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Controle manual: pinçar e pegar/Ensino Especial

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
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SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Coordenar os movimentos manipulativos mediante contração e relaxamento;

-Identificar diferentes maneiras de pegar e soltar objetos com texturas, tamanhos e formas diversificadas;

-Desenvolver a coordenação  motora fina.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão os jogos e as brincadeiras sugeridos no plano de aula, ou seja:

- Quantos posso pegar;

- Cinco marias, cinco pedrinhas;

- Quem consegue rodar.

Os recursos utilizados são os materiais apresentados no desenvolvimento dos jogos e brincadeiras.

Atividade 1: Quantos posso pegar!!??

Material: - vários objetos de variadas espessuras e tamanhos;         

               - duas caixas para guardar todos objetos.

Formação: em fila.

Descrição da atividade: 1. O professor colocará em cima de uma mesa vários objetos.

                                     2. Solicitará que cada criança, no limite de 1 minuto, pegue a quantidade máxima de objetos possíveis;

                                     3. Cada criança colocará os objetos recolhidos dentro de uma caixa vazia (que estará disponível ao lado das fileiras);

Vale lembrar a principal regra da brincadeira:

                                      Para pegar os objetos os alunos deverão utilizar somente o dedo indicador e o polegar, executando o movimento de pinça com estes.

Assim, o professor deverá anotar quantos objetos cada um conseguiu pegar e no final deverá explicar para as crianças que haverá dificuldades para pegar os objetos maiores ou os de espessura fina.

Observação: as crianças que desejarem poderão repetir a atividade. Nesse momento caberá ao professor observar se conseguem pegar mais objetos e motivá-las para que mantenham as mãos relaxadas e possam executar os movimentos propostos.

Figura 1: Disponível em: http://www.instrumentador.com.br/gestos/anatomica.gif  

acesso em: 30.09.10.

Atividade 2: Cinco marias ou cinco pedrinhas.

Material: Cinco saquinhos ou cinco pedrinhas.

Descrição da atividade:  O professor dividirá as crianças em duplas e explicará para elas a brincadeira que poderá ser utilizada saquinhos de arroz ou pedrinhas.Existem várias formas de brincar de cinco marias.

Uma das formas apresenta-se descrita a seguir, mas se quiser conhecer outras formas poderá acessar o link disponível em: http://criancas.hsw.uol.com.br/cinco-marias3htm 

acesso em: 29.09.10.

Para conseguir seguir os passos desta é fundamental que os alunos utilizem sempre o polegar e o indicador para pegar as peças da brincadeira.

Pegando do chão:

1.Espalhe os cinco saquinhos (ou pedrinhas) no chão. O melhor jeito é jogá-los para cima e deixar cair de qualquer jeito, sem que fiquem muito longe um do outro.

2.Escolha um saquinho, jogue-o para cima e pegue outro do chão com a mesma mão. Você precisa ser rápido o bastante para conseguir pegar o primeiro na volta.

3.Jogue os que estão na mão para o alto e, sem deixá-los cair, tente pegar mais um. Continue até que esteja com os cinco na mão.

4.Agora que conseguiu, tente fazer diferente: em vez de pegar um saquinho por vez enquanto o que jogou para cima não cai, você tem que pegar mais de um por vez.

5.Comece tentando pegar dois de cada vez. Lembre-se que não pode deixar cair nenhum dos que estão na mão enquanto pega os próximos. Conseguiu? Agora tente pegar dois saquinhos na primeira vez e três na segunda. Por fim: jogue um para cima e tente pegar os quatro restantes de uma vez só!

Dica: O professor poderá confeccionar os saquinhos para a brincadeira com as crianças.

Como fazer os saquinhos?

Poderá aprender a confeccioná-los no mesmo link disponibilizado acima.

Abaixo encontra-se passo a passo da montagem, mas se preferir é só clicar no item 4. Como fazer os saquinhos.  

É possível fazer seu próprio kit de cinco-marias. Você só vai precisar de paciência, material e uma mão firme para fazer os saquinhos:

Material : - Retângulos de tecido;

                 -Agulha;

                 -Linha;

                 -Tesoura;

                 -Arroz, areia ou feijão.

Figura2: Disponível em: http://criancas.hsw.uol.com.br/cinco-marias3.htm 

acesso em: 29.09.10.

Modo de fazer:  1.Recorte cinco retângulos de tecido, se possível de cores diferentes. Cada retângulo deve ter, mais ou menos, 3 centímetros de largura por 4 centímetros de altura.

                         2. Dobre um dos retângulos no meio e costure as laterais, deixando uma entrada aberta.

                         3. Pela abertura, preencha o saquinho com areia, arroz, feijão ou outro tipo de semente ou grão. Ele não deve ficar muito cheio.              

                         4. Costure a abertura.

                         5. Repita a operação com os outros saquinhos.

Sabemos que... a coordenação motora fina visa utilizar pequenos músculos de forma mais eficaz, tornando o movimento cada vez mais preciso e apurado para o manuseio de objetos, elaboração da escrita entre outros aspectos.

Fonte: http://educacaodialogica.blogspot.com/2008_06_12_archive.html 

acesso em: 19.10.10.

Podemos recorrer a estratégias lúdicas diversificadas para auxiliarmos os alunos a desenvolverem a coordenação motora fina da melhor maneira possível para que possa possibilitar à criança maior facilidade no momento da apropriação da escrita.

Para sabermos se o aluno apresenta uma boa coordenação precisamos:

-Avaliar o nível da agilidade de cada atividade e movimentos alternados ou não que ele executa.

Ex. número de vezes que deixa o saquinho lançado para cima cair ao chão, após pegar outro do chão, não conseguindo assim cumprir com a tarefa.

- Avaliar se o aluno executa movimentos descoordenados.

Ex. observar se ao jogar ou pegar os saquinhos a criança movimenta tronco ou alguma outra parte do corpo simultaneamente aos movimentos das mãos.

- Avaliar a musculatura envolvida na coordenação.

Ex. observar se a criança apresenta hipertonia (rigidez da musculatura) no movimento de abrir e fechar as mãos.

Atividade 3: Quem consegue rodar?

Material: Pião de rodar com os dedos.

Descrição da atividade: O professor com o uso de um pião ou vários piões, caso tenha possibilidade de adquirir, pedirá para que os alunos rodem o pião utilizando somente os dedos polegar e indicador, prestando atenção em quem consegue rodar e quem consegue deixar o pião rodando por mais tempo!! De acordo com o envolvimento e habilidade das crianças poderá realizar uma competição de piões!!

Figura 2: Disponível em: http://www.solostocks.com.br/img/piao-mini-kit-c10-58627n0.jpg 

acesso em: 30.09.10.

Recursos Complementares

Jogando pião.  

Neste jogo online, apresenta na tela inicial três personagens para crianças: Du, Edu e Dudu.

A criança brincará com o pião, onde utilizando o mouse deverá clicar em “click to start”; escolher um dos personagens nomeados acima; clicar em “start game”.

Na parte central e abaixo da tela estará posicionado um pião onde a criança deverá clicar neste na tentativa de derrubar os piões em movimento, a fim de somarem pontos até acabar o tempo do jogo.

Importante: o jogo poderá ser reiniciado como também o personagem poderá ser substituído, ficando estes dois procedimentos a escolha da criança.

Esta atividade vem remeter a atividade dada em quadra.

Obs: O jogo está escrito em inglês, por isso o professor deverá demonstrar ao aluno os primeiros passos, e deverá começar a jogar ao clicar no “play”.

Disponível em: http://www.jogosegamesdahora.com.br/jogos_online_path/4018/Du,Dudu-e-Edu---Piao/ 

acesso em: 30.09.10.

Avaliação

Será avaliado na criança:

- nível de controle em pinçar os objetos;

-nível de desenvolvimento na coordenação motora fina, verificando capacidades e dificuldades em suas ações.

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