19/11/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Modernização de vida e a problemática ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Os males (violência, exploração física e sexual) espalhados no mundo (adaptado de: http://www.brasilescola.com/mitologia/a-caixa-pandora.htm ).
Não é necessário conhecimento prévio.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Dramatizações;
- Trabalhos em Grupos;
- Letra de música;
- Utilização da sala de multimídia.
Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo “2. Mitologia: A caixa de Pandora”(Fig. 1), com duração de 2 minutos e 15 minutos, de acordo com o link abaixo. O referido vídeo versa sobre o mito de Pandora e a caixa que ela trouxe para terra - a qual não deveria ser aberta, pois continha todos os males que afligem a terra.
Link do vídeo “2. Mitologia: A caixa de Pandora”: http://www.youtube.com/watch?v=vBpZDPVjfwI Acessado em: 28 de Setembro de 2010.
Figura 1 – Imagem do vídeo “2. Mitologia: a Caixa de Pandora”.
Após apresentar o vídeo, o professor deverá promover uma conversa sobre este. Abaixo sugerimos algumas perguntas que poderão ser utilizadas neste momento.
É importante que nesse momento, caso os alunos não tenham inferido pelo vídeo e pela discussão, o professor fale que o mito da caixa de Pandora foi criado para explicar os males do mundo e como o homem é capaz de lutar pelos seus ideais, mesmo tendo algumas adversidades – pois a esperança foi a única coisa que se manteve na caixa.
Apresentado e discutido o mito da Caixa de Pandora, o professor deverá dizer que o tema destas aulas é: "Abrindo a Caixa de Pandora: Conversando sobre a violência, exploração física e sexual no mundo".
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos pensem quais males, dos que foram libertados quando a caixa foi aberta, fazem parte da realidade do mundo em que vivemos atualmente.
Observação: Para esta atividade, o professor deverá disponibilizar (trazendo ou pedindo previamente para que os alunos tragam) revistas, jornais, panfletos, tesouras, cola, cartolinas (ou folhas de papel pardo), canetas hidrocor e lápis de cor.
Dando continuidade à aula, com o intuito de discutir os males presentes no mundo atual, sugerimos que o professor pergunte aos alunos quais os males em que pensaram (como proposto ao término da atividade anterior).
O professor poderá fazer as seguintes perguntas:
É importante que o professor medie este momento, de forma a favorecer a participação de todos e sanar quaisquer dúvidas que possam surgir.
Após ouvir os alunos, o professor deverá organizá-los em grupos de até quatro (4) componentes para que montem cartazes sobre os males espalhados pelo mundo, de forma que reflitam sobre estes.
Para isso, o professor deverá disponibilizar revistas, jornais e panfletos (entre outros materiais) para que os grupos recortem figuras que ilustrem males presentes na sociedade - como os da caixa de Pandora e apontados por eles na atividade anterior - para colar nas cartolinas. Após serem escolhidas as figuras, eles deverão escrever pequenos textos nos quais expliquem porque estas ilustram males presentes no mundo contemporâneo.
Figura 3 – Exemplo de colagem em papel pardo.
Fonte: do autor.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos coloquem suas produções na lousa (e ou paredes) da sala de aula e, em seguida, observem os trabalhos uns dos outros.
Cada grupo deverá explicar aos colegas o porquê da escolha das figuras, o que estas significam para eles e no que se basearam para escrever os pequenos textos ou frases.
Após isto, o professor deverá fazer algumas perguntas aos alunos, de forma que eles pensem em formas de mudar esta realidade, colocando os males de volta na caixa de Pandora.
Após a discussão, sugerimos que o professor dê continuidade à aula com a próxima atividade.
Nesse momento, estando os alunos organizados em grupos, sugerimos que o professor entregue a letra da música “Caixa de Pandora” (Fig. 4) aos alunos, conforme o link abaixo.
Link da letra da música “Caixa de Pandora”: http://letras.terra.com.br/caixa-de-pandora/430307/ Acessado em: 12 de Outubro de 2010.
Figura 4 – Imagem da letra da música “Caixa de Pandora”.
Após entregar a letra da referida música aos alunos, o professor deverá pedir para que os grupos a leiam e discutam sobre ela.
Com o intuito de auxiliar esse momento de discussão, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro para Discussão:
Finalizando a aula, com o intuito de socializar o que foi discutido e aprendido durante as atividades desenvolvidas, os alunos - em grupos - deverão criar histórias, em formato de mitos, em que colocam os males de volta à caixa de Pandora. As histórias poderão ter como tema: “Ajude-nos a colocar todos os males do mundo de volta a caixa de Pandora!”.
Para isto, primeiramente os alunos deverão elencar, anotando na lousa, os males do mundo que consideram ser necessário exterminá-los. Após isto, cada grupo deverá escolher um destes males e discutir formas de excluí-los de nosso convívio. Baseados nas discussões, bem como em pesquisas na internet – as quais poderão ser feitas para ajudá-los neste momento, eles deverão escrever um texto, em formato de um mito, no qual contam como e o que fazer para que este mal seja extinto do convívio humano.
É importante que o professor supervisione os alunos na elaboração de tal texto, esclarecendo dúvidas que possam surgir neste momento.
Em seguida, cada grupo deverá compartilhar a história criada, de forma a socializar as produções, bem como discuti-las – se concordam ou não com as propostas para excluir do mundo os male apresentados etc.
Sugestões:
1) Os alunos poderão transformar suas histórias em formato de peças teatrais, de forma a apresentá-las, dramatizando-as, para todos os alunos da escola.
2) Para facilitar esse momento, o professor poderá entregar o texto “A caixa de Pandora” do Brasil Escola, de acordo com o link abaixo.
Link do texto “A caixa de Pandora”: http://www.brasilescola.com/mitologia/a-caixa-pandora.htm Acessado em: 10 de Outubro de 2010.
O professor poderá verificar o sítio eletrônico “Campanha Contra a Violência” ( Disponível em: http://www.contraaviolencia.org/ Acessado em: 28 de Setembro de 2010.) e o sítio eletrônico do “Projeto não-violência” (Disponível em: http://www.naoviolencia.org.br/home Acessado em: 28 de Setembro de 2010.) para discutir formas de guardar o mal da violência de volta na caixa de Pandora.
O professor poderá verificar o vídeo feito por Dora Estevez sobre a caixa de Pandora. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ETEj7UL_0dM Acessado em: 28 de Setembro de 2010.
O professor poderá utilizar a aula “Violência na escola! Diga não!” de Bruno Pagliarani Mattiazzo disponível no Portal do Professor. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20795 Acessado em: 10 de Outubro de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 2 classificações
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20/04/2015
Cinco estrelasExcelente sugestão para aula de Filosofia. Muito bom, mesmo.
02/02/2015
Cinco estrelasA música Caixa de Pandora é de minha autoria, fiquei muito feliz em saber que minha letra faz parte das atividades do MEC. Tenho a música em MP3, caso queiram. Grato!