18/11/2010
AGOSTINHO BEETHOVEN MACEDO BEGHELLI FILHO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar as diferenças entre luta e briga;
Construir coletivamente um conceito para lutas;
Compreender os elementos que caracterizam as luta: as regras, as técnicas, o uso de equipamentos e espaços específicos para sua prática.
Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula apresentando para a turma as seguintes imagens contidas nos sites abaixo relacionados, e pedir que descrevam o que estão observando.
http://www.lazeresportes.com/tag/sub-20
http://www.paranaesporte.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=2090
Acesso em 18 outubro de 2010
As seguintes perguntas poderão ser feitas durante a exibição das imagens com intuito de orientar a observação das crianças:
a) O que vocês estão observando nas fotos?
b) Onde as pessoas estão?
c) Como estão vestidas?
d) O que está acontecendo?
e) Por que vocês acham isso?
Nesta atividade, serão distribuídas no chão palavras como: socos, golpes, desrespeito, chute, queda, disputa, intolerância, confusão, contato corporal, desorganização, agressividade, desequilíbrio, técnica, defesa, ataque, regra, equipamentos, juiz. Uma cartolina colada na parede terá de um lado a palavra lutas e de outro, a palavra brigas. A proposta aqui é que as crianças escolham palavras e colem na cartolina de acordo com a forma como as classificam (característica das lutas ou das brigas).
Imagens do arquivo do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.
OBS: Nessa atividade algumas palavras como contato corporal e quedas, poderão estar relacionadas tanto com lutas como com brigas. Neste caso o professor deverá destacar que, apesar de estarem presentes nas duas situações, os motivos e razões que geram estas ações corporais são totalmente diferentes nas lutas e nas brigas. É importante destacar, ainda, o respeito às regras como elemento fundamental das lutas.
Tendo em vista que neste momento todos já sabem quais são as características das lutas, propomos jogos de oposição com respeito às regras pré-estabelecidas.
1) Luta do Saci - Os alunos em dupla, deverão ficar de pé somente com um apoio. Uma das mãos ficará nas costas e a outra servirá para tentar desequilibrar o colega. Portanto, o objetivo da brincadeira será o desequilíbrio e a queda do adversário. Após a realização da atividade, discutir as questões que surgiram com a brincadeira (Destacar que nesta brincadeira o objetivo é o desequilíbrio do colega).
2) Jogo das Costas - Dividir a turma em duplas e delimitar várias áreas (círculos) no espaço da brincadeira. O objetivo é tirar o adversário desse espaço pré-determinado só usando as costas para empurrá-lo. Após a realização da atividade, discutir as questões que surgiram com a brincadeira (Destacar que nesta brincadeira o objetivo é a exclusão de espaço).
Imagens do arquivo do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.
http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/index.html
(Acesso em 18 de outubro de 2010).
Avaliação:
Complete o texto abaixo com as palavras contidas no quadro.
Lutas são________________ nos quais os lutadores conhecem e respeitam as___________. Os praticantes de uma luta usam__________________ e aprendem técnicas de ________________, de exclusão de espaço e golpes de____________________. Nas competições de lutas, há sempre um ______________responsável garantir que as regras sejam cumpridas.
regras - desequilíbrio - roupas especiais- árbitro - ataque e defesa- embates corporais |
Texto na íntegra: Lutas são embates corporais nos quais os lutadores conhecem e respeitam as regras. Os praticantes de uma luta usam roupas especiais, aprendem técnicas de desequilíbrio, de exclusão de espaço e golpes de ataque e de defesa. Nas competições de lutas, há sempre um juiz responsável garantir que as regras sejam cumpridas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!