26/11/2010
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Os alunos deverão conhecer o gênero textual carta.
ATIVIDADE 01
Conhecendo o cartão postal
http://www.idi.art.br/blog/wp-content/myfotos/portfolio/casapraia_postal.jpg Acessado em: 12 de out.2010.
Professor, essa primeira atividade se constitui em uma exposição que você fará acerca do gênero discursivo em questão. Para tanto, seria interessante que adquirisse (ou pegasse emprestado) alguns cartões postais. São, usualmente, vendidos em bancas de revistas ou rodoviárias e não são caros.
Você poderá pedir que os alunos verifiquem se em suas próprias casas existem cartões postais que foram recebidos por familiares ou comprados em viagens feitas pela própria família. Outra sugestão seria orientar os próprios alunos/ou grupos a adquirirem os cartões e em sala socializá-los, descrevendo-os.
Sugestões de links que podem ser utilizados durante a realização da atividade (laboratório de informática):
http://www.cartaopostal.fot.br/default.asp?pag=p999906&cat=1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o-postal
Não é necessário uma profunda pesquisa acerca da história de tal gênero. A partir dessa atividade os alunos deverão compreender que:
Evidentemente, caso você traga exemplos de cartões postais ou peça que os alunos os providenciem, essa primeira atividade poderá ser melhor materializada.
ATIVIDADE 02
Debatendo o cartão postal
http://clippingdeviagem.wordpress.com/cartao-postal/ Acessado em: 12 de out. 2010.
Após a exposição acerca do cartão postal, instigue os alunos a debaterem em grupos de 4 ou 5 os seguinte pontos:
Os grupos poderão discutir tais pontos em poucos minutos (anotando as opiniões dos alunos).
Posteriormente, escolha um membro de cada grupo para falar sobre as impressões dos demais colegas acerca do assunto discutido.
ATIVIDADE 03
Produzindo e enviando cartões postais
http://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult063b6.htm Acessado em: 12 de out. 2010.
Para a efetivação desta atividade a classe precisará de:
Peça que os alunos levem uma revista velha de casa. Providencie também alguns exemplares para que não haja imprevistos. Poderá conseguir revistas com a biblioteca escolar.
Deverá pedir, ainda, que cada dois alunos comprem uma cartolina branca. É possível dividir o custo da folha porque cada aluno utilizará somente um pedaço da mesma.
Os demais materiais são de uso pessoal dos alunos (régua, tesoura, cola).
Nessa atividade os alunos produzirão um cartão postal e deverão adquirir um, em uma banca de jornal, de sua própria cidade.
Cartão postal 1
Individualmente, eles deverão:
Antes da conclusão do cartão, sorteie, entre os alunos da turma, o destinatário que o receberá. O sorteio é importante para que não haja alunos que não o recebam.
Cada aluno enviará cartão postal a um colega. Assim, todos devem receber pelo menos um.
Após a conclusão dos mesmos, recolha-os para a próxima atividade.
Instrua os alunos a não contarem para seus destinatários que serão contemplados (a atividade, assim, fica mais interessante).
Cartão postal 2
Cada aluno deverá adquirir um cartão postal de sua própria cidade e enviar para um colega do bairro ou um familiar, por exemplo. Esse segundo cartão gera uma ótima oportunidade para, se possível, promover, individualmente ou em conjunto, uma ida ao correio para postá-lo, uma vez que o estudo desse gênero é perpassado pelo trabalho de tal empresa.
ATIVIDADE 04
Recebendo os cartões postais produzidos em sala
http://www.pedroaires.com/4984/index.html?*session*id*key*=*session*id*val* Acessado em: 12 de out. 2010.
Na proposta do cartão postal 1, você funcionará como o profissional dos correios.
Entregue para cada aluno o cartão/ os cartões destinado(s) a ele. Após a entrega/recebimento de todos os textos, cada um deverá ler e interpretar os cartões recebidos em silêncio e, posteriormente, apresentá-los para o restante da classe.
O apresentador deverá:
Artigo "Cartões-postais como divulgadores da imagem turística: o caso de Ilhéus, Bahia", de Felipe de Paula Souza:
http://www.espacoacademico.com.br/065/65souza_felipe.htm
Acesso em: 15/10/2010
Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:
Cinco estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/09/2015
Cinco estrelasExcelente plano de aula, resgate de gênero textual.Trabalho com o laboratório de informatica irei utiliza-lo juntamente com o programa Luz do Saber que traz em uma de suas atividades o cartão postal.
22/05/2012
Cinco estrelasMaravilhoso esse plano de aula, tudo o que eu precisava ... Obrigada
20/09/2011
Cinco estrelasMuito interessante essa aula, pois é um gênero em declinio, sendo assim é importante dispertarmos o interesse dos alunos sobre o mesmo.
09/03/2011
Cinco estrelasMuito legal valeu ae ajudou no trabalho .D.