17/11/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
O que é Inclusão Digital;
O que é Sociedade Digital e de que forma estamos incluídos nela;
Os benefícios da inclusão digital para a sociedade como um todo, e para a Educação;
Como favorecer com que as pessoas com deficiência sejam incluídas na Sociedade Digital;
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem abaixo (Fig.1).
Figura 1: Tirinha sobre a era digital
Disponível em: http://tirinhastuntes.blogspot.com/2008/11/e-na-era-digital.html Acessado em: 07 Outubro de 2010.
Em seguida, o professor deverá, por meio do roteiro de questões, iniciar uma breve discussão com a classe.
Roteiro de questões
Atividade 1
Ao término da discussão, cada dupla deverá pesquisar em dicionários, impressos ou eletrônicos, a definição das palavras: Inclusão e Digital.
Definição de Inclusão: s. f. Ato! ou efeito de incluir.
Disponível em: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx Acessado em: 11 de Outubro de 2010
Definição de Digital: 1 Relativo ou pertencente aos dedos. 2 Diz-se da impressão deixada pelos dedos. 3 Que tem analogia com os dedos. 4 Relativo a dígito. 4 (Eletrônica) Que se utiliza de um conjunto de dígitos, em vez de ponteiros ou marcas numa escala, para mostrar informações numéricas: Termômetro digital. 5 (Eletrôn) Diz-se do circuito eletrônico que produz e responde a sinais que, num determinado instante, encontram-se num dentre os vários níveis possíveis (geralmente dois). 6 (Eletrônica) Diz-se da transmissão (p ex, de som) assim realizada. 8 (Informática) Computador que opera com quantidades numéricas ou informações expressas por algarismos.
Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=digital Acessado em: 11 de Outubro de 2010
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.priberam.pt/dlpo/ (Fig.2)
http://www.dicionarioweb.com.br/
Figura 2: Imagem do dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Quando todas as duplas terminarem a pesquisa, o professor deverá pedir para que aqueles que se sentirem à vontade, leiam em aula aberta a definição das referidas palavras. Em seguida, o professor deverá dizer que este é sobre a Inclusão Digital que esta aula abrodará.
Atividade 2
Em seguida, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “O avanço da Inclusão Digital” (Fig. 3), com duração de 06 minutos e 13 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “O avanço da Inclusão Digital ”:
http://www.youtube.com/watch?v=aiAoMv9MIFw&feature=related Acessado em: 11 Outubro de 2010
Figura 3: Imagens do vídeo “O avanço da Inclusão Digital”
Sugestão:
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Quando todos terminarem de assistir ao vídeo, o professor deverá iniciar uma breve discussão por meio do roteiro proposto abaixo.
Roteiro de Discussão
Atividade 3
Ao término da discussão cada dupla deverá fazer uma pesquisa na Internet sobre Inclusão Digital. Para isso, cada dupla deverá escolher um dos temas sugeridos abaixo.
Temas para a pesquisa
Observação
É importante que os temas sejam trabalhados por, pelo menos, uma dupla.
Sugestões de sites para a realização das pesquisas:
http://www.mansano.com/beaba/hist_comp.aspx
http://www.mundosites.net/cienciasexatas/historia_do_computador.htm
http://0fx66.com/blog/redes/a-origem-e-o-funcionamento-dos-celulares/
http://www.articlegarden.com/pt/Article/History-Of-The-Cellular-Phone/2425
http://www.infowester.com/col150804.php
http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/palestra_greg_final.mspx
http://www.netkids.com.br/v3.0/files/institucional/cases/descricao_case.asp?Id=503
http://sitededicas.uol.com.br/art_tecnologia_ed.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/tecnologia-na-escola-problema-ou-solucao.php
http://veja.abril.com.br/blog/tech/sem-categoria/mais-tecnologia-para-o-seu-cotidiano/ (Fig.4)
http://www.canalkids.com.br/tecnologia/meios/alo.htm
http://www.profala.com/arteducesp25.htm
http://pplware.sapo.pt/pessoal/ciencia_saude/a-tecnologia-ao-dispor-da-pessoa-com-deficiencia/
http://carpevita-eca.blogspot.com/2009/03/tecnologias-da-ibm-ajudam-deficientes.html
Figura 4: Imagem do site da revista Veja
Durante a realização da pesquisa, o professor deverá dizer aos alunos que eles deverão procurar imagens relacionadas ao tema pesquisado, para a realização de uma futura atividade.
Atividade 4
Ao término da pesquisa, cada dupla deverá elaborar um cartaz (Fig. 5) que deverá conter os resultados da pesquisa – textos e imagens. Quando todas as duplas terminarem a elaboração do cartaz, cada uma delas deverá mostrar sua produção para todos da sala, explicando oralmente os resultados de sua pesquisa.
Figura 5: Exemplo de mural
Fonte: Do autor
Ao término da aula, cada dupla deverá expor o cartaz em um local da escola com grande circulação de alunos e funcionários, de forma que o conhecimento seja socializado entre todos. Além disso, é importante que os alunos tenham compreendido que a inclusão digital é uma necessidade do mundo contemporâneo.
Sugestão de Atividade
O professor poderá mostrar para os alunos a letra da música “Tecnologia”, do grupo Astronautas (Fig.6), conforme postada abaixo. Feito isso, o professor deverá pedir para que um aluno voluntário leia a letra da música em voz alta para que todos possam escutá-la. Em seguida, uma conversa sobre a letra da referida música deverá ser promovida e mediada pelo professor.
Link da letra da música “Tecnologia” do grupo Astronautas:
http://www.vagalume.com.br/astronautas/tecnologia.html Acessado em: 07 Outubro de 2010.
Figura 6: Letra da música
Os links abaixo se referem ao conceito de Inclusão digital.
http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/outros-programas
http://pib7joinville.com.br/assistencia-social/projetos/projeto-de-inclusao-digital.html
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que todos nos vivemos na era da inclusão digital e que ela está presente na educação, no mercado de trabalho, na ciência entre outros. Além disso, a avaliação deverá ocorrer durante o desenvolvimento das atividades.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/05/2015
Cinco estrelasAula excelente, meus alunos curtiram demais
17/01/2011
Três estrelasGostei das sugestões!
29/11/2010
Cinco estrelasBem dinâmica...Interessante..