07/12/2010
Simone Alencastre, Glória Maria, Miriam Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ser leitor e escritor iniciantes
Organize os alunos em roda e leia o seguinte livro:
" Boniteza Silvestre: Poesia para Animais Ameaçados pelo Homem", de Lalau. Neste livro liricamente engajado, Lalau faz poesia para os animais que o homem ameaça com sua cobiça. São onze bichos-poemas lindamente ilustrados por Laurabeatriz, numa verdadeira reverência à biodiversidade brasileira.
Perguntar sobre:
Garantir a fala e a escuta atenta de todos. Anotar as ideias.
Produzir um texto coletivo ,correlacionando às ideias que surgiram do debate. Enfatizar a importância da informação para evitar que novos animais entrem em risco de extinção e proteger os que estão em risco.
2º Atividade
Proponha a construção de um catálogo dos animais ameaçados de extinção, com informações sobre alimentação, reprodução e locomoção e localização para ser doado para a biblioteca escolar.
Leve-os ao laboratório de informática para pesquisar animais em risco de extinção.
Sugestão de sites de pesquisa:
http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_amea%C3%A7ada
http://www.slideboom.com/presentations/58302/Animais-em-risco-de-extin%C3%A7%C3%A3o
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/
Ao retornar para a sala, confira o resultado da pesquisa elaborando ,no quadro, uma lista,em ordem alfabética, do nome dos animais em risco de extinção.
Sugestão de lista:
Mamíferos ameaçados :
Antílope-tibetano (Pantholops hodgsonii)
Baleia-azul (Balaenoptera musculus )
Chimpanzé (Pan troglodytes)
Gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla)
Gorila-do-oriente (Gorilla beringei)
Leopardo (Panthera pardus)
Muriqui (Brachyteles arachnoides)
Onça-pintada (Panthera onca)
Orangotango (Pongo pygmaeus e Pongo abelii)
Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)
Peixe-boi (Trichechus manatus)
Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)
Tigre (Panthera tigris)
Urso-polar (Ursus maritimus)
Veado-catingueiro
Mico-leão-dourado Guigó (Callicebus coimbrai)
Guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae)
Macaco-prego-galego (Cebus flavius)
Aves ameaçadas:
Arara-azul-de-lear
Arara-azul-grande
Arara-azul-pequena
Ararinha-azul
Araracanga ou Arara-piranga
Arara-de-barriga-amarela
Arara-vermelha
Bacurau-de-rabo-branco
Bicudo-verdadeiro
Cardeal-da-amazônia
Maracanã Papagaio
Rolinha
Tucano-de-bico-preto
Répteis ameaçados:
Tartaruga-marinha
Tartaruga-de-couro
Dragão-de-komodo
Jacaré-de-papo-amarelo
Anfíbios ameaçados :
Rãs pintadas
Rãs Disco,
Sapos da barriga do fogo,
Rãs primitivas de Nova Zelândia,
Rãs da maca sapos Legged do Short,
Rãs do Parsley,
Rãs agarradas,
Sapo Burrowing mexicano,
Peixes ameaçados
Tubarão-baleia (Rhincodon typus)
Tubarão-branco (Carcharodon carcharias)
Tubarão-sem-dentes (Devil Shark)
Crustáceos ameaçados :
Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)
Artrópodes ameaçados:
Borboleta-da-restinga (Parides ascanius)
Trabalhe as classificações dos animais, de acordo com as características , primeiramente levantando as hipóteses dos alunos sobre os determinados itens:
Em seguida, leia com o grupo o seguinte texto a ser baixado do endereço eletrônico:
http://www.coolkids.guarda.pt/content/caracteristicas-e-modo-de-vida-dos-animais
Confira as hipóteses anteriores se confirmaram ou não.Solicite que registrem no caderno as aprendizagens adquiridas com a pesquisa e a leitura. Peça que leiam e comparem seus registros com os demais colegas.
3º atividade:
Fazer, coletivamente, uma seleção de animais que serão pesquisados pelos alunos. Registrar no mural o nome do aluno e seu objeto de pesquisa.
Definir com o grupo quais serão os itens da pesquisa.É importante que contenha :
Os focos da pesquisa também devem ser afixados no mural;
Organize , coletivamente, um calendário de atividades. Discuta as atividades e os prazos.Exemplo:
ATIVIDADES |
DATAS |
PESQUISA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA |
06/10 |
PESQUISA NA BIBLIOTECA ESCOLAR |
07/10 |
VISITA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA |
10/10 |
VISTA NO PRIMEIRO RASCUNHO DA PESQUISA |
16/10 |
VISITA AO JARDIM ZOOLÓGICO |
17/10 |
PRODUÇÃO DA FICHA DE PESQUISA E DA ILUSTRAÇÃO |
20/10 |
ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO ( CAPA, CONTRA-CAPA, FOLHA DE ROSTO, ÍNDICE) E DOS CONVITES |
24/10 |
LANÇAMENTO DO CATÁLOGO |
30/10 |
4º Atividade:
Após as visitas ao laboratório e a biblioteca, deve-se organizar uma roda para troca de informações e registro no caderno das aprendizagens obtidas e leitura desses registros individuais para todo o grupo.
Organizar e promover um canto de pesquisa, onde os colegas, a professora e demais membros da comunidade escolar podem deixar materiais, fotos, poemas, textos jornalísticos e etc., para auxiliar os pesquisadores.
5º Atividade:
Elaborar coletivamente as perguntas a serem feitas ao professor de biologia, a ordem da perguntas, assim como os combinados para hora da entrevista, tais como: ouvir com atenção, esperar a vez para perguntar, anotar todas as informações possíveis e etc.
Após a entrevista, construir coletivamente um texto, organizando as informações trazidas pelo entrevistado. Solicitar que copiem para o caderno.
6º Atividade:
Apresentar um modelo de ficha padrão para registro das informações com os itens já elencados no mural. Exemplo:
FICHA TÉCNICA
PESQUISADOR RESPONSÁVEL: ___________________________________________________
ANIMAL PESQUISADO ____________________________________________________________
CLASSIFICAÇÃO ________________________________________________________________
ALIMENTAÇÃO ________________________________________________________________
SUSTENTAÇÃO________________________________________________________________
LOCOMOÇÃO__________________________________________________________________
REPRODUÇÃO _________________________________________________________________
TEMPO DE GESTAÇÃO__________________________________________________________
TEMPO DE VIDA________________________________________________________________
HABITOS NO AMBIENTE_________________________________________________________
CURIOSIDADES_________________________________________________________________
Na 1º revisão da ficha, observar além a veracidade das informações, os aspectos ligados ao sistema de escrita, a ortografia e a gramática, assim como o capricho e a clareza da caligrafia.
Lembrá-los que cada ficha será uma folha de um livro que será doado para a biblioteca escolar. Um texto para circulação garantir uma escrita perfeita e clara.
Todos os erros ou incorreções existentes no texto devem ser motivo de reflexão coletiva, problematização,construção de uma regra ou norma e outros exemplos, para registro no caderno.
7º Atividade:
Antes de iniciar a visita ao jardim zoológico, construa um roteiro de observação para que não se perca o foco da atividade. Caso seja possível, arrume uma planta do local para localização dos animais de pesquisa, propondo a criação de roteiros, na busca de desenvolver a linguagem cartográfica e as relações de referência.
Mapa do Zoológico de São Paulo:
Após o passeio construa coletivamente um texto sobre todas as informações e as experiências obtidas.
8º Atividade:
Produção da versão final da ficha e da ilustração do animal.
Produção coletiva da capa, contracapa, folha de rosto e índice .
Construção de convite para o evento de lançamento do catálogo.
Entrega festiva do catálogo para a biblioteca escolar.
Videos sobre o assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=Wt0al7YC8hI
A avaliação se dará observando os seguintes pontos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/11/2012
Cinco estrelasmuito bom ,exelente este site............