - 4 pés e 2 mãos;

                                      - 5 pés e 3 mãos;

                                      - 3 pés e 5 mãos;

                                      -6 pés e 4 mãos;

                                      - 2 pés e 6 mãos;

                                      Crie mais!

Referência: Atividade adaptada de : AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação. 3ª Ed. Jundiaí: Fontoura, 2008.

Figura 2: Disponível em: http://www.brincareducando.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/D/S/DSC01201.JPG  

acesso em:  30.09.10.

Atividade 3: 1, 2, 3, 4 e Brasil

Material: Bola.

Formação: sentados em círculos.

Descrição da atividade: O professor pedirá para que a bola seja passada de um aluno ao outro através do toque com as mãos. Cada aluno que receber a bola dirá um número de maneira seqüencial: O primeiro dirá 1, o segundo dirá 2 e assim sucessivamente, sendo que, o quinto aluno deverá substituir o número “5” pela palavra “Brasil”. No momento que uma criança errar o professor poderá reiniciar o jogo, respeitando as dificuldades apresentadas pelas crianças. Caso apresentem afinidade com o jogo, o professor poderá fazer a atividade com múltiplos de 5 e cada vez que a bola chegar a um aluno este deverá falar o número múltiplo de 5 ou gritar: BRASIL!

Atividade adaptada de: DIEHL, Rosilene M. Jogos para crianças e jovens com deficiência. 2ª Ed. São Paulo: Phorte, 2008.

Figura 3: Disponível em: http://educacaodeinfancia.com/wp-content/uploads/2009/05/alfombra.jpg 

acesso em: 30.09.10.

Você sabia professor... que o termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje - na maioria das vezes - é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou “espírito bagunceiro” das crianças.

Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas emocionais, cognitivos, sociais, que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.

Na maioria dos casos é o professor o primeiro a identificar que a criança está com alguma dificuldade, mas os pais e demais membros da família devem ficar atentos ao desenvolvimento e ao comportamento da criança.

Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração.

O que se pode fazer professor com o aluno que apresenta dificuldades?

-Evite ressaltar as dificuldades do aluno, diferenciando-o dos demais;

- Evite mostrar impaciência com a dificuldade expressada pela criança ou interrompê-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando a sua fala;

- Evite corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor;

- Evite ignorar o aluno com dificuldades;

- Não force o aluno a fazer as tarefas quando estiver nervoso por não ter conseguido;

- Explique ao aluno as suas dificuldades e diga que está ali para ajudá-lo sempre que precisar.

Disponível em: http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=3822 

acesso em: 02.10.10.

Diante de posturas como estas pode-se conseguir avanços significativos na autoestima possibilitando assim possíveis evoluções na aprendizagem. 

Recursos Complementares

Jogo da Memória

Trabalhar memorização disponibilizando dois jogos de memória, onde os alunos, no primeiro jogo, deverão procurar as aves correspondentes e no segundo jogo os animais marinhos correspondentes.

Deixe que as crianças se divirtam e poderá apresentar os jogos à elas quantas vezes for necessário, para que reiniciem e treinem sua concentração e memória.

Jogo 1: Disponível em: http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/memo_001.htm 

acesso em: 30.09.10.  

Jogo 2: Disponível em: http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/memo_002.htm 

acesso em: 30.09.10.

Avaliação

Será avaliado na criança:

- capacidade de concentração (tempo máximo para realizar o jogo);

- capacidade de organizar seu pensamento e agir de acordo com o que foi pedido.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.