09/11/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Conceituar a Dislexia: o que é, características e tratamento;
Compreender a repercussão da Dislexia na vida social das pessoas disléxicas;
Compreender a Dislexia no contexto escolar: as dificuldades da pessoa disléxica, formas de auxiliá-la e minimizar suas dificuldades.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos as letras (Fig. 1) que formam a palavra Dislexia - impressas no papel ou confeccionadas com cartolina ou EVA (Etil Vinil Acetato), e peça para que eles tentem descobrir a palavra que elas formam.
Figura 1: Letras
Fonte: Do Autor
Disponível em: http://www.4shared.com/photo/24FBjKT8/P1170336.html Acessado em 27 de Setembro de 2010.
Sugestão:
O professor poderá imprimir a figura e disponibilizar para cada dupla um exemplar, ou poderá fazê-las utilizando EVA – Etil Vinil Acetato- e levá-las para os alunos realizarem a atividade.
Descoberta a palavra pelas duplas, o professor deverá dizer que é o tema das aulas é "Dislexia".
Em seguida, o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o que é Dislexia, se em algum momento já ouviram falar neste termo e qual o seu significado.
Atividade 1
Quando todos terminarem de expressar as suas opiniões, o professor deverá pedir para que cada dupla pesquise em dicionários (eletrônicos ou impressos) a definição da palavra “Dislexia”.
Definição de Dislexia : Dificuldade em ler e compreender a escrita.
Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=Dislexia Acessado em: 10 de Outubro 2010
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.priberam.pt/dlpo/ (Fig.2)
http://www.dicionarioweb.com.br/
Figura 2: Imagem do site “Dicionário Priberam da Língua Portuguesa”
Em seguida, o professor deverá pedir para que aqueles que se sintam à vontade leiam a definição encontradada ao termo em questão, bem como deem suas opiniões acerca deste.
Atividade 2
Nesta etapa, estando os alunos em duplas e organizados no laboratório de informática, o professor deverá pedir para que cada dupla leia e discuta o depoimento “Apenas digo, sou disléxica!!” (Fig.3), conforme postado no link abaixo.
Link do depoimento “Apenas digo, sou disléxica!!”:
http://www.dislexia.org.br/ Acessado em: 27 de Setembro de 2010
Figura 3: Depoimento “Apenas digo, sou disléxica!!”
Sugestão:
O professor poderá imprimir o depoimento e disponibilizar para cada dupla um exemplar.
Com o objetivo de nortear a leitura e discussão do texto em questãoto, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de leitura e discussão:
Finalizada a leitura, o professor deverá promover uma discussão em aula aberta com todos os alunos, baseando-se no roteiro de leitura e discussão, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.
Atividade 3
Dando continuidade à aula, nesta etapa cada dupla deverá realizar uma pesquisa na internet sobre a Dislexia. Para isto, cada dupla deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.
Sugestão de Temas para a realização da pesquisa:
Sugestões de sites para a realização da pesquisa:
http://www.dislexia.com.br/sintomas.htm
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?657
http://www.brasilescola.com/saude/dislexia.htm
http://www.bengalalegal.com/dislexia.php
http://www.andislexia.org.br/sinais_comuns_de_dislexia.html
http://www.bengalalegal.com/blog/?p=569
http://www.dislexia.org.br/ (Fig.4)
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=47&art=270
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=19&art=49
Figura 4: Site “Associação Brasileira de Dislexia”
Finalizadas as pesquisas, o professor deverá distribuir para cada dupla tiras (de aproximadamente 20 cm de largura) de papel colorido (Fig. 5). Em seguida, deverá pedir para que os alunos coloquem os resultados da pesquisa em uma destas tiras, mas sem relatar aos demais colegas a cor da tira escolhida para adicionar o resultado da pesquisa. Na outra tira, cada dupla deverá escrever um resultado fictício, não podendo relatar a cor da tira aos demais colegas.
Figura 5: Papel Colorido
Atividade 4
Quando todos terminarem de escreverem os resultados fictícios e verdadeiros em seus papéis coloridos, deverá iniciar a apresentação do resultado das pesquisas. Para isso, cada dupla deverá ler o que está escrito nas duas tiras de papel e, finalizada a leitura, deverão questionar os demais colegas sobre a veracidade do que foi lido, isto é, qual das informações estão corretas.
Observação:
É importante que todos os resultados da pesquisa possam ser discutidos, para que assim todos possam obter conhecimento sobre o tema Dislexia. Além disso, durante o momento de discussão, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas ou conceitos errôneos que surgirem.
Atividade 5
Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Dislexia”(Fig.6), com duração de 05minutos e 02 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Dislexia”:
http://www.youtube.com/watch?v=ziQhPUGd4qw Acessado em: 28 Setembro de 2010
Figura 6: Imagens do vídeo “Dislexia”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
O referido vídeo mostra como é o cotidiano educacional de alunos com Dislexia, salientando a importância de saber compreender e conviver com a dificuldade do aluno que possui esse transtorno de aprendizagem.
Após a apresentação do vídeo , o professor deverá iniciar uma discussão por meio do roteiro disponível abaixo.
Roteiro de Discussão:
Atividade 6
Para finalizar a aula, o professor deverá desenvolver com os alunos a dinâmica “Auxílio Mútuo”, a qual tem como objetivo mostrar a importância do outro em nossa vida.
Observação:
Para a realização da dinâmica, o professor deverá providenciar pirulitos em número suficiente aos alunos.
Estando os alunos em círculo e em pé, o professor deverá distribuir para cada um deles um pirulito e pedir para que eles segurem o mesmo com a mão direita e com o braço direito estendido. A mão esquerda deverá ficar livre e estendida. Em seguida, cada aluno deverá desembrulhar o pirulito, e voltar à posição inicial ( ambos os braços estendidos para frente ). Quando todos terminarem de desembrulhar o pirulito, o professor deverá recolher os papéis.
Em seguida, sem sair do lugar em que estão o professor deverá dizer que todos deverão chupar o pirulito!
Neste momento, o professor deverá aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito.
É importante que com a realização da finalização da dinâmica, os alunos compreendam o quanto é importante o auxílio de uma outra pessoa em determinadas atividades cotidianas. Em seguida, o professor poderá, neste momento, fazer a seguinte pergunta aos alunos:
Assim, como a mãe da Aimeé (do vídeo apresentado) a auxiliava nas atividades de leitura, de que maneiras vocês podem auxiliar o colega com dislexia na sala de aula?
Ao término da aula é importante que os alunos tenham compreendido que a Dislexia é um transtorno de aprendizagem, e que o aluno com esse transtorno não é uma pessoa preguiçosa e nem com baixa capacidade cognitiva , mas que possui uma dificuldade maior em compreender e interpretar textos.
Referência
Dinâmica Auxilio Mútuo
Fonte: Adaptado pelo autor de Dinâmicas em grupo
Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea7.htm#10 Acessado em: 27 de Setembro de 2010.
Os links abaixo se referem ao conceito de Dislexia:
http://jcsantiago.info/dislexia.html
http://br.monografias.com/trabalhos/disle/disle.shtml
http://www.universia.com.br/docente/materia.jsp?materia=9162
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a Dislexia é um transtorno de aprendizagem e que a pessoa com esse transtorno necessita de auxilio e atenção na realização das atividade sque envolvam leitura e escrita de textos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/05/2016
Cinco estrelasRealmente e muito importante que haja uma ajuda para estas pessoas e todos podem ajudar.Tudo e possível, basta querermos.