24/11/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
· Experimentar diferentes formas de desequilibrar e reequilibrar o corpo;
· Identificar as circunstâncias na qual o desequilíbrio se apresenta nas lutas;
· Identificar os movimentos (golpes) em que foram utilizados a força e as alavancas;
· Vivenciar jogos de luta onde o equilíbrio e o desequilíbrio estejam ligados à temática.
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a realização desta aula.
1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre a relação equilíbrio e lutas:
Normalmente, quando falamos em lutas pensamos logo em uma disputa corpo a corpo entre dois atletas. No entanto existem vários tipos de lutas, algumas onde o contato corporal é constante (ex. judô, luta livre, etc.), outras com contato corporal temporário (karatê, boxe, etc.) e ainda um terceiro grupo onde o corpo dos oponentes não tem contato durante a disputa, normalmente se usa objetos para que o contato se faça (ex: esgrima).
O que é fundamental em qualquer tipo de luta é o equilíbrio do corpo. As lutas normalmente são pautas em ataques e defesas, e o equilíbrio do corpo é essencial para desenvolver as duas ações. Em algumas lutas, o equilíbrio faz parte da estratégia para se chegar a um fim (ex: É necessário equilíbrio para se projetar um golpe perfeito para se pontuar no karatê), em outras, o equilíbrio, ou a falta dele, é o objetivo principal a ser alcançado (no judô o desequilíbrio do oponente é fundamental para a luta). De qualquer forma o desequilíbrio do oponente interfere diretamente em uma luta.
Podemos então concluir que o reequilibrar o corpo rapidamente depois de uma situação de desequilíbrio pode ser essencial durante a luta.
Vamos então agora experimentar um pouco do equilíbrio, desequilíbrio e reequilíbrio do corpo em situações diversas?
Atividade 01: Controlando o desequilíbrio
O professor vai construir com os alunos um percurso utilizando corda, latas, ripas de madeira, troncos, pneus, etc.
Lançar o desafio: Os alunos deverão cruzar todo o percurso sem tocar com o corpo no chão, pisando apenas nos objetos deixados pelo caminho.
Os alunos que forem vencidos pelo desequilíbrio e tocarem no chão (fora do percurso) são eliminados do desafio.
OBS. À medida que um desafio é superado por um grupo de alunos, um novo percurso (mais difícil) pode ser montado para o retorno dos mesmos ao ponto inicial. Esse novo percurso pode ser montado pelos alunos que foram eliminados anteriormente, resgatando a participação dos mesmos.
Reflexão: Na atividade que acabamos de vivenciar, testamos o reequilíbrio do corpo a todo o momento, porém o único agente que provocava o desequilíbrio do nosso corpo era o meio. Quando experimentamos o desequilíbrio nas lutas, o principal causador do nosso desequilíbrio é um outro competidor. Para desequilibrar o oponente, um competidor lança mão de diversos recursos.
Vocês podem me dizer como podemos provocar o desequilíbrio de um oponente em uma luta? (empurrando, puxando, fazendo alavancas com os pés, com as mãos, com o corpo, através de um ataque rápido, utilizando objetos (quando os mesmos são permitidos nas regras), etc.).
Vamos então agora experimentar um pouco do equilíbrio, desequilíbrio e reequilíbrio do corpo em algumas situações onde a intervenção do oponente é direta?
Atividade 02: Desequilibrando com objetos
Essa luta é bem interessante e pode aproveitar a estrutura montada previamente pelos alunos na atividade anterior.
Material: Bastões de aproximadamente 1,20m de comprimento feitos com cabo de vassoura e macarrão de natação (aqueles com um buraco no meio). Cortar o macarrão em pedaços de aproximadamente 50 cm de comprimento e encaixá-los nas pontas do bastão para evitar que os alunos se machuquem durante a atividade (figura 01).
(Figura 01)
· O professor dividirá a turma em equipes de três a quatro alunos (dependendo da complexidade do percurso) e aproveitando o percurso montado na atividade anterior, acrescentará com os alunos diversas rotas alternativas que se intercomunicarão em pontos diversos.
· Cada equipe começa de um lado do percurso, cada aluno com um bastão;
· O objetivo da luta é eliminar os oponentes da equipe contrária, provocando o desequilíbrio dos mesmos, utilizando apenas o bastão como recurso;
· O aluno que tocar qualquer parte do corpo no chão (fora do percurso) é eliminado da disputa;
· Vence a equipe que permanecer na disputa.
O professor poderá ainda variar o objetivo do luta:
OBS. Os alunos poderão propor outras regras para que a disputa fique mais interessante, como por exemplo: restrições, punições, retorno de integrantes da equipe, etc.
Reflexão: Na atividade que acabamos de vivenciar, quais foram os recursos que foram utilizados para provocar o desequilíbrio do oponente? (empurrões e alavancas com o bastão).
Em todas as situações os competidores utilizavam técnicas muito parecidas (o uso do bastão para desequilibrar). O que variava para o sucesso ou fracasso das investidas era a agilidade e força no ataque e a capacidade de reequilíbrio na defesa.
Vamos tentar agora desequilibrar o colega sem o uso de objetos?
Atividade 03: Desequilibrando o colega
Em duplas, utilizando o corpo, os alunos deverão desequilibrar seus oponentes forçando o toque do quadril dos mesmos no chão.
· As duplas poderão ser trocadas à medida que as disputas foram ocorrendo;
· Para desequilibrar o oponente poderá ser utilizado qualquer recurso (possíveis restrições poderão ser definidas pela turma)
· Vence aquele que desequilibrar mais oponentes.
OBS. Para prevenir acidentes, o professor deverá realizar essa atividade em local apropriado utilizando um colchão ou tatame. Caso não tenha tais recursos, um terreno mais fofo com um gramado pode ajudar amenizar as quedas.
Os alunos poderão propor outras regras para que a disputa fique mais interessante, como por exemplo: restrições e punições.
http://www.efdeportes.com/efd130/lutas-como-conteudo-das-aulas-de-educacao-fisica.htm
(Artigo: A utilização das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física - Heraldo Simões Ferreira)
http://www.metodoimoto.com/artigos_alavancas.asp
(Texto explicativo: Alavanca/Luta)
Reunir os alunos e pedir que respondam as seguintes questões
- Quais os movimentos mais utilizados nas atividades para provocar desequilíbrio nos adversários? Quais os mais eficientes?
- Quais são os recursos utilizados para reequilibrar o corpo nas diferentes situações?
- O tamanho da pessoa interfere no seu equilíbrio/desequilíbrio? Por que?
- Quais os recursos que podemos utilizar para compensar uma situação adversa (nas lutas)?
- Qual é o posicionamento ideal para se defender de um oponente que quer nos derrubar?
- Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?
Cinco estrelas 2 classificações
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26/11/2012
Cinco estrelaseu acheii bom, mas no karate ha equilibrio ou desequilibrio ?????
19/05/2011
Cinco estrelasotimas atividades, e com recursos reduzidos.