Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A "ADOÇÃO" UM TEMA PARA TRABALHAR O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO.

 

09/11/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e interpretar tabelas;
  • Ler e escrever números;
  • Identificar as medidas padrão de peso e de líquido;
  • Ler e construir gráficos de barra;
  • Reconhecer o gênero propagandas;
  • Produzir listas de compras;
  • Formular hipóteses;
  • Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais;
  • Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos-quatro ( 4) atividades de sessenta ( 60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos estejam na fase alfabética da escrita, ou seja, produzam pequenos textos, leiam com compreensão, conheçam os numerais e o sistema de medidas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, nossa aula está estruturada em quatro atividades, mas apresenta uma possibilidade de ampliar as atividades, para isto elencamos algumas sugestões para você optar, ou se considerar importante poderá utilizar todas:

  • Levantamento de dados de folhetos de propaganda;
  • Construção de gráfico;
  • Leitura e interpretação de tabela e gráfico;
  • Elaboração de lista de compras;
  • Elaboração de propaganda;
  • Jogos;
  • Poesia /interpretação;
  • Interpretação na forma de desenho;
  • Produção de texto (poesia).

Alguns recursos que vamos utilizar:

  • Folder de propaganda de supermercado;
  • Caderno;
  • Lápis de cor;
  • Cola, tesoura e outros;
  • Poesia (texto).

1º Atividade – aproximadamente 60 minutos.

   Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e introduza o tema da adoção. Este é um importante tema transversal, pois ele possibilita transitar por diferentes conteúdos, mas fique atento caso tenha algum aluno adotado em sua sala, pois não pode expor nenhum aluno, pelo contrário, nosso objetivo é trabalhar a ética, o respeito e a solidariedade.
A partir desta discussão realize atividades relacionadas à leitura, escrita e cálculos matemáticos, pois o objetivo é associar a adoção aos gastos com alimentação e higiene de uma criança.

   Para despertar o interesse da turma leve para a sala de aula o livro: A Historinha Bonitinha de Maria Estrelinha,  Autora: Márcia Lopes, Editora Edicon - São Paulo. É um conto que aborda a adoção de maneira muito simples e fácil para as crianças. A autora usa os astros como inspiração e conta como um casal de estrelas consegue uma filhinha.
Mas, se não tiver este poderá utilizar outro que também trata do tema, pois temos diversos títulos sobre este enfoque.  O importante é motivar os alunos.

   Se em sua escola tiver Laboratório de Informática leve seus alunos e acesse o sítio: 
http://www.youtube.com/watch?v=lSwIBBr1Ueg para assistirem uma  peça publicitária (vídeo) sobre adoção, além de sensibilizar os alunos ela trabalha um texto escrito interessante sobre a temática.

Outro vídeo interessante você encontra no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=X194MqHcV64&feature=related, ele também aborda a adoção, mas tendo o ECA como base de análise e mostra imagens de crianças brasileiras em situação de adoção.   

QUANTO CUSTA CRIAR UM FILHO? 

Professor, leve propagandas de supermercados que sejam suficientes para todos os alunos.  

   Distribue-as e crie uma situação hipotética com os alunos.  

    -Veja um exemplo: se em nossa casa temos um bebê para cuidar, o que gastaríamos com ele?  
Que tal construirmos uma tabela com as despesas de alimentação e fraldas, considerando que ele já tem mais de 6 meses e pode consumir leite (de vaca), frutas e sucos naturais.
Consulte nossa aula postada no Portal intitulada “Aprendendo sobre a alimentação saudável e sistema digestório” no sítio:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22695     

       Pesquise os preços dos produtos nos folders e construa a tabela na lousa, lembrando que o bom consumidor usa as propagandas para consultar e comparar preços, buscando o produto da época e o mais barato.
Veja uma sugestão a seguir:

MOMENTO 1 - ORIENTAÇÕES  

Despesas com alimentação e fraldas do bebê, no período de uma semana.
Ex.:    


MOMENTO  2 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TABELAS

Observe a tabela e responda:

a) Qual o produto mais caro? _______________________________________________
b) Qual o produto mais barato? _____________________________________________
c) Quais produtos da tabela que podem ser comprados por:

Quilo: __________________________________________________________________
Litro: ___________________________________________________________________
Unidade: ________________________________________________________________

d) Quantas dúzias de fraldas tem no pacote? ____________________________________
e) Para obtermos uma dezena de laranjas, quantas unidades faltam? __________________

MOMENTO 3 – A PARTIR DA LEITURA DA TABELA CONSTRUA O GRÁFICO RELATIVO ÀS  DESPESAS COM O BEBÊ.

Fonte: folder de supermercados  

Leia a tabela e o gráfico e calcule:
a)      Com qual item gastaremos mais, com as frutas ou com o leite?
b)      Qual a diferença de preço do produto mais caro para o mais barato?
c)      Se comprarmos o dobro de potes de papinhas, quanto gastaremos?
d)      Quanto gastaremos durante 4 semanas para comprar mamão? (escreva o resultado por extenso)
e)      Se o pacote de fraldas tem 24 unidades e gastarmos 4 por dia, quantos dias vai durar o pacote? Calcule usando desenhos.

(    ) 4 dias

(    ) 6 dias

 (    ) 24 dias

(    ) 7 dias

f)      Complete com  a quantidade de cédulas e moedas que poderá utilizar para  comprar o leite necessário para uma semana.
Crie pelo menos duas possibilidades.
________ cédulas de ________ + _____ cédulas de _____________  =  R$ 6,00 (seis reais)
_____ cédulas  de ___________  + ______ cédulas de ________ + ____ moedas de _______ =


Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://siscompar.com/loja/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/0/3/037_2.jpg&imgrefurl=http://www.siscompar.com/loja/index.php/brinquedos/alfabetizacao/carimbo-cedulas-e-moedas-do-real.html&usg=__NyUR9Z8ulSkMjpfzTbUE0olMuxM=&h=1172&w=844&sz=204&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=NNI37HsylUHsTM:&tbnh=155&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dc%25C3%25A9dulas%2Be%2Bmoedas%2Bde%2Breal%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1366%26bih%3D576%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=hc&vpx=792&vpy=52&dur=2189&hovh=265&hovw=190&tx=121&ty=191&ei=jW6NTIelBoKdlgfOxfVg&oei=jW6NTIelBoKdlgfOxfVg&esq=1&page=1&ndsp=20&ved=1t:429,r:4,s:0 

MOMENTO 4 – Fazendo compras

       Professor, sugiro que realize esta atividade em folha  separada para que seja entregue a você,  facilitando  a análise e posterior intervenção. Solicite aos alunos que consultem a tabela e façam a lista de compras, em ordem alfabética, com os produtos necessários para duas semanas . Peça que acrescentem os produtos que consideram importantes para o bem estar do bebê e não foram listados e justifiquem porque os consideram importantes.   

2ª Atividade- aproximadamente 60minutos.   

MOMENTO 1- LENDO E INTERPRETANDO PROPAGANDAS   

       Professor, no dia anterior a este momento solicite que os alunos tragam para sala de aula alguns folhetos de propagandas.

       Escolha um dos folhetos que os alunos trouxeram, que seja mais apelativo (com mais imagens e frases chamativas), cole-o no quadro e faça a leitura, a interpretação e as atividades com os alunos:

a)       Nome da empresa.
b)       Validade das ofertas.
c)       Nomes dos produtos são oferecidos.
d)       Os produtos estão separados por categorias? Quais?
e)       Qual produto mais caro do folder? Qual categoria ele pertence?
f)       Qual produto mais barato? Com qual unidade de medida é mostrado?
g)       Qual a frase usada para chamar a atenção do consumidor?
h)       Transcreva os nomes dos produtos em ordem alfabética.
i)        Crie no mínimo três categorias para organizar os produtos e transcreva-os dentro de suas categorias, ex: alimentos, materiais escolares, materiais de limpeza, brinquedos, bebidas, produtos infantis ou outros.

j)       Copie os valores dos produtos do folder em ordem crescente. (Não precisa repetir).

k)       Copie do folder um produto vendido por:

  • Litro:__________________________________

  • Quilo:_________________________________

  • Dúzia:_________________________________

l)         Relacione o produto a sua unidade de medida:

1)     Dúzia

(    ) leite

(    ) carne

2)     Litro

(    ) ovos

(    ) arroz

3)     Quilo

(    ) óleo

(    ) suco

MOMENTO 2- AGORA É COM VOCÊ:

       Professor, solicite que cada aluno imagine que é o gerente do Supermercado e quer aumentar a venda de um produto infantil. Para atingir esse objetivo peça que:
       - Crie uma frase para chamar a atenção para o produto e estimular o consumidor a comprá-lo.

Faça o desenho do produto e dê nome ao mesmo. A imagem e o nome do produto são importantes na propaganda.

3ª Atividade- aproximadamente 60 minutos.   

Professor, veja algumas sugestões que você poderá utilizar para trabalhar de forma lúdica o gênero propaganda com seus alunos, utilizando um material que não tem custo algum e os próprios alunos podem construí-lo e ainda desenvolvendo várias habilidades, tais como: autonomia, coordenação motora fina, atenção, leitura, acuidade visual, capacidade de concentração e interação entre pequenos grupos, memória e produção escrita.   

MOMENTO 1 – O produto sumiu;

– Jogo da memória:

Fonte: acervo da autora   

       Professor, este jogo será construído pelos próprios alunos.   
Como confeccioná-lo:    

       Peça para os alunos recortarem as imagens dos produtos do folder de propaganda e colarem em quadradinhos de papelão ou papel de caixa de sapato ou camisa, ou seja, o material que for mais acessível para eles.


Como jogar

  • É interessante que o jogo seja realizado em duplas, mas nada impede que tenha mais alunos no grupo.
  • Após definir quem começa o jogo (par ou ímpar é uma boa estratégia para os alunos maiores, pois assim trabalha a identificação destes números) os jogadores devem visualizar bem todos os produtos, depois embaralhar e virá-los na mesa.
  • O jogador que começar o jogo, pega um produto e não deixa o oponente ver. Viram todos os produtos e o colega deverá dizer qual produto está faltando (que está com o colega), dentro de um prazo combinado por eles.
  • Quem acertar marca ponto. Ganha o jogo o jogador que tiver maior número de acertos ao final de 6 jogadas  (ou a combinar).
  • Após jogarem com estas regras, sugira que modifiquem e anotem as mudanças para passar para a turma.

MOMENTO 2 -  Quanto custa?

Fonte: acervo da autora   

       Os alunos deverão recortar do folder os produtos e os preços, separadamente e colar em fichas de papelão ou papel de embalagem, como no 1º jogo.   

Como jogar?

  •  Embaralhar na mesa as fichas com imagens de produtos e preços, de forma que os jogadores vejam.
  •  Os alunos deverão ter registrado no caderno a relação dos produtos com os respectivos preços.
  •  Em grupo ou duplas, combinarão um sinal, que marcará o início do jogo, sendo que deverão pegar o produto e o preço e ir montando os pares, sem consultar sua tabela.
  •  Ganha o jogo aquele que após conferir na tabela, conseguiu juntar o maior número de produtos e preços corretos.

MOMENTO 3 – Dominó (para séries iniciais)


Fonte: acervo da autora

       A construção deste jogo se resume em recortar as imagens e os nomes dos produtos do folder e colar em retângulos do mesmo tamanho, divididos ao meio por uma linha. De um lado cola-se uma imagem, do outro lado o nome de um produto, diferente da imagem que colou na carta. É interessante respeitar este formato, pois esta é a característica das peças do dominó.

Precisaremos de 28 peças.   

Como jogar?

  • O jogo consiste em juntar o nome à imagem correspondente.
  • As peças devem ser distribuídas igualmente para os jogadores.
  • Vence aquele que acabar primeiro com suas peças.

Professor, se sua turma está em fase inicial da alfabetização e quer explorar as letras iniciais ou sílabas, substitua os nomes dos produtos encontrados por elas.

4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

       Considerando que folder (folheto) e classificados são propagandas, aproveite para trabalhar gêneros diferentes e o descritor: "reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido".
(PDE - Matriz de referência de língua portuguesa do Sistema nacional de educação básica – SAEB).

Veja esta sugestão:

Fonte: http://aprendizarte.jimdo.com/classificados_poyticos.php
Fonte das imagens:    Cliparts & Cia. Nº 05                      

    Professor, aproveite a poesia para fazer leitura oral e trabalhar a importância da entonação de voz, característica importante na leitura de poesias. Se possível, faça na forma de jogral e depois sorteie alguns alunos para lerem no microfone (utilize a caixa de som, caso sua escola tenha).   

Atividade 1 –Interpretando a poesia.

a) O que o poema de Roseana Murray tem em comum com o folder de supermercado?
b) Qual o produto oferecido para venda nos classificados poéticos?
c) Na poesia tem imagens do produto?   

Qual o recurso que a autora usou para mostrar seu produto?

(    ) Falou  que a casa era  grande.

(    ) Descreveu toda casa de forma poética.

(    ) Contou que tem quartos de todas cores.

(    ) Contou que tem jardineiras na janela.      

    

Podemos afirmar que esta poesia é:

 (   ) Romântica

(   ) Triste

(   ) Engraçada

(   ) Descreve um lugar.       

MOMENTO 2 – DESENHE A CASA DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DA AUTORA   

       Professor, peça a cada aluno que desenhe um carro imaginário e faça como a autora, crie um poema colocando-o a venda.

Caso sua turma esteja no início da alfabetização, discuta com a sala e faça a atividade coletivamente, de acordo com as sugestões deles.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, durante a elaboração da tabela e construção do gráfico, observe a participação dos alunos, pois é uma atividade que apresenta elementos diferentes do cotidiano da criança. Ao trabalhar as atividades que exigem a identificação do sistema de medidas de peso e líquido, busque uma balança e uma garrafa pet com água, para fazer demonstrações para os alunos, isto torna o aprendizado mais efetivo. Nas atividades que os alunos fazem cálculos com o sistema monetário, é importante estar atento, pois são operações com números decimais e a vírgula não pode ser esquecida. procure observar os registros dos alunos, eles são ótimos recursos de avaliação. Nas produções escritas você terá um bom feedback  quanto  a capacidade de reconhecer as características do gênero propaganda e das dificuldades da escrita. As hipóteses são recursos muito importantes na avaliação, pois te oferecem dados quanto ao nível de conhecimento do aluno, dentro da atividade que está sendo desenvolvida e norteia seu foco. Não se esqueça de que muitas vezes o momento de levantamento das hipóteses é quando motivamos o aluno para a aula, despertando nele a curiosidade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • CLEMENCIA MENDES, OTAVIO GONÇALVES GOMES , Mato Grosso do Sul - disse:
    clemencia_md@hotmail.com

    07/11/2011

    Cinco estrelas

    muito legal verdadeiramente interdisciplinar


  • Edilene de Lima Souza Godoi, MARIA DE MELO PROFA EMEF , São Paulo - disse:
    prof.edilene@hotmail.com

    03/03/2011

    Cinco estrelas

    Amei esta aula e vou colocá-la em prática com minha turma. Parabéns pelo trabalho.


  • Angela Reis, Centro Educacional Atividades , Minas Gerais - disse:
    ang.reis2011@hotmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    Tamanha criatividade só pode gerar eficiência na aprendizagem. E o mais importante com um envolvimento total dos alunos pela motivação! Parabéns


  • ALESSANDRA PEREIRA SILVA, E. M. Profª Elga Reis , São Paulo - disse:
    aleunica_1@hotmai.com

    14/11/2010

    Cinco estrelas

    MUITO OBRIGADA PELAS IDÉIAS, MUITO CRIATIVAS E COM CERTEZA VOU APLICAR NO MEU DIA A DIA EM SALA DE AULA. PARABÉNS!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.