07/12/2010
Simone Alencastre, Gloria Maria, Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
1º ATIVIDADE
Reúna os alunos em roda e apresente o mapa físico do Brasil.
Pergunte:
As crianças normalmente falam nomes de cidades e de estados. É importante acolher a informação do aluno e ampliá-la dizendo qual é a região brasileira aquele Estado pertence e em caso de cidade, dizer o estado e a região correspondente.
Distribua seguinte poesia para leitura:
Exaltação ao Nordeste
Eita,Nordeste da peste,
Mesmo com toda sêca
Abandono e solidão,
Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração
E se dizem que temos pobreza
E atribuem à natureza,
Contra isso,eu digo não.
Na verdade temos fartura
Do petróleo ao algodão.
Isso prova que temos riqueza
Embaixo e em cima do chão.
Procure por aí a fora"Cabra"
que acorda antes da aurora
E da enxada lança mão.
Procure mulher com dez filhos
Que quando a palma não alimenta
Bebem leite de jumenta
E nenhum dá pra ladrão
Procure por aí a fora
Quem melhor que a gente canta,
Quem melhor que a gente dança
Xote,xaxado e baião.
Procure no mundo uma cidade
Com a beleza e a claridade
Do luar do meu sertão.
Luiz Gonzaga de Moura
Peça que leiam a poesia silenciosamente. Depois organize a leitura de forma que cada aluno leia um verso da poesia. Em seguida, faça a leitura integral da poesia.
Pergunte para troca de ideias entre eles:
Registre as respostas no quadro em forma de tópicos. Peça que registrem, no caderno, em forma de texto o que aprenderam na aula. Solicite a leitura dos registros.
2º ATIVIDADE:
Apresente as imagens representativas de duas obras de arte. a 1º de Candido Portinari e a 2º de Ana Maria Dias.
Indague-os e promova um debate com base nas seguintes perguntas:
Anote as respostas no quadro.
Em seguida, distribua as seguintes letras de músicas e disponibilize para que também as ouça.
Admirável Gado Novo
Zé Ramalho
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal
E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou!
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam esta vida numa cela
Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A arca de Noé, o dirigível,
Não voam, nem se pode flutuar
Êh, oô, vida de gado
Povo marcado
Êh, povo feliz!
http://www.vagalume.com.br/ze-ramalho/admiravel-gado-novo.html
Luar Do Sertão
Luiz Gonzaga
"Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
"Oh! que saudade do luar da minha terra
Lá na serra branquejando folhas secas pelo chão
Este luar cá da cidade tão escuro
Não tem aquela saudade do luar lá do sertão
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
Se a lua nasce por detrás da verde mata
Mais parece um sol de prata prateando a solidão
E a gente pega na viola que ponteia
E a canção é a Lua Cheia a nos nascer do coração
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
Mas como é lindo ver depois pro entre o mato
Deslizar calmo regato transparente como um véu
No leito azul das suas águas murmurando
E por sua vez roubando as estrelas lá do céu
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
Não há, ó gente, ó não
Luar como esse do sertão
http://www.vagalume.com.br/luiz-gonzaga/luar-do-sertao.html#ixzz1232g6unz
Explore as letras com o grupo quanto :
Orgazine a turma em duplas para que produzam um texto sobre as impressões quanto á audição e leitura das letras.
Em roda, peça que as duplas leiam suas produções para o grande grupo.
A intenção da 1ª e da 2º atividade é apresentar a região, diversas leituras possíveis daquele cotidiano e o quão longe e próximo essas cultura estão da nossa.
3º Atividade:
Proponha uma pesquisa, por Estado nordestino, para conhecerem outras características culturais/históricas e econômicas dessa região, onde muitos têm suas raízes, mas poucos conhecem. O objetivo será produzir um Seminário para os pais e comunidade escolar.
Defina o que é um seminário: "Seminário tem por objetivo informar uma determinada audiência sobre um determinado tema. É uma situação comunicativa que prevê várias exposições de aspectos diferenciados de um tema comum. Por isso, é situação privilegiada de estudo nas mais diversas áreas: História, Matemática, Geografia, Educação Física, ou seja, presta-se ao trabalho com todas as áreas do currículo escolar.Trata-se de uma situação comunicativa em instância pública - a escolar - que prevê diferentes exposições orais articuladas, mediadas por um coordenador que, ao final, pode tentar articular as diferentes exposições procurando a melhor compreensão do tema pela audiência.Essas exposições podem ser sustentadas por recursos materiais diversos (retroprojetor, slides, vídeo, Power Point, datashow, quadros-sinóticos, músicas, fotografias, apresentações musicais e de dança, tudo o que for mais adequado para esclarecer a audiência sobre o tema), inclusive por esquema escrito que sintetize as principais idéias que serão focalizadas.Em instâncias acadêmicas, um seminário pode pressupor a organização de um caderno de resumos das exposições que serão feitas, a ser distribuído antecipadamente para a audiência."
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/como-preparar-apresentar-seminarios-oralidade-547498.shtml
Liste com ajuda os alunos e de consulta no mapa, quais os nove estados que compõem a Região Nordeste:
Alagoas
Bahia
Ceará
Maranhão
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Organize os grupos, priorizando que crianças que sejam oriundas ou tenham parentes em determinado estado possam estar no grupo que o pesquisará. Na aglutinação dos grupos, devem estar atenta as afinidades pessoais e proximidade das moradias.
Elenque com os alunos o que poderia ser pesquisado de cada estado: área, população bandeira, história, geografia, infra-estrutura, economia, cultura e etc.
Proponha a construção de um calendário de atividades. Faça a construção coletiva das atividades e dos prazos. Exemplo
ATIVIDADES AGENDADAS |
PRAZOS |
PESQUISAS |
DE 21 /10 À 27/10 |
1º REUNIÃO DOS GRUPOS EM SALA - 1º RASCUNHO |
29/10 |
PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS |
30/10 |
2º REUNIÃO DOS GRUPOS EM SALA - PROPOSTA FINAL |
4/11 |
SEMINÁRIO |
13/11 |
Anote no mural da classe, juntamente com o cronograma :
4 º Atividade:
Disponibilize um canto da sala para socialização os materiais de pesquisa trazidos tanto pelo professor quanto pelos alunos.
Distribua uma ficha de pesquisa padrão para todos os grupos que servirá de roteiro. Modelo:
ROTEIRO PARA PESQUISA
GRUPO: _____________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTADO: __________________________________ CAPITAL: _________________________________
ESTADOS FRONTEIRIÇOS: ____________________________________________________
ÁREA: ___________________________________ POPULAÇÃO: _____________________________
HISTÓRIA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ CARACTERISTICAS GEOGRÁFICAS: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ INFRA-ESTRUTURA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ECONOMIA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ CULTURA: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ CURIOSIDADES:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º atividade;
Acompanhe a realização das pesquisas solicitando diariamente um relato de como andam os trabalhos, promova espaços na aula para troca de informações, ideias e debates, forneça endereços de sites confiáveis de pesquisa, cumpra os prazos do cronograma e exija que eles também cumpram, revise os textos, os dados , as imagens, os materiais que cada grupo irá precisar para sua apresentação. Realize ensaios. Incentive-os em realizar uma apresentação onde aja música, quitutes regionais, figuras folclóricas típicas de cada região.
Organize o evento, produzindo com os alunos, convites e cartazes para serem distribuídos aos pais e a comunidade escolar.
Faça do evento um momento cerimonioso, desde organização da sala até a preparação dos alunos.
Se for possível registre o evento com fotos o/ou filmagem.
Sites para pesquisa:
http://www.grupoescolar.com/materia/regiao_nordeste_do_brasil.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil
Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=c6IDAGU8vls
http://www.youtube.com/watch?v=4nYgcsc--gg
http://www.youtube.com/watch?v=EAG_rVl2SmE&feature=fvw
http://www.youtube.com/watch?v=dVaJzgMWZ8I&feature=related
A avaliação deve acontecer no processo e no final. Avaliar a participação do aluno, sua contribuição , seu interesse, o trabalho efetivamente realizado. Solicite uma auto-avaliação dos alunos, tanto no que refere ao trabalho realizado em grupo, quanto no que tange à sua participação individual.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/09/2013
Quatro estrelasParabéns, Achei muito interessante as sugestões de atividades, certamente contribuirá muito para trabalhar com Jovens e adultos com Projeto de musicas. Espero receber sempre atividades abraços