09/11/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos, leiam com compreensão, conheçam os numerais e o sistema de medidas.
Professor, nossa aula está estruturada em quatro atividades, mas apresenta uma possibilidade de ampliar as atividades, para isto elencamos algumas sugestões para você optar, ou se considerar importante poderá utilizar todas:
Alguns recursos que vamos utilizar:
1º Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e introduza o tema da adoção. Este é um importante tema transversal, pois ele possibilita transitar por diferentes conteúdos, mas fique atento caso tenha algum aluno adotado em sua sala, pois não pode expor nenhum aluno, pelo contrário, nosso objetivo é trabalhar a ética, o respeito e a solidariedade.
A partir desta discussão realize atividades relacionadas à leitura, escrita e cálculos matemáticos, pois o objetivo é associar a adoção aos gastos com alimentação e higiene de uma criança.
Para despertar o interesse da turma leve para a sala de aula o livro: A Historinha Bonitinha de Maria Estrelinha, Autora: Márcia Lopes, Editora Edicon - São Paulo. É um conto que aborda a adoção de maneira muito simples e fácil para as crianças. A autora usa os astros como inspiração e conta como um casal de estrelas consegue uma filhinha.
Mas, se não tiver este poderá utilizar outro que também trata do tema, pois temos diversos títulos sobre este enfoque. O importante é motivar os alunos.
Se em sua escola tiver Laboratório de Informática leve seus alunos e acesse o sítio:
http://www.youtube.com/watch?v=lSwIBBr1Ueg para assistirem uma peça publicitária (vídeo) sobre adoção, além de sensibilizar os alunos ela trabalha um texto escrito interessante sobre a temática.
Outro vídeo interessante você encontra no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=X194MqHcV64&feature=related, ele também aborda a adoção, mas tendo o ECA como base de análise e mostra imagens de crianças brasileiras em situação de adoção.
QUANTO CUSTA CRIAR UM FILHO?
Professor, leve propagandas de supermercados que sejam suficientes para todos os alunos.
Distribue-as e crie uma situação hipotética com os alunos.
-Veja um exemplo: se em nossa casa temos um bebê para cuidar, o que gastaríamos com ele?
Que tal construirmos uma tabela com as despesas de alimentação e fraldas, considerando que ele já tem mais de 6 meses e pode consumir leite (de vaca), frutas e sucos naturais.
Consulte nossa aula postada no Portal intitulada “Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório” no sítio:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22695
Pesquise os preços dos produtos nos folders e construa a tabela na lousa, lembrando que o bom consumidor usa as propagandas para consultar e comparar preços, buscando o produto da época e o mais barato.
Veja uma sugestão a seguir:
MOMENTO 1 - ORIENTAÇÕES
Despesas com alimentação e fraldas do bebê, no período de uma semana.
Ex.:
MOMENTO 2 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TABELAS
Observe a tabela e responda:
a) Qual o produto mais caro? _______________________________________________
b) Qual o produto mais barato? _____________________________________________
c) Quais produtos da tabela que podem ser comprados por:
Quilo: __________________________________________________________________
Litro: ___________________________________________________________________
Unidade: ________________________________________________________________
d) Quantas dúzias de fraldas tem no pacote? ____________________________________
e) Para obtermos uma dezena de laranjas, quantas unidades faltam? __________________
MOMENTO 3 – A PARTIR DA LEITURA DA TABELA CONSTRUA O GRÁFICO RELATIVO ÀS DESPESAS COM O BEBÊ.
Fonte: folder de supermercados
Leia a tabela e o gráfico e calcule:
a) Com qual item gastaremos mais, com as frutas ou com o leite?
b) Qual a diferença de preço do produto mais caro para o mais barato?
c) Se comprarmos o dobro de potes de papinhas, quanto gastaremos?
d) Quanto gastaremos durante 4 semanas para comprar mamão? (escreva o resultado por extenso)
e) Se o pacote de fraldas tem 24 unidades e gastarmos 4 por dia, quantos dias vai durar o pacote? Calcule usando desenhos.
( ) 4 dias |
( ) 6 dias |
( ) 24 dias |
( ) 7 dias |
f) Complete com a quantidade de cédulas e moedas que poderá utilizar para comprar o leite necessário para uma semana.
Crie pelo menos duas possibilidades.
________ cédulas de ________ + _____ cédulas de _____________ = R$ 6,00 (seis reais)
_____ cédulas de ___________ + ______ cédulas de ________ + ____ moedas de _______ =
Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://siscompar.com/loja/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/0/3/037_2.jpg&imgrefurl=http://www.siscompar.com/loja/index.php/brinquedos/alfabetizacao/carimbo-cedulas-e-moedas-do-real.html&usg=__NyUR9Z8ulSkMjpfzTbUE0olMuxM=&h=1172&w=844&sz=204&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=NNI37HsylUHsTM:&tbnh=155&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dc%25C3%25A9dulas%2Be%2Bmoedas%2Bde%2Breal%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1366%26bih%3D576%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=792&vpy=52&dur=2189&hovh=265&hovw=190&tx=121&ty=191&ei=jW6NTIelBoKdlgfOxfVg&oei=jW6NTIelBoKdlgfOxfVg&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:4,s:0
MOMENTO 4 – Fazendo compras
Professor, sugiro que realize esta atividade em folha separada para que seja entregue a você, facilitando a análise e posterior intervenção. Solicite aos alunos que consultem a tabela e façam a lista de compras, em ordem alfabética, com os produtos necessários para duas semanas . Peça que acrescentem os produtos que consideram importantes para o bem estar do bebê e não foram listados e justifiquem porque os consideram importantes.
2ª Atividade- aproximadamente 60minutos.
MOMENTO 1- LENDO E INTERPRETANDO PROPAGANDAS
Professor, no dia anterior a este momento solicite que os alunos tragam para sala de aula alguns folhetos de propagandas.
Escolha um dos folhetos que os alunos trouxeram, que seja mais apelativo (com mais imagens e frases chamativas), cole-o no quadro e faça a leitura, a interpretação e as atividades com os alunos:
a) Nome da empresa.
b) Validade das ofertas.
c) Nomes dos produtos são oferecidos.
d) Os produtos estão separados por categorias? Quais?
e) Qual produto mais caro do folder? Qual categoria ele pertence?
f) Qual produto mais barato? Com qual unidade de medida é mostrado?
g) Qual a frase usada para chamar a atenção do consumidor?
h) Transcreva os nomes dos produtos em ordem alfabética.
i) Crie no mínimo três categorias para organizar os produtos e transcreva-os dentro de suas categorias, ex: alimentos, materiais escolares, materiais de limpeza, brinquedos, bebidas, produtos infantis ou outros.
j) Copie os valores dos produtos do folder em ordem crescente. (Não precisa repetir).
k) Copie do folder um produto vendido por:
l) Relacione o produto a sua unidade de medida:
1) Dúzia |
( ) leite |
|
( ) carne |
2) Litro |
( ) ovos |
|
( ) arroz |
3) Quilo |
( ) óleo |
|
( ) suco |
MOMENTO 2- AGORA É COM VOCÊ:
Professor, solicite que cada aluno imagine que é o gerente do Supermercado e quer aumentar a venda de um produto infantil. Para atingir esse objetivo peça que:
- Crie uma frase para chamar a atenção para o produto e estimular o consumidor a comprá-lo.
Faça o desenho do produto e dê nome ao mesmo. A imagem e o nome do produto são importantes na propaganda.
3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.
Professor, veja algumas sugestões que você poderá utilizar para trabalhar de forma lúdica o gênero propaganda com seus alunos, utilizando um material que não tem custo algum e os próprios alunos podem construí-lo e ainda desenvolvendo várias habilidades, tais como: autonomia, coordenação motora fina, atenção, leitura, acuidade visual, capacidade de concentração e interação entre pequenos grupos, memória e produção escrita.
MOMENTO 1 – O produto sumiu;
– Jogo da memória:
Fonte: acervo da autora
Professor, este jogo será construído pelos próprios alunos.
Como confeccioná-lo:
Peça para os alunos recortarem as imagens dos produtos do folder de propaganda e colarem em quadradinhos de papelão ou papel de caixa de sapato ou camisa, ou seja, o material que for mais acessível para eles.
Como jogar
MOMENTO 2 - Quanto custa?
Fonte: acervo da autora
Os alunos deverão recortar do folder os produtos e os preços, separadamente e colar em fichas de papelão ou papel de embalagem, como no 1º jogo.
Como jogar?
MOMENTO 3 – Dominó (para séries iniciais)
A construção deste jogo se resume em recortar as imagens e os nomes dos produtos do folder e colar em retângulos do mesmo tamanho, divididos ao meio por uma linha. De um lado cola-se uma imagem, do outro lado o nome de um produto, diferente da imagem que colou na carta. É interessante respeitar este formato, pois esta é a característica das peças do dominó.
Precisaremos de 28 peças.
Como jogar?
Professor, se sua turma está em fase inicial da alfabetização e quer explorar as letras iniciais ou sílabas, substitua os nomes dos produtos encontrados por elas.
4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.
Considerando que folder (folheto) e classificados são propagandas, aproveite para trabalhar gêneros diferentes e o descritor: "reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido".
(PDE - Matriz de referência de língua portuguesa do Sistema nacional de educação básica – SAEB).
Veja esta sugestão:
Fonte: http://aprendizarte.jimdo.com/classificados_poyticos.php
Fonte das imagens: Cliparts & Cia. Nº 05
Professor, aproveite a poesia para fazer leitura oral e trabalhar a importância da entonação de voz, característica importante na leitura de poesias. Se possível, faça na forma de jogral e depois sorteie alguns alunos para lerem no microfone (utilize a caixa de som, caso sua escola tenha).
Atividade 1 –Interpretando a poesia.
a) O que o poema de Roseana Murray tem em comum com o folder de supermercado?
b) Qual o produto oferecido para venda nos classificados poéticos?
c) Na poesia tem imagens do produto?
Qual o recurso que a autora usou para mostrar seu produto?
( ) Falou que a casa era grande.
( ) Descreveu toda casa de forma poética.
( ) Contou que tem quartos de todas cores.
( ) Contou que tem jardineiras na janela.
Podemos afirmar que esta poesia é:
( ) Romântica
( ) Triste
( ) Engraçada
( ) Descreve um lugar.
MOMENTO 2 – DESENHE A CASA DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DA AUTORA
Professor, peça a cada aluno que desenhe um carro imaginário e faça como a autora, crie um poema colocando-o a venda.
Caso sua turma esteja no início da alfabetização, discuta com a sala e faça a atividade coletivamente, de acordo com as sugestões deles.
http://provabrasil2009.inep.gov.br/
http://www.simave.caedufjf.net/simave/
http://aprendizarte.jimdo.com/classificados_poyticos.php
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.quintaldeana.org.br/dicasfilmes.php dicas de filmes sobre adoção.
Professor, durante a elaboração da tabela e construção do gráfico, observe a participação dos alunos, pois é uma atividade que apresenta elementos diferentes do cotidiano da criança. Ao trabalhar as atividades que exigem a identificação do sistema de medidas de peso e líquido, busque uma balança e uma garrafa pet com água, para fazer demonstrações para os alunos, isto torna o aprendizado mais efetivo. Nas atividades que os alunos fazem cálculos com o sistema monetário, é importante estar atento, pois são operações com números decimais e a vírgula não pode ser esquecida. procure observar os registros dos alunos, eles são ótimos recursos de avaliação. Nas produções escritas você terá um bom feedback quanto a capacidade de reconhecer as características do gênero propaganda e das dificuldades da escrita. As hipóteses são recursos muito importantes na avaliação, pois te oferecem dados quanto ao nível de conhecimento do aluno, dentro da atividade que está sendo desenvolvida e norteia seu foco. Não se esqueça de que muitas vezes o momento de levantamento das hipóteses é quando motivamos o aluno para a aula, despertando nele a curiosidade.
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/11/2011
Cinco estrelasmuito legal verdadeiramente interdisciplinar
03/03/2011
Cinco estrelasAmei esta aula e vou colocá-la em prática com minha turma. Parabéns pelo trabalho.
07/02/2011
Cinco estrelasTamanha criatividade só pode gerar eficiência na aprendizagem. E o mais importante com um envolvimento total dos alunos pela motivação! Parabéns
14/11/2010
Cinco estrelasMUITO OBRIGADA PELAS IDÉIAS, MUITO CRIATIVAS E COM CERTEZA VOU APLICAR NO MEU DIA A DIA EM SALA DE AULA. PARABÉNS!!!