Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O agarrar enquanto técnica nas lutas: o judô e o sumô.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
WILSON VASSALLO FAGUNDES
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Conceituar o agarrar estabelecendo relações com o desequilibrar e o esquivar;

·        Listar as lutas onde o agarrar é fundamental para o combate;

·        Vivenciar jogos como: o judô e o sumô adaptados à realidade da escola.

Duração das atividades
100 minutos. 02 Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sugerimos olhar as seguintes aulas no portal que estabelecem uma sequência pedagógica natural, importante para reflexão do tema:

  • Desequilibrando o oponente: o uso das alavancas e da força nas lutas
  • A esquiva no combate corporal
Estratégias e recursos da aula

1º Momento – Iniciar a aula refletindo sobre o agarrar e suas relações com as lutas:

         Quando falamos em agarrar em uma luta, significa que seguramos ou prendemos o adversário com força durante o combate. Podemos agarrar o adversário para diferentes finalidades: Visando jogá-lo no chão (como no judô), visando arrastá-lo (como no sumô), visando imobilizar (como na luta greco-romana) ou visando se proteger (como no boxe). Nos dois primeiros casos o agarrar está diretamente ligado ao equilíbrio/desequilíbrio, no terceiro caso às técnicas de alavancas/força e no último caso à esquiva.

            Vamos então agora experimentar um pouco do agarrar em uma disputa bem interessante?

Atividade 01: Território restrito

          Separar a turma em dois times e dividir o campo da disputa em três áreas: duas áreas pequenas nas extremidades separadas uma grande área central considerada zona neutra.

          Cada time possui a sua “área restrita”, representada por uma das pequenas áreas das extremidades, onde o time adversário não pode entrar. Caso alguém do time adversário entre na “área restrita” do outro time será eliminado da disputa.

          O objetivo do jogo é eliminar os jogadores do outro time, agarrando-os e carregando-os para dentro de sua área restrita, provocando assim a sua eliminação.

          Ao mesmo tempo uma forma do aluno se defender é se refugiar dentro de sua “área restrita”. Uma vez lá, o inimigo só poderá agarrá-lo sem ser eliminado. Se o jogador conseguir puxar o adversário para fora da "área restrita inimiga" sem entrar nela, o jogo prossegue.

          Vence o time que conseguir eliminar todos os integrantes do time adversário ou deixá-los em "xeque" por mais de cinco minutos sem sair de sua "área restrita".

 OBS. Para prevenir acidentes, o professor deverá realizar essa atividade em local apropriado utilizando colchões ou tatame. Caso não tenha tais recursos, um terreno mais fofo como um gramado pode ajudar amenizar possíveis quedas.

2º Momento – Adaptando lutas:

            O agarrar é um recurso muito presente em lutas onde o corpo a corpo é constante. Em quais lutas o agarrar está bem evidente e é recurso para se chegar ao objetivo? (judô, sumô, Luta greco-romana, etc.).

                    Vamos tentar adaptar algumas delas para a vivência?

Atividade 02: O judô

               O judô é um desporto praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.

               A vestimenta utilizada nessa modalidade é o keikogi (kimono), que no judô recebe o nome de judogi e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogi pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

               Sua técnica utiliza basicamente a força e peso do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

O objetivo é conseguir ganhar a luta valendo-se dos seguintes pontos:

·        Yuko - um terço de um ponto. Um Yuko se realiza quando o oponente cai de lado, ou quando é imobilizado por 15 segundos.

·        Wazari - meio ponto, dois wazari valem um ippon e termina o combate logo após o segundo wazari.Um Wazari é um "Ippon" que não foi realizado com perfeição, também ganha wazari, se conseguir imobilizar o oponente por 20 a 24 segundos.

·        Ippon - ponto completo, o nocaute do judô, finaliza o combate no momento deste golpe. Um Ippon realiza-se quando o oponente cai com as costas no chão, ao término de um movimento perfeito, quando é finalizado por um estrangulamento, chave de articulação, ou quando é imobilizado por 25 segundos.

             O judô é uma luta com grande variedade de movimentos (golpes e imobilizações) e regras bem definidas e rígidas (com pontos e penalizações) que poderia facilmente tomar um número razoável de aulas dentro da educação física. Porém, pode ser simplificada/adaptada tomando como referência apenas algumas particularidades da luta:

1.      O judogui pode ser substituído por um agasalho de mangas compridas para ajudar nas pegadas (o uso de calça (moleton) é opcional – dependendo da vontade do professor).

2.      O objetivo passa a ser única e exclusivamente jogar o adversário no chão usando para tal rasteiras, alavancas, empurrões e puxões sempre agarrando o adversário pelo agasalho (o uso de técnicas e golpes do judô fica a cargo do professor – usar esse conhecimento ou não).

3.      Quem conseguir fazer com que o adversário toque por três vezes o quadril no chão ou duas vezes o tronco no chão primeiro vence.

Os alunos poderão propor outras regras para que o jogo fique mais interessante, como por exemplo: restrições, punições ou pontos para os golpes.

OBS.: Para prevenir acidentes, o professor deverá realizar essa atividade em local apropriado utilizando colchões ou tatame. Caso não tenha tais recursos, um terreno mais fofo com um gramado pode ajudar amenizar as quedas.

·        Maiores informações sobre a luta, regras originais e golpes você encontra em recursos complementares (onde os alunos poderão ter acesso às regras e golpes da luta original para incrementar a vivência).  

Atividade 03: O sumô

          O sumô é uma luta de competição japonesa, em que dois atletas competem num ringue circular (dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do ringue perde a luta. Um atleta também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e, apesar de ser um esporte, conserva rituais xintoístas.

          Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes intimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes.

          Como forma de tornar o sumô mais interessante e ao mesmo tempo adaptar para a vivência na escola, algumas incrementações podem ser feitas:

Material: Usando uma camisa de malha extra grande com elásticos presos na barra das mangas e bainha da blusa ou uma roupa de malha fina com seis buracos (figura 01) – 04 onde passarão pernas e braços, 01 passará a cabeça e 01 central para o inserção de “volume”.

                                       (Figura 01)

               O professor pode usar do clichê de que o sumô é uma “luta para gordinhos” e problematizar a questão (Será que só os gordinhos podem participar dessa luta?), além disso pode-se usar o material relacionado para dar mais graça à atividade:

  1. A regra principal da luta será única e exclusivamente tirar o adversário de uma área previamente demarcada. Para tal o aluno só poderá agarrar e empurrar o adversário;
  2. Nenhum tipo de violência será permitida (rasteiras, socos ou pontapés);
  3. O professor poderá fazer a atividade sem o uso do material adicional e depois propor uma luta com alunos “mais volumosos”. Usando o material acima citado, encher a roupa “gigante” com almofadas, espuma em pedaços, ou até mesmo bolas de soprar, para que os alunos se tornem maiores do que são na realidade.

Obs. Caso opte pelas bolas de soprar uma outra regra poderá ser adicionada:

·        O aluno deverá empurrar o adversário para fora da área estourando o mínimo possível de bolas da roupa do adversário. Nesse caso o agarre deve ser mais cuidadoso para que não estoure as bolas no adversário.

·        Os alunos começam a luta com 20 pontos, e para cada bola estourada no adversário se perde 01 ponto. A vitória final dá 10 pontos a mais para o vencedor.

·        Caso o adversário provoque intencionalmente o estouro de uma bola em seu próprio corpo, ele perderá os pontos dessa bola.

·        Vence quem pontuar mais no final.

              Os alunos poderão propor outras regras para que o jogo fique mais interessante, como por exemplo: restrições e punições.

           OBS.: Para prevenir acidentes, o professor deverá realizar essa atividade em local apropriado utilizando colchões ou tatame. Caso não tenha tais recursos, um terreno mais fofo como um gramado pode ajudar amenizar possíveis quedas.   

·        Maiores informações sobre a luta, regras originais, golpes e pontuação você encontra em recursos complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

            Verificar junto aos alunos as seguintes questões:

Há uma forma “perfeita” para se agarrar o adversário durante uma luta? Se sabem como é chamada a(s) forma(s) de agarre onde uma alavanca pode finalizar uma luta?

Se identificam quais são as formas mais comuns de agarre no judô? Qual é o objetivo de se agarrar o adversário no judô? Quais são as formas mais comuns de agarre no sumô? Qual é o objetivo de se agarrar o adversário no sumô?

Pedir aos alunos que argumentem se o peso corporal tem influência na prática do sumô (explique)? Quais as diferenças entre o judô e do sumô (objetivos, estrutura, golpes, etc.)? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades vivenciadas?

           

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pura Silvia de Tomichá, EM LUIZ FEITOSA RODRIGUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    purasilvia@hotmail.com

    22/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa aula. Gostei muito dessa variedade de artes/lutas, tem uma enorme variedade de valores a ser trabalhados: Ètica/Cidadania/Postura e claro as Habilidades Fisicas e Motora, da criança.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.