Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartão postal: conhecendo e produzindo os gêneros discursivos do cotidiano

 

26/11/2010

Autor e Coautor(es)
THYAGO MADEIRA FRANCA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer o gênero cartão postal;
  • reconhecer as características estruturais desse gênero discursivo;
  • compreender os sentidos que podem emergir desse gênero;
  • produzir dois cartões postais.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o gênero textual carta.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

Conhecendo o cartão postal

http://www.idi.art.br/blog/wp-content/myfotos/portfolio/casapraia_postal.jpg      Acessado em: 12 de out.2010. 

Professor, essa primeira atividade se constitui em uma exposição que você fará acerca do gênero discursivo em questão. Para tanto, seria interessante que adquirisse (ou pegasse emprestado) alguns cartões postais. São, usualmente, vendidos em bancas de revistas ou rodoviárias e não são caros.

Você poderá pedir que os alunos verifiquem se em suas próprias casas existem cartões postais que foram recebidos por familiares ou comprados em viagens feitas pela própria família. Outra sugestão seria orientar os próprios alunos/ou grupos a adquirirem os cartões e em sala socializá-los, descrevendo-os.

Sugestões de links que podem ser utilizados durante a realização da atividade (laboratório de informática):

http://www.cartaopostal.fot.br/default.asp?pag=p999906&cat=1 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o-postal 

Não é necessário uma profunda pesquisa acerca da história de tal gênero. A partir dessa atividade os alunos deverão compreender que:

  • o cartão postal não precisa ser selado;
  • é composto de dois lados (um destinado ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e outro com alguma imagem do lugar em questão);
  • a imagem de uma das faces objetiva demonstrar ao destinatário as belezas (culturais/arquitetônicas/pontos turístico) do local em que se encontra o remetente;
  • o baixo custo de seu envio;
  • é um objeto recorrentemente colecionado;
  • assim como a carta, tem sido cada vez menos utilizado, por conta do e-mail, redes sociais e cartões virtuais.

Evidentemente, caso você traga exemplos de cartões postais ou peça que os alunos os providenciem, essa primeira atividade poderá ser melhor materializada.

ATIVIDADE 02

Debatendo o cartão postal

http://clippingdeviagem.wordpress.com/cartao-postal/    Acessado em: 12 de out. 2010. 

Após a exposição acerca do cartão postal, instigue os alunos a debaterem em grupos de 4 ou 5 os seguinte pontos:

  • para quem eu mandaria um cartão postal?
  • com que motivo enviaria um cartão postal?
  • qual a possível relevância de se receber um cartão postal?
  • eu enviaria um cartão em que tipo de viagens (turísticas, problemas familiares, negócios, visitas a parentes)?
  • que tipo de mensagem deve-se escrever em um cartão postal?

Os grupos poderão discutir tais pontos em poucos minutos (anotando as opiniões dos alunos).

Posteriormente, escolha um membro de cada grupo para falar sobre as impressões dos demais colegas acerca do assunto discutido.

ATIVIDADE 03

Produzindo e enviando cartões postais

http://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult063b6.htm     Acessado em: 12 de out. 2010. 

Para a efetivação desta atividade a classe precisará de:

  • revistas diversas para recorte;
  • tesouras;
  • colas;
  • cartolinas brancas;
  • réguas.

Peça que os alunos levem uma revista velha de casa. Providencie também alguns exemplares para que não haja imprevistos. Poderá conseguir revistas com a biblioteca escolar.

Deverá pedir, ainda, que cada dois alunos comprem uma cartolina branca. É possível dividir o custo da folha porque cada aluno utilizará somente um pedaço da mesma.

Os demais materiais são de uso pessoal dos alunos (régua, tesoura, cola).

Nessa atividade os alunos produzirão um cartão postal e deverão adquirir um, em uma banca de jornal, de sua própria cidade.

Cartão postal 1

Individualmente, eles deverão:

  • recortar um retângulo de cartolina (medida: 10 cm x 15cm);
  • selecionar, nas revistas, uma imagem que irá representar a origem do cartão postal;
  • desenhar os traços comuns ao verso, bem como espaço destinado ao selo (conforme a segunda imagem da presente aula);
  • colar as imagens selecionadas no lado que será a frente do mesmo;
  • escrever uma mensagem no cartão, considerando uma viagem fictícia com referencial.

Antes da conclusão do cartão, sorteie, entre os alunos da turma, o destinatário que o receberá. O sorteio é importante para que não haja alunos que não o recebam.

Cada aluno enviará cartão postal a um colega. Assim, todos devem receber pelo menos um.

Após a conclusão dos mesmos, recolha-os para a próxima atividade.

Instrua os alunos a não contarem para seus destinatários que serão contemplados (a atividade, assim, fica mais interessante).

Cartão postal 2

Cada aluno deverá adquirir um cartão postal de sua própria cidade e enviar para um colega do bairro ou um familiar, por exemplo. Esse segundo cartão gera uma ótima oportunidade para, se possível, promover, individualmente ou em conjunto, uma ida ao correio para postá-lo, uma vez que o estudo desse gênero é perpassado pelo trabalho de tal empresa.

ATIVIDADE 04

Recebendo os cartões postais produzidos em sala

http://www.pedroaires.com/4984/index.html?*session*id*key*=*session*id*val*     Acessado em: 12 de out. 2010. 

Na proposta do cartão postal 1, você funcionará como o profissional dos correios.

Entregue para cada aluno o cartão/ os cartões destinado(s) a ele. Após a entrega/recebimento de todos os textos, cada um deverá ler e interpretar os cartões recebidos em silêncio e, posteriormente, apresentá-los para o restante da classe.

O apresentador deverá:

  • demonstrar qual foi o lugar de origem do cartão;
  • ler a mensagem escrita no verso;
  • agradecer o colega pelo cartão enviado.
Recursos Complementares

Artigo "Cartões-postais como divulgadores da imagem turística: o caso de Ilhéus, Bahia", de Felipe de Paula Souza:

http://www.espacoacademico.com.br/065/65souza_felipe.htm 

Acesso em: 15/10/2010 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados nos seguintes aspectos:

  • reconhecimento das características estruturais do gênero cartão postal;
  • compreensão dos sentidos/funções desse gênero;
  • produção de dois cartões postais.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patricia Matos, Esc. Mun. Carlos Dietz , Paraná - disse:
    pvm.dietz@gmail.com

    10/09/2015

    Cinco estrelas

    Excelente plano de aula, resgate de gênero textual.Trabalho com o laboratório de informatica irei utiliza-lo juntamente com o programa Luz do Saber que traz em uma de suas atividades o cartão postal.


  • Maria Efigenia Rocha Trindade, Escola Estadual de Serra dos Aimorés , Minas Gerais - disse:
    efigeniatrindade@hotmail.com

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhoso esse plano de aula, tudo o que eu precisava ... Obrigada


  • sara, Maxxi educacional , Minas Gerais - disse:
    saiaesteves@hotmail.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante essa aula, pois é um gênero em declinio, sendo assim é importante dispertarmos o interesse dos alunos sobre o mesmo.


  • robert, CAJAZEIRAS , Rio de Janeiro - disse:
    kokoza0q@hotmsail.com

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito legal valeu ae ajudou no trabalho .D.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.