30/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
---
A classificação do reino animal permite diversas investigações sobre a complexidade das espécies e a análise das relações entre as mesmas.
O estudo deste tema pode promover a discussão sobre a importância da conservação ambiental, considerando a interdependência entre os seres.
Todas as propostas desenvolvidas levarão a criação de um painel temático informativo pelos alunos.
Antes de começar a sequência de atividades, organize uma visita da turma ao Zoológico mais próximo a sua região ou cidade, fazendo os contatos e encaminhamentos necessários.
Aula 1 |
As atividades realizadas fora da unidade escolar exigem orientações e combinados para que sejam, de fato, produtivas.
Divida a turma em 4 grupos, responsáveis, respectivamente, pelas temáticas: mamíferos, aves, répteis e anfíbios (ou cinco grupos, incluindo os peixes, se o zoológico de sua região contemplar aquários também).
Oriente o trabalho dos grupos ao saírem para a visita, combinando procedimentos do registro das informações. Cada equipe deverá produzir imagens dos animais do seu grupo temático, com uma máquina fotográfica ou com uma câmera de celular, bem como anotar as informações relevantes e curiosidades descobertas durante o passeio.
Aula 2 |
Realize uma roda de comentários sobre a visita ao zoológico, abordando, por exemplo:
Em seguida, proponha que os grupos reúnam-se para ampliar e organizar as informações coletadas. Para isso, na sala de informática ou usando computadores portáteis com acesso à internet, peça que os alunos acessem a página http://www.zoologico.sp.gov.br/ozoo.htm e busquem mais informações sobre os animais que observaram no zoológico.
Ao final proponha que componham um painel com as imagens e informações coletadas, organizadas por grupos de animais: mamíferos, aves, etc.
Aula 3 |
Organize duplas ou trios e apresente aos alunos o software Classificação dos animais , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25463
Esse programa educativo mostra 19 atividades (quebra-cabeça, memória, caça palavras e relações de palavras com fotos) diferentes, referentes à classificação dos animais, levando os alunos a trabalharem com diferentes conceitos, tais como onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados. Os alunos deverão, por exemplo, ligar a classificação ao animal:
Imagens disponíveis no software Classificação dos Animais
Ou digitar a classificação dos mesmos:
Para passar pelos diferentes desafios, os alunos deverão usar a seta “avançar”. Caso queiram repetir um jogo, é possível usar variações do mesmo, clicando sobre o botão “refazer”:
Botões Avançar e Refazer na linha superior
Após um tempo de utilização do software, peça que os alunos voltem aos mesmos grupos de trabalho das aulas anteriores e complementem informações sobre os animais observados, acrescentando se são onívoros, carnívoros, herbívoros, ovíparos, vivíparos, vertebrados e invertebrados, no painel em construção pela turma.
Aula 4 |
Destaque uma das classificações abordadas na última aula, vinculada à alimentação: onívoros, carnívoros, herbívoros, propondo um jogo para a dramatização da situação de presa e predador. Em http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html#ativi2 você encontra a descrição de uma atividade similar.
A turma deverá ser dividida em três grupos: plantas, sendo este o maior grupo de todos, preás, com mais participantes que o próximo grupo e, finalmente, jaguatiricas. Para facilitar a identificação de cada agrupamento é possível usar fitas de cores diferentes para os participantes . Os agrupamentos devem ficar espalhados pelo pátio ou quadra da escola. A um sinal, os preás deverão procurar uma planta para alimentar-se e as jaguatiricas deverão procurar os preás. Os preás podem defender-se se abaixando, como se estivessem escondidos, antes de serem tocados.
Logo em seguida, dê outro sinal para encerrar a rodada. Os preás e as jaguatiricas que não conseguirem alimento serão plantas na rodada seguinte, porque "morreram" e voltaram ao solo, fornecendo energia aos vegetais. Os preás e as jaguatiricas que conseguiram alimento continuarão no mesmo grupo. As plantas que foram capturadas serão preás na próxima rodada e os preás capturados serão jaguatiricas.
Prossiga o jogo por algumas rodadas. Em seguida lance a questão:
Um grande desmatamento ocorreu e 50% da vegetação não esta mais disponível. O animal carnívoro sofrerá consequências? Por quê?
Promova, assim, uma discussão onde os alunos deverão refletir e apresentar argumentos sobre a interdependência dos seres vivos.
Em seguida, os alunos deverão voltar aos seus grupos de trabalho para elaborar uma frase que leve à reflexão sobre a interdependência dos seres vivos. As frases devem ser lidas para a turma, elegendo-se aquela que irá compor o painel final.
Por fim, o painel, composto por textos e imagens ao longo desta sequência de atividades, deve ser exposto em local de circulação dos alunos na escola.
Nome | Tipo |
---|---|
Classificação dos animais | Software Educacional |
Aula de Ciências do Telecurso para o Ensino Fundamental, abordando a classificação dos animais, com imagens de um zoológico: http://www.youtube.com/watch?v=CCFSOeD4XG8
É importante observar se os alunos estabeleceram relações entre o que foi observado na visita ao zoológico e as informações trabalhadas nas aulas seguintes.
Ao longo das atividades, faça anotações sobre como cada grupo organizou os materiais coletados e como dividiram as tarefas.
Ao final do trabalho, converse com cada grupo sobre suas observações, fazendo as intervenções que considerar necessárias.
É interessante envolver os alunos no processo avaliativo. Peça, por exemplo, que façam um pequeno texto comentando o que aprenderam com essas quatro aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!