Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que quem tem Dislexia tem dificuldades para ler e escrever?

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar a Dislexia: o que é, características e tratamento;

Compreender a repercussão da Dislexia na vida social das pessoas disléxicas;

Compreender a Dislexia no contexto escolar: as dificuldades da pessoa disléxica, formas de auxiliá-la e minimizar suas dificuldades.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                   

Motivação:   

Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos as letras (Fig. 1) que formam a palavra Dislexia - impressas no papel ou confeccionadas com cartolina ou EVA (Etil Vinil Acetato), e peça para que eles tentem descobrir a palavra que elas formam.       

Figura 1: Letras   

Fonte: Do Autor

Disponível em: http://www.4shared.com/photo/24FBjKT8/P1170336.html  Acessado em 27 de Setembro de 2010.  

Sugestão: 

O professor poderá imprimir a figura e disponibilizar para cada dupla um exemplar, ou poderá fazê-las utilizando EVA – Etil Vinil Acetato- e levá-las para os alunos realizarem a atividade.   

Descoberta a palavra pelas duplas, o professor deverá dizer que é o tema das aulas é "Dislexia".   

Em seguida, o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o que é Dislexia, se em algum momento já ouviram falar neste termo e qual o seu significado.     

Atividade 1   

Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários (eletrônicos ou impressos) a definição da palavra “Dislexia”.     

Definição de Dislexia : Dificuldade em ler e compreender a escrita.   

Disponível em:  http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=Dislexia    Acessado em: 10 de Outubro 2010          

Sugestões de sites para a pesquisa:     

http://michaelis.uol.com.br/    

http://www.priberam.pt/dlpo/  (Fig.2)    

http://www.dicio.com.br/   

http://www.dicionarioweb.com.br/           

Figura 2: Imagem do site “Dicionário Priberam da Língua Portuguesa”       

Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sintam à vontade leiam a definição encontradada ao termo em questão, bem como deem suas opiniões acerca deste.       

Atividade 2   

Nesta etapa, estando os alunos em duplas e  organizados no laboratório de informática, o professor deverá pedir para que cada dupla leia e discuta o depoimento “Apenas digo, sou disléxica!!” (Fig.3), conforme postado no link abaixo.  

Link do depoimento “Apenas digo, sou disléxica!!”:

http://www.dislexia.org.br/                   Acessado em: 27 de Setembro de 2010                          

Figura 3: Depoimento “Apenas digo, sou disléxica!!”     

Sugestão: 

O professor poderá imprimir o depoimento  e disponibilizar para cada dupla um exemplar.   

Com o objetivo de nortear a leitura e discussão do texto em questãoto, sugerimos o roteiro  abaixo.   

Roteiro de leitura e discussão:      

  1. Qual o principal assunto abordado no texto?
  2. Qual a maior dificuldade da Ednalva?
  3. O que acontecia quando a Ednalva olhava às letras escritas? Será que as letras podem dançar?
  4. Quais eram as dificuldades de Ednalva?
  5. O que a Ednalva sentia em relação a si mesma, devido à dificuldade em compreender o que estava escrito?
  6. O que Ednalva descobriu em suas pesquisas a respeito da dificuldade por ela enfrentada?
  7. A Ednalva disse que nunca procurou um atendimento médico especializado, vocês acham que ela está certa? Por quê?   

Finalizada a leitura, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta com todos os alunos, baseando-se no roteiro de leitura e discussão, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.        

Atividade 3 

Dando continuidade à aula, nesta etapa cada dupla deverá realizar uma pesquisa na internet sobre a Dislexia. Para isto, cada dupla deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.     

Sugestão de Temas para a realização da pesquisa: 

  • Definição de Dislexia.
  • Causas da Dislexia.
  • Sinais na Pré-Escola, pré-alfabetização.
  • Sinais no Início do ensino fundamental – Alfabetização.
  • Sinais no Ensino Fundamental.
  • Sinais no Ensino Médio.
  • A Dislexia na sala de aula.
  • Diagnóstico e possíveis tratamento.       

Sugestões de sites para a realização da pesquisa: 

http://www.dislexia.com.br/sintomas.htm  

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?657  

http://www.brasilescola.com/saude/dislexia.htm  

http://www.bengalalegal.com/dislexia.php  

http://www.andislexia.org.br/sinais_comuns_de_dislexia.html  

http://www.bengalalegal.com/blog/?p=569  

http://www.dislexia.org.br/        (Fig.4)  

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=47&art=270  

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=19&art=49  

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/4-mitos-dislexia-432249.shtml  

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/4-mitos-dislexia-432249.shtml?page=1  

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/4-mitos-dislexia-432249.shtml?page=2  

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/4-mitos-dislexia-432249.shtml?page=3  

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/desenvolvimento-e-aprendizagem/4-mitos-dislexia-432249.shtml?page=4         

Figura 4: Site “Associação Brasileira de Dislexia”         

Finalizadas as pesquisas, o professor deverá distribuir para cada dupla tiras (de aproximadamente 20 cm de largura) de papel colorido (Fig. 5). Em seguida, deverá pedir para que os alunos coloquem os resultados da pesquisa em uma destas tiras, mas sem relatar aos demais colegas a cor da tira escolhida para adicionar o resultado da pesquisa. Na outra tira, cada dupla deverá escrever um resultado fictício, não podendo relatar a cor da tira aos demais colegas.       

Figura 5: Papel Colorido       

Atividade 4 

Quando todos terminarem de escreverem os resultados fictícios e verdadeiros em seus papéis coloridos, deverá iniciar a apresentação do resultado das pesquisas. Para isso, cada dupla deverá ler o que está escrito nas duas tiras de papel e, finalizada a leitura, deverão questionar os demais colegas sobre a veracidade do que foi lido, isto é,  qual das informações estão corretas.           

Observação: 

É importante que todos os resultados da pesquisa possam ser discutidos, para que assim todos possam obter conhecimento sobre o tema Dislexia. Além disso, durante o momento de discussão, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas ou conceitos errôneos que surgirem.         

Atividade 5 

Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Dislexia”(Fig.6), com duração de 05minutos e 02 segundos, conforme postado abaixo.     

 Link do vídeo “Dislexia”:

http://www.youtube.com/watch?v=ziQhPUGd4qw            Acessado em: 28 Setembro de 2010                                          

Figura 6: Imagens do vídeo “Dislexia”       

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo  para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.               

O referido vídeo mostra como é o cotidiano educacional de alunos com Dislexia, salientando a importância de saber compreender e conviver com a dificuldade do aluno que possui esse transtorno de aprendizagem.     

 Após a apresentação do vídeo , o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro disponível abaixo.    

Roteiro de Discussão:

  1. Qual o tema abordado  no vídeo?
  2. De que forma uma pessoa  com dislexia lê um texto?
  3. Qual a maior  dificuldade da Aimeé, a jovem que aparece no vídeo, ao ler um texto?
  4. Qual a alternativa encontrada pela mãe de Aimeé para que ela começasse a compreender os textos?
  5. O que, geralmente, acontece com a criança que tem Dislexia na sala de aula?
  6. Ela é compreendida pelos colegas quando ela está sendo alfabetizada?
  7. Quais as dificuldades citadas pelo repórter e pela fonoaudióloga relacionadas à criança que tem dislexia?
  8. É importante buscarmos compreender o colega que tem Dislexia? Por quê?
  9. O que acontece no cérebro de uma criança que tem Dislexia?
  10. Existem pessoas famosas com Dislexia? Quem, por exemplo?
  11. Há muitas ou poucas pessoas com Dislexia?
  12. A dislexia é hereditária?
  13. Existe tratamento para a Dislexia?
  14. O que podemos fazer, em sala de aula, para facilitar a vida do colega com Dislexia?     

Atividade 6   

Para finalizar a aula, o professor deverá desenvolver com os alunos a dinâmica “Auxílio Mútuo”, a qual tem como objetivo mostrar a importância do outro em nossa vida.        

Observação: 

Para a realização da dinâmica, o professor deverá providenciar pirulitos em número suficiente aos alunos.         

Estando os alunos em círculo e em pé, o professor deverá distribuir para cada um deles um pirulito e pedir para que eles segurem o mesmo com a mão direita e com o braço direito estendido. A mão esquerda deverá ficar livre e estendida. Em seguida, cada aluno deverá desembrulhar o pirulito, e voltar à posição inicial ( ambos os braços estendidos para frente ). Quando todos terminarem de desembrulhar o pirulito, o professor deverá recolher os papéis.   

Em seguida, sem sair do lugar em que estão o professor deverá dizer que todos deverão chupar o pirulito!

Neste momento, o professor deverá aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!!   Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.   

É importante que com a realização da  finalização da dinâmica, os alunos compreendam  o quanto é importante o auxílio de uma outra pessoa em determinadas atividades cotidianas.   Em seguida, o professor poderá, neste momento, fazer a seguinte pergunta aos alunos:   

Assim, como a mãe da Aimeé (do vídeo apresentado) a auxiliava nas atividades de leitura, de que maneiras vocês podem auxiliar o colega com dislexia na sala de aula?   

Ao término da aula é importante que os alunos tenham compreendido que a Dislexia é um transtorno de aprendizagem, e que o aluno com esse  transtorno não é uma pessoa preguiçosa e nem com baixa capacidade cognitiva , mas que possui uma dificuldade maior em compreender e interpretar textos.

Referência   

Dinâmica Auxilio Mútuo   

Fonte: Adaptado pelo autor de Dinâmicas em grupo   

Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea7.htm#10   Acessado em: 27 de Setembro de 2010.   

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a Dislexia é um transtorno de aprendizagem e que a pessoa com esse transtorno necessita de auxilio e atenção na realização das atividade sque envolvam leitura e escrita de textos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.