Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Refletindo sobre a origem das lutas

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir sobre quais as necessidades do homem na antiguidade que os levavam a lutar;

Identificar as razões pelas quais as pessoas lutam na atualidade;

Vivenciar, através de brincadeiras, situações de lutas na antiguidade.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Iniciar aula apresentando para a turma as seguintes imagens e pedir que observem com bastante atenção.

http://blogdaprehistoria.blogspot.com/

http://juremasagrada.wordpress.com/2009/01/16/periodo-paleolitico-xamanismo/ 

(Acesso em 18 de outubro de 2010).

Após a observação das imagens, o professor poderá questionar às crianças: Onde as pessoas estão? O que estão fazendo? Que tipo de pessaos são essas?

Neste momento o objetivo é destacar junto à turma que no passado, em função das necessidades de sobrevivência do homem, ele precisava lutar para caçar, para conquistar territórios e também para se defender de vários perigos. O professor poderá questionar ainda: Por que será que as pessoas lutam hoje em dia? A partir da respostas dadas pela turma, encaminhar a discussão no sentido de que as crianças compreendam que atualmente as pessoas lutam por motivos diferentes do passado. Hoje, luta-se para aprender sobre as modalidades, para treinar e competir ou apenas para praticar uma atividade física.   

 Atividade 2:   Pique pega da caça!

Nesta atividade a turma será convidada a participar de uma brincadeira onde todos poderão imitar algumas situações vividas pelos homens da antiguidade quando precisavam caçar para se alimentar. A turma será dividida em dois grupos:

1) Caçadores - Os participantes deste grupo poderão ser caracterizados usando, por exemplo, um lenço amarrado na cabeça.  

2) Feras – Já as feras poderão ser caracterizadas usando máscaras de papel de festa infantis (leões, tigres etc).

O objetivo da brincadeira é que os caçadores consigam capturar as feras. É importante combinar previamente com as crianças as regras da brincadeira!

Atividade 3: Derrubando a fera!

Nesta brincadeira, as crianças se dividirão em duplas - uma fera e um caçador – e ambas ficarão agachadas de frente uma para a outra com as mãos entrelaçadas. O objetivo da brincadeira e tentar derrubar o colega (“a fera”).     

Atividade 4:   Conquistando as tribos!

Nesta brincadeira as crianças serão divididas em três grupos/tribos. Cada grupo com um nome diferente e, se possível, caracterizados de forma distinta. Para cada tribo haverá um espaço delimitado (um grande círculo). O objetivo da brincadeira é capturar o maior número de integrante de outro grupo. No entanto, cada grupo só pode capturar integrantes de um respectivo grupo como explicitado abaixo:  

 1  →  2   →   3 →  1  

 Assim, ao mesmo tempo em que um grupo tenta capturar integrantes do outro, precisa tomar cuidado para não ser capturado. Quando capturada, a criança assume a caracterização do grupo que a pegou.  

Atividade 5: Disputando territórios!

 Nesta brincadeira, as crianças serão divididas em dois grupos. No espaço da aula, será demarcado um grande círculo. O objetivo da brincadeira é tentar retirar do grande círculo o maior número de integrantes do grupo “adversário”. As formas de retirar o oponente poderão ser combinadas com a turma (exemplos: empurrar o colega ombro a ombro, puxar o colega, empurrar usando as mãos entre outras).  

Após o término das brincadeiras, reunir a turma e perguntar o que eles acharam  e quais foram suas impressões sobre a vida dos povos antigos a partir das brincadeiras.

Recursos Complementares

http://lutasescolar.vilabol.uol.com.br/index.html 

(Acesso em 18 de outubro de 2010).

Avaliação

Divididos em dois grupos, cada um receberá pequenas tiras de papel com partes de uma frase que terá que ser organizada de forma coerente a partir do que foi trabalhado na aula. Os dois grupos deverão ser informados que a primeira parte da frase é:   No passado, o homem combatia para  

 Hoje em dia, as pessoas lutam para

para caçar e se alimentar

para aprender sobre as lutas

e também para conquistar territórios.

treinar e competir

 se defender dos perigos,

 e para se exercitar ter boa saúde.

Texto na íntegra:   No passado o homem combatia para se defender dos perigos, para caçar e se alimentar e também para conquistar territórios. Hoje em dia, as pessoas lutam para treinar e competir, para aprender sobre as lutas e para se exercitar ter boa saúde

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.