02/02/2011
MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Os alunos serão apresentados aos poemas concretos e poderão participar de uma oficina em que eles tenham a chance de tanto dar forma à palavra quanto dar palavra à forma.Além disso, eles serão levados a situar os poemas concretos em um contexto sociocultural que privilegia a forma e a imagem.
Para esta sequência, nenhum conhecimento prévio específico é necessário.
Professor: mostre algumas imagens aos seus alunos e peça-lhes que digam apenas uma palavra relacionada à imagem que vêem.Sugestões: pipoca, chuva, avião, gato, etc
A primeira imagem está disponível em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQg5fL1lKsSlRHunqpjem4ahhs9Ux2mi4X8QBhwqBFz6dmcCs2sew
Aproveite a imagem da pipoca e vá anotando os "sentidos" objetivos e subjetivos que a imagem evoca nos alunos. Anote no quadro, por exemplo, se os alunos disserem "milho" (objetivo) ou se disserem "cinema" (subjetivo).
Explique aos alunos que uma palavra tem sentidos objetivos, dicionarizados, mas a significações evocadas pelas palavras que estão relacionadas a experiências individuais de cada um. Quem sempre come pipoca no cinema irá se lembrar de cinema quando ler, pensar, escrever a palavra PIPOCA.
Dessa relação intimista com a palavra é que nasce a metáfora e por conseguinte os poemas.
Etapa 2:Professor: Peça aos alunos que pesquisem no dicionário o verbete "concreto". Anote as diferentes definições encontradas no quadro negro. Neste endereço, há várias definições (http://dic.busca.uol.com.br/result.html?t=10&ref=homeuol&ad=on&q=concreto&group=0&x=45&y=9) . Após a discussão do verbete, diga a seus alunos que existe um tipo de poema chamado "Poema concreto" . Peça aos alunos que criem expectativas sobre esse tipo de poema, considerando as definições que eles leram no dicionário.
Exiba algumas imagens de poemas concretos, analisando-as com os alunos
Entregue diferentes poemas concretos aos seus alunos ( aqui você encontra os mais famosos poemas concretos (www.tanto.com.br/luizedmundo-concret.htm) )ou, se possível, visite o site oficial do escritor Augusto de Campos. (http://www2.uol.com.br/augustodecampos/) Discuta com os alunos os poemas escolhidos por você, enfatizando a valorização da forma no poema. Retome, também, as definições dadas à palavra "concreto" e verifique com os alunos quais dela se aplicam ao contexto da poesia concreta.
Etapa 3: Assista com seus alunos ao vídeo Cinco poemas concretos (http://www.youtube.com/watch?v=yC3e7rmSYM4)
Mostre aos seus alunos que o vídeo se baseia no movimento que os poetas acreditam dar aos seus poemas concretos.
Etapa 4: Peça aos alunos que digam o que acharam dos poemas concretos que conheceram, fundamentando suas opiniões em bons argumentos. Após todos falarem, distribua o texto Poemas concretos e neoconcretos-A poesia que não aconteceu (gsandres.wordpress.com/2010/06/11/poemas-concretos-e-neoconcretos-%E2%80%93-a-poesia-que-nao-aconteceu/)
Mostre a opinião do autor do texto lido em relação à poesia concreta e retome as opiniões convergentes e divergentes que surgiram ao longo do debate entre os alunos.
Veja uma análise do poema Greve em http://www.mafua.ufsc.br/numero12/ensaios/frederico.htm
Para saber mais sobre Concretismo(www.artbr.com.br/casa/)
Professor: distribua palavras avulsas (avião, ovo, capitalismo, amor, dentre outras) entre seus alunos e desafie-os a escreverem poemas concretos, isto é, poemas nos quais a forma também faz parte do conteúdo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!