Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PLURALIDADE REGIONAL: VIAJANDO PELA REGIÃO NORDESTE - PESQUISA E SEMINÁRIO

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Gloria Maria, Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os processos de organização e construção das paisagens urbanas e rurais ao longo do tempo;
  • Ler  e compreender as informações expressas em linguagem cartográfica e em outras formas de representação do espaço, como fotografias aéreas, plantas, maquetes e etc;
  • Comparar e respeitar os modos de vida e valores de outras coletividades distantes no espaço;
  • Pesquisar em livros, jornais e mídias em geral;
  • Produzir textos orais e escritos ;
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam saber ler e interpretar informações.

Estratégias e recursos da aula

1º ATIVIDADE

Reúna os alunos em roda e apresente o mapa físico do Brasil.

Pergunte:

  • De onde é esse mapa?
  • Qual é a nossa localização no Mapa?
  • Quem conhece outras regiões do País?
  • Quem possui familiares que moraram ou moram em outras regiões?

As crianças normalmente falam nomes de cidades  e de estados. É importante acolher a informação do aluno e ampliá-la dizendo qual é a região brasileira aquele Estado pertence e em caso de cidade, dizer o estado e a região correspondente.

Distribua  seguinte poesia  para leitura:

Exaltação ao Nordeste

Eita,Nordeste da peste,

Mesmo com toda sêca

Abandono e solidão,

Talvez pouca gente perceba

Que teu mapa aproximado

Tem forma de coração

E se dizem que temos pobreza

E atribuem à natureza,

Contra isso,eu digo não.

Na verdade temos fartura

Do petróleo ao algodão.

Isso prova que temos riqueza

Embaixo e em cima do chão.

Procure por aí a fora"Cabra"

que acorda antes da aurora

E da enxada lança mão.

Procure mulher com dez filhos

Que quando a palma não alimenta

Bebem leite de jumenta

E nenhum dá pra ladrão

Procure por aí a fora

Quem melhor que a gente canta,

Quem melhor que a gente dança

Xote,xaxado e baião.

Procure no mundo uma cidade

Com a beleza e a claridade

Do luar do meu sertão.

Luiz Gonzaga de Moura

Peça que leiam a poesia silenciosamente. Depois organize a leitura de forma que cada aluno leia um verso da poesia. Em seguida, faça a leitura integral da poesia.

Pergunte para troca de ideias entre eles:

  • Do que fala a poesia?
  • O que sentiram ouvindo a poesia?
  • Quais as palavras ou termos que desconhecem?
  • A Região Nordeste forma mesmo um coração?
  • Quais os Estados que compõem a Região Nordeste?

Registre as respostas no quadro em forma de tópicos. Peça que registrem, no caderno,  em forma de texto o que aprenderam na aula.  Solicite a leitura dos registros.

2º ATIVIDADE:

Apresente as imagens representativas de duas obras de arte. a 1º de Candido Portinari e a 2º de Ana Maria Dias.

Indague-os e promova um debate com base nas seguintes perguntas:

  • A que se referem essas imagens?
  • O que nos remetem essas imagens?
  • Qual a possível intenção dos artistas ao produzem tais obras?

Anote as respostas no quadro.

Em seguida, distribua as seguintes letras de músicas e disponibilize para que também as ouça.

Admirável Gado Novo

Zé Ramalho

 Vocês que fazem parte dessa massa

 Que passa nos projetos do futuro

É duro tanto ter que caminhar

 E dar muito mais do que receber

 E ter que demonstrar sua coragem

À margem do que possa parecer

 E ver que toda essa engrenagem

 Já sente a ferrugem lhe comer

Êh, oô, vida de gado

 Povo marcado

Êh, povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável

 A vigilância cuida do normal

Os automóveis ouvem a notícia

Os homens a publicam no jornal

E correm através da madrugada

A única velhice que chegou

Demoram-se na beira da estrada

 E passam a contar o que sobrou!

 Êh, oô, vida de gado

Povo marcado

 Êh, povo feliz!

 O povo foge da ignorância

 Apesar de viver tão perto dela

E sonham com melhores tempos idos

 Contemplam esta vida numa cela

 Esperam nova possibilidade

 De verem esse mundo se acabar

 A arca de Noé, o dirigível,

Não voam, nem se pode flutuar

Êh, oô, vida de gado

Povo marcado

 Êh, povo feliz!

http://www.vagalume.com.br/ze-ramalho/admiravel-gado-novo.html   

Luar Do Sertão

 Luiz Gonzaga

 "Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

"Oh! que saudade do luar da minha terra

Lá na serra branquejando folhas secas pelo chão

Este luar cá da cidade tão escuro

Não tem aquela saudade do luar lá do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Se a lua nasce por detrás da verde mata

Mais parece um sol de prata prateando a solidão

E a gente pega na viola que ponteia

E a canção é a Lua Cheia a nos nascer do coração

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Mas como é lindo ver depois pro entre o mato

Deslizar calmo regato transparente como um véu

No leito azul das suas águas murmurando

E por sua vez roubando as estrelas lá do céu

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

Não há, ó gente, ó não

Luar como esse do sertão

 http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/luar-do-sertao.html#ixzz1232g6unz 

Explore as letras com o grupo quanto :

  • as intenções dos compositores;
  • as formas como isso se apresentam nas letras
  • aos termos regionais;

Orgazine a turma em duplas para que produzam um texto sobre as impressões quanto á audição e leitura das letras.

Em roda, peça que as duplas leiam suas produções para o grande grupo.

A intenção da 1ª e da 2º atividade é apresentar a região, diversas leituras possíveis daquele cotidiano e o quão longe e próximo essas cultura estão da nossa.

3º Atividade:

Proponha uma pesquisa, por Estado nordestino, para conhecerem outras características culturais/históricas e econômicas dessa região, onde muitos têm suas raízes, mas poucos conhecem. O objetivo será produzir um Seminário para os pais e comunidade escolar.

Defina o que é um seminário: "Seminário tem por objetivo informar uma determinada audiência sobre um determinado tema. É uma situação comunicativa que prevê várias exposições de aspectos diferenciados de um tema comum. Por isso, é situação privilegiada de estudo nas mais diversas áreas: História, Matemática, Geografia, Educação Física, ou seja, presta-se ao trabalho com todas as áreas do currículo escolar.Trata-se de uma situação comunicativa em instância pública - a escolar - que prevê diferentes exposições orais articuladas, mediadas por um coordenador que, ao final, pode tentar articular as diferentes exposições procurando a melhor compreensão do tema pela audiência.Essas exposições podem ser sustentadas por recursos materiais diversos (retroprojetor, slides, vídeo, Power Point, datashow, quadros-sinóticos, músicas, fotografias, apresentações musicais e de dança, tudo o que for mais adequado para esclarecer a audiência sobre o tema), inclusive por esquema escrito que sintetize as principais idéias que serão focalizadas.Em instâncias acadêmicas, um seminário pode pressupor a organização de um caderno de resumos das exposições que serão feitas, a ser distribuído antecipadamente para a audiência."

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml

Liste com ajuda os alunos e de consulta no mapa, quais os  nove estados que compõem a Região Nordeste:

Alagoas

 Bahia

Ceará

 Maranhão

Paraíba

 Pernambuco

 Piauí

Rio Grande do Norte

 Sergipe  

Organize os grupos, priorizando que crianças que sejam oriundas ou tenham parentes em determinado estado possam estar no grupo que  o pesquisará. Na aglutinação dos grupos, devem estar atenta as afinidades pessoais e proximidade das moradias.

Elenque com os alunos o que poderia ser  pesquisado de cada estado: área, população  bandeira, história, geografia, infra-estrutura, economia, cultura e etc.

Proponha a construção de um calendário de atividades. Faça a construção coletiva das atividades e dos prazos. Exemplo

ATIVIDADES AGENDADAS

PRAZOS

PESQUISAS

DE 21 /10 À 27/10

1º REUNIÃO DOS GRUPOS EM SALA - 1º RASCUNHO

29/10

PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

30/10

2º REUNIÃO DOS GRUPOS EM SALA - PROPOSTA FINAL

4/11

SEMINÁRIO

13/11

Anote no mural da classe, juntamente com o cronograma :

  • O nome dos alunos por grupo
  • O nome do Estado a ser investigado por cada grupo;
  • Itens que serão pesquisados pelos grupos.

4 º Atividade:

Disponibilize um canto da sala  para socialização os materiais de pesquisa trazidos tanto pelo professor quanto pelos alunos.

Distribua uma ficha de pesquisa  padrão para todos os grupos que servirá de roteiro. Modelo:

ROTEIRO PARA PESQUISA

GRUPO: _____________________________________________________________________________________________________________________________________

ESTADO: __________________________________ CAPITAL: _________________________________

ESTADOS FRONTEIRIÇOS: ____________________________________________________

ÁREA: ___________________________________ POPULAÇÃO: _____________________________

HISTÓRIA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ CARACTERISTICAS GEOGRÁFICAS: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ INFRA-ESTRUTURA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ECONOMIA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ CULTURA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ CURIOSIDADES:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5º atividade;

Acompanhe a realização das pesquisas solicitando diariamente um relato de como andam os trabalhos, promova espaços na aula para troca de informações, ideias e debates, forneça endereços de sites confiáveis de pesquisa, cumpra os prazos do cronograma e exija que eles também cumpram, revise os textos, os dados , as imagens, os materiais que cada grupo irá precisar para sua apresentação. Realize ensaios. Incentive-os em realizar uma apresentação onde aja música, quitutes regionais, figuras folclóricas típicas de cada região.

Organize o evento, produzindo com os alunos, convites e cartazes para serem distribuídos aos pais e a comunidade escolar.

Faça do evento um momento cerimonioso, desde  organização da sala até a preparação dos alunos.

Se for possível registre o evento com fotos o/ou filmagem.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve acontecer no processo e no final.  Avaliar a participação do aluno, sua contribuição , seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • RAIMUNDA DOS ANJOS, ESCOLA SÃO JUDAS TADEU , Bahia - disse:
    raimundaanjoss@gmail.com

    28/09/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns, Achei muito interessante as sugestões de atividades, certamente contribuirá muito para trabalhar com Jovens e adultos com Projeto de musicas. Espero receber sempre atividades abraços


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.