Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo sobre luta, briga e violência

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

AGOSTINHO BEETHOVEN MACEDO BEGHELLI FILHO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as diferenças entre luta e briga;

Construir coletivamente um conceito para lutas;

Compreender os elementos que caracterizam as luta: as regras, as técnicas, o uso de equipamentos e espaços específicos para sua prática.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Refletindo sobre diferentes situações  

Iniciar a aula apresentando para a turma as seguintes imagens contidas nos sites abaixo relacionados, e pedir que descrevam o que estão observando.

http://blog.etiqueta-corporativa.com.br/2007/11/23/chefes-que-gritam-comprometem-a-motivacao-dos-funcionarios/ 

http://www.lazeresportes.com/tag/sub-20 

http://www.jornalpelicano.com.br/2009/05/colegio-naval-e-campeao-da-%E2%80%9Cmerc-x-nav%E2%80%9D-2009/ 

http://www.paranaesporte.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2090 

Acesso em 18 outubro de 2010

As seguintes perguntas poderão ser feitas durante a exibição das imagens com intuito de orientar a observação das crianças:

a) O que vocês estão observando nas fotos?

b) Onde as pessoas estão?

c) Como estão vestidas?

d) O que está acontecendo?

e) Por que vocês acham isso?   

 Atividade 2: Organizando as idéias

Nesta atividade, serão distribuídas no chão palavras como: socos, golpes, desrespeito, chute, queda, disputa, intolerância, confusão, contato corporal, desorganização, agressividade, desequilíbrio, técnica, defesa, ataque, regra, equipamentos, juiz. Uma cartolina colada na parede terá de um lado a palavra lutas e de outro, a palavra brigas. A proposta aqui é que as crianças escolham palavras e colem na cartolina de acordo com a forma como as classificam (característica das lutas ou das brigas).

Imagens do arquivo do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

OBS: Nessa atividade algumas palavras como contato corporal e quedas, poderão estar relacionadas tanto com lutas como com brigas. Neste caso o professor deverá destacar que, apesar de estarem presentes nas duas situações, os motivos e razões que geram estas ações corporais são totalmente diferentes nas lutas e nas brigas. É importante destacar, ainda, o respeito às regras como elemento fundamental das lutas.  

 Atividade 3: Brincando de lutas - com regras!

Tendo em vista que neste momento todos já sabem quais são as características das lutas, propomos jogos de oposição com respeito às regras pré-estabelecidas.  

1) Luta do Saci - Os alunos em dupla, deverão ficar de pé somente com um apoio. Uma das mãos ficará nas costas e a outra servirá para tentar desequilibrar o colega. Portanto, o objetivo da brincadeira será o desequilíbrio e a queda do adversário. Após a realização da atividade, discutir as questões que surgiram com a brincadeira (Destacar que nesta brincadeira o objetivo é o desequilíbrio do colega).   

2) Jogo das Costas - Dividir a turma em duplas e delimitar várias áreas (círculos) no espaço da brincadeira. O objetivo é tirar o adversário desse espaço pré-determinado só usando as costas para empurrá-lo. Após a realização da atividade, discutir as questões que surgiram com a brincadeira (Destacar que nesta brincadeira o objetivo é a exclusão de espaço).

Imagens do arquivo do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.

Recursos Complementares

http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/index.html 

(Acesso em 18 de outubro de 2010).

Avaliação

Avaliação:  

Complete o texto abaixo com as palavras contidas no quadro.   

Lutas são________________ nos quais os lutadores conhecem e respeitam as___________. Os praticantes de uma luta usam__________________ e aprendem técnicas de ________________, de exclusão de espaço e golpes de____________________. Nas competições de lutas, há sempre um ______________responsável garantir que as regras sejam cumpridas.   

 regras -  desequilíbrio -  roupas especiais- árbitro - ataque e defesa- embates corporais  

 

Texto na íntegra: Lutas são embates corporais nos quais os lutadores conhecem e respeitam as regras. Os praticantes de uma luta usam roupas especiais, aprendem técnicas de desequilíbrio, de exclusão de espaço e golpes de ataque e de defesa. Nas competições de lutas, há sempre um juiz responsável garantir que as regras sejam cumpridas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.