Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você já ouviu falar de Inclusão Digital?

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que é Inclusão Digital;

O que é Sociedade Digital e de que forma estamos incluídos nela;

Os  benefícios da inclusão digital para a sociedade como um todo, e para a Educação;

Como favorecer com que as pessoas com deficiência sejam incluídas na Sociedade Digital;

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                   

Motivação: 

Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem abaixo (Fig.1).       

Figura 1: Tirinha sobre a era digital       

Disponível em: http://tirinhastuntes.blogspot.com/2008/11/e-na-era-digital.html  Acessado em: 07 Outubro de 2010.          

Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro de questões, iniciar uma breve discussão com a classe.   

Roteiro de questões

  1. Quais recursos tecnológicos (Internet, celular etc.) vocês costumam usar para conversar com uma pessoa?
  2. Vocês acham que as pessoas utilizam com maior freqüência para se comunicar, o telefone fixo ou o computador?
  3. Vocês acham que as pessoas utilizam de forma significativa os recursos tecnológicos no seu cotidiano? Em que atividades?
  4. Quais recursos tecnológicos vocês mais usam e por quê?
  5. A tecnologia faz parte da vida das pessoas?
  6. Vocês acham que a tecnologia pode facilitar as nossas vidas? E a vida da pessoa com deficiência?
  7. Vocês já ouviram falar da inclusão?
  8. E vocês já ouviram falar sobre a Inclusão digital?   

Atividade 1   

Ao término da discussão, cada dupla deverá pesquisar em dicionários, impressos ou eletrônicos, a definição das palavras: Inclusão e Digital.   

Definição de Inclusão: s. f. Ato! ou efeito de incluir.   

Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx     Acessado em: 11 de Outubro de 2010    

Definição de Digital: 1 Relativo ou pertencente aos dedos. 2 Diz-se da impressão deixada pelos dedos. 3 Que tem analogia com os dedos. 4 Relativo a dígito. 4 (Eletrônica) Que se utiliza de um conjunto de dígitos, em vez de ponteiros ou marcas numa escala, para mostrar informações numéricas: Termômetro digital. 5 (Eletrôn) Diz-se do circuito eletrônico que produz e responde a sinais que, num determinado instante, encontram-se num dentre os vários níveis possíveis (geralmente dois). 6 (Eletrônica) Diz-se da transmissão (p ex, de som) assim realizada. 8 (Informática) Computador que opera com quantidades numéricas ou informações expressas por algarismos.  

Disponível em:  http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=digital  Acessado em: 11 de Outubro de 2010       

Sugestões de sites para a pesquisa:     

http://michaelis.uol.com.br/    

http://www.priberam.pt/dlpo/  (Fig.2)    

http://www.dicio.com.br/   

http://www.dicionarioweb.com.br/      

Figura 2: Imagem do dicionário Priberam da Língua Portuguesa       

Quando todas as duplas terminarem a pesquisa, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, leiam em aula aberta a definição das referidas palavras. Em seguida, o professor deverá dizer que este é sobre a Inclusão Digital que esta aula abrodará.

Atividade 2

Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “O avanço da Inclusão Digital” (Fig. 3), com duração de 06 minutos e 13 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do vídeo “O avanço da Inclusão Digital ”:   

http://www.youtube.com/watch?v=aiAoMv9MIFw&feature=related            Acessado em: 11 Outubro de 2010        

Figura 3: Imagens do vídeo “O avanço da Inclusão Digital”       

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.         

Quando todos terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá iniciar uma breve discussão por meio do roteiro proposto abaixo.   

Roteiro de Discussão 

  • Qual o principal assunto abordado no vídeo?
  • Qual o principal veículo de acesso à internet que potencializa a Inclusão Digital?
  • É grande o número de pessoas que usam a internet no Brasil?
  • É importante fazermos cursos para que possamos estar incluídos na era digital? Por quê?
  • As pessoas menos favorecidas economicamente possuem computadores com internet em suas residências? Como elas podem utilizar o computador, navegar na internet etc.?
  • Existem projetos do governo para que mais pessoas tenham acesso à internet e ao computador?     

Atividade 3

Ao término da discussão cada dupla deverá fazer uma pesquisa na Internet sobre Inclusão Digital. Para isso, cada dupla deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.

Temas para a pesquisa 

  • Definição de inclusão digital.
  • Como incluir digitalmente todos os brasileiros.
  • A História do computador.
  • A História da internet.
  • A Tecnologia na vida da pessoa com deficiência.
  • A Tecnologia nos meios de comunicação.
  • A Tecnologia na escola.
  • A Tecnologia na música.
  • A Tecnologia na ciência.
  • A Tecnologia da Informação.   

Observação

É importante que os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla.   

Sugestões de sites para a realização das pesquisas: 

http://www.mansano.com/beaba/hist_comp.aspx  

http://www.mundosites.net/cienciasexatas/historia_do_computador.htm  

http://0fx66.com/blog/redes/a-origem-e-o-funcionamento-dos-celulares/  

http://www.articlegarden.com/pt/Article/History-Of-The-Cellular-Phone/2425  

http://www.infowester.com/col150804.php  

http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm  

http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/palestra_greg_final.mspx  

http://www.netkids.com.br/v3.0/files/institucional/cases/descricao_case.asp?Id=503  

http://sitededicas.uol.com.br/art_tecnologia_ed.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/tecnologia-na-escola-problema-ou-solucao.php  

http://veja.abril.com.br/blog/tech/sem-categoria/mais-tecnologia-para-o-seu-cotidiano/  (Fig.4)  

http://www.canalkids.com.br/tecnologia/meios/alo.htm  

http://www.profala.com/arteducesp25.htm  

http://www.vidamaislivre.com.br/noticias/noticia.php?id=1357&/tecnologia_e_inclusao_para_pessoas_com_deficiencia_auditiva  

http://pplware.sapo.pt/pessoal/ciencia_saude/a-tecnologia-ao-dispor-da-pessoa-com-deficiencia/  

http://carpevita-eca.blogspot.com/2009/03/tecnologias-da-ibm-ajudam-deficientes.html                                        

Figura 4: Imagem do site da revista Veja         

Durante a realização da pesquisa, o professor deverá dizer aos alunos que eles deverão procurar imagens relacionadas ao tema pesquisado, para a realização de uma futura atividade.     

Atividade 4

Ao término da pesquisa, cada dupla deverá elaborar um cartaz (Fig. 5) que deverá conter os resultados da pesquisa – textos e  imagens. Quando todas as duplas terminarem a elaboração do cartaz, cada uma delas deverá mostrar sua produção para todos da sala, explicando oralmente os resultados de sua pesquisa.                               

Figura 5: Exemplo de mural   

Fonte: Do autor     

Ao término da aula, cada dupla deverá expor o cartaz em um local da escola com grande circulação de alunos e funcionários, de forma que o conhecimento seja socializado entre todos. Além disso, é importante que os alunos tenham compreendido que a inclusão digital é uma necessidade do mundo contemporâneo.     

Sugestão de Atividade   

O professor poderá mostrar para os alunos a letra da música “Tecnologia”, do grupo Astronautas (Fig.6), conforme postada abaixo. Feito isso, o professor deverá pedir para que um aluno voluntário leia a letra da música em voz alta para que todos possam escutá-la. Em seguida, uma conversa sobre a letra da referida música deverá ser promovida e mediada pelo professor.

Link da letra da música “Tecnologia” do grupo Astronautas: 

http://www.vagalume.com.br/astronautas/tecnologia.html              Acessado em: 07 Outubro de 2010.                                                        

 Figura 6: Letra da música

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que todos nos vivemos na era da inclusão digital e que ela está presente na educação, no mercado de trabalho, na ciência entre outros. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.