Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e estudando os animais em risco de extinção.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Glória Maria, Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, listas e  etc;
  • Buscar e coletar informações por meio de leituras, interpretação de imagens , entrevistas e etc;
  • Reconhecer a importância de trabalhar em  grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para construção coletiva do conhecimento.
  • Produzir textos orais e escritos.
Duração das atividades
animais, ambiente, produção textual
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciantes

Estratégias e recursos da aula

Organize  os alunos em roda e leia o seguinte livro:

" Boniteza Silvestre: Poesia para Animais Ameaçados pelo Homem", de Lalau. Neste livro liricamente engajado, Lalau faz poesia para os animais que o homem ameaça com sua cobiça. São onze bichos-poemas lindamente ilustrados por Laurabeatriz, numa verdadeira reverência à biodiversidade brasileira.

Perguntar sobre:

  • A opinião sobre o livro;
  • Nome de outros livros lidos do mesmo autor;
  • O gênero apresentado:  poesia e texto informativo - diferenças;
  • O assunto;

Garantir a fala e a escuta atenta de todos. Anotar as  ideias.

Produzir um texto coletivo ,correlacionando às ideias que surgiram do debate. Enfatizar a importância da informação para evitar que novos animais entrem em risco de extinção e proteger os que estão em risco.

2º Atividade

Proponha a construção de um catálogo dos animais ameaçados de extinção, com informações sobre alimentação, reprodução e locomoção e localização para ser doado para a biblioteca escolar.

Leve-os   ao laboratório de informática para pesquisar animais em risco de extinção.

Sugestão de sites de pesquisa:

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/animalextin.htm   

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_amea%C3%A7ada   

http://www.faber-castell.com.br/19670/Invisible/Sustentabilidade/Meio-ambiente/Educao-ambiental/Animais-em-risco-de-extino/default_ebene3.aspx   

http://www.slideboom.com/presentations/58302/Animais-em-risco-de-extin%C3%A7%C3%A3o   

http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/   

Ao retornar para a sala, confira o resultado da pesquisa elaborando ,no quadro, uma lista,em ordem alfabética, do nome dos animais em risco de extinção.

Sugestão de lista:

Mamíferos ameaçados :

Antílope-tibetano (Pantholops hodgsonii)

 Baleia-azul (Balaenoptera musculus )

Chimpanzé (Pan troglodytes)

Gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla)

Gorila-do-oriente (Gorilla beringei)

Leopardo (Panthera pardus)

Muriqui (Brachyteles arachnoides)

Onça-pintada (Panthera onca)

Orangotango (Pongo pygmaeus e Pongo abelii)

Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)

Peixe-boi (Trichechus manatus)

Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)

Tigre (Panthera tigris)

 Urso-polar (Ursus maritimus)

Veado-catingueiro

Mico-leão-dourado Guigó (Callicebus coimbrai)

Guigó-da-Caatinga (Callicebus barbarabrownae)

Macaco-prego-galego (Cebus flavius)

 Aves ameaçadas:

 Arara-azul-de-lear

Arara-azul-grande

Arara-azul-pequena

Ararinha-azul

Araracanga ou Arara-piranga

Arara-de-barriga-amarela

 Arara-vermelha

 Bacurau-de-rabo-branco

 Bicudo-verdadeiro

Cardeal-da-amazônia

Maracanã Papagaio

 Rolinha

Tucano-de-bico-preto

 Répteis ameaçados:

 Tartaruga-marinha

Tartaruga-de-couro

Dragão-de-komodo

Jacaré-de-papo-amarelo

 Anfíbios ameaçados :

Rãs pintadas

Rãs Disco,  

Sapos da barriga do fogo,

Rãs primitivas de Nova Zelândia,

Rãs da maca  sapos Legged do Short,  

Rãs do Parsley,

Rãs agarradas,

Sapo Burrowing mexicano,

Peixes ameaçados

 Tubarão-baleia (Rhincodon typus)

Tubarão-branco (Carcharodon carcharias)

Tubarão-sem-dentes (Devil Shark)

Crustáceos ameaçados :

Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)

Artrópodes ameaçados:

 Borboleta-da-restinga (Parides ascanius)

Trabalhe as classificações dos animais, de acordo com as características , primeiramente levantando as  hipóteses dos alunos sobre os determinados itens:

  • Forma de nascimento;
  • Respiram;
  • Deslocam;
  • Cobertura do corpo
  • Nome cientifico

Em seguida, leia com o grupo o seguinte texto a ser baixado do  endereço eletrônico:

http://www.coolkids.guarda.pt/content/caracteristicas-e-modo-de-vida-dos-animais   

Confira as hipóteses anteriores se confirmaram ou não.Solicite que registrem no caderno as aprendizagens adquiridas com a pesquisa e a leitura. Peça que leiam  e comparem seus registros com os demais colegas.

3º atividade:

Fazer, coletivamente, uma seleção de animais que serão pesquisados pelos alunos. Registrar no mural o nome do aluno e seu objeto de pesquisa.

Definir com o grupo quais serão os itens da pesquisa.É importante que contenha :

  •  Hábitos de animais relacionados ao ambiente em que vivem;
  • Relações de alimentação - herbívoros, carnívoros ou onívoros;
  • Sustentação e locomoção - presença de coluna vertebral, carapaça ou musculatura ;
  • A relação forma do corpo e locomoção;
  • Reprodução - desenvolvimento dos filhotes no interior do corpo materno ou em ovos/ tempo de gestação/ tempo que os filhotes levam para atingir a maturidade;
  • Tempo de vida;

Os focos da pesquisa também devem ser afixados no mural;

Organize , coletivamente, um  calendário de atividades. Discuta as atividades e os prazos.Exemplo:

ATIVIDADES

DATAS

PESQUISA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

06/10

PESQUISA NA BIBLIOTECA ESCOLAR

07/10

VISITA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA

10/10

VISTA NO PRIMEIRO RASCUNHO DA PESQUISA

16/10

VISITA AO JARDIM ZOOLÓGICO

17/10

PRODUÇÃO DA FICHA DE PESQUISA E DA ILUSTRAÇÃO

20/10

ORGANIZAÇÃO DO CATÁLOGO ( CAPA, CONTRA-CAPA, FOLHA DE ROSTO, ÍNDICE) E DOS CONVITES

24/10

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO

30/10

4º Atividade:

Após as  visitas ao laboratório e a biblioteca, deve-se organizar uma roda para troca de informações e registro no caderno das aprendizagens obtidas e leitura desses registros individuais para todo o grupo.

Organizar  e promover um canto de pesquisa, onde os colegas, a professora  e demais membros da comunidade escolar podem deixar materiais, fotos, poemas, textos jornalísticos e etc., para auxiliar os pesquisadores.

5º Atividade:

Elaborar coletivamente as perguntas a serem feitas ao professor de biologia, a ordem da perguntas, assim como os combinados para hora da  entrevista, tais como: ouvir com atenção, esperar a vez para perguntar, anotar todas as informações possíveis e etc.

Após a entrevista, construir coletivamente um texto,  organizando as informações trazidas pelo entrevistado. Solicitar que copiem para o caderno.

6º Atividade:

Apresentar um modelo de ficha padrão para registro das informações com os itens já elencados no mural. Exemplo:

FICHA TÉCNICA

PESQUISADOR RESPONSÁVEL: ___________________________________________________

ANIMAL PESQUISADO ____________________________________________________________

CLASSIFICAÇÃO ________________________________________________________________

ALIMENTAÇÃO ________________________________________________________________

SUSTENTAÇÃO________________________________________________________________

LOCOMOÇÃO__________________________________________________________________

REPRODUÇÃO _________________________________________________________________

TEMPO DE GESTAÇÃO__________________________________________________________

TEMPO DE VIDA________________________________________________________________

HABITOS  NO AMBIENTE_________________________________________________________

CURIOSIDADES_________________________________________________________________

Na 1º revisão da ficha, observar além a veracidade das informações, os aspectos ligados ao sistema de escrita, a ortografia e a gramática, assim como o capricho e a clareza da caligrafia.

Lembrá-los que cada ficha será uma folha de um livro  que será doado para a biblioteca escolar. Um texto para circulação  garantir uma escrita perfeita e clara.

Todos os erros ou incorreções existentes no texto devem ser motivo de reflexão coletiva, problematização,construção de uma regra ou norma e outros exemplos, para registro no caderno.

7º Atividade:

Antes de iniciar a visita ao jardim zoológico, construa um roteiro de observação para que não se perca o foco da atividade.  Caso seja possível, arrume uma planta do local  para localização dos animais de pesquisa, propondo a criação de roteiros, na busca de desenvolver a linguagem cartográfica e as relações de referência.

Mapa do Zoológico de São Paulo:

Após o passeio construa coletivamente um texto sobre todas as informações  e as experiências obtidas.

8º Atividade:

Produção da versão final da ficha e da ilustração do animal.

Produção coletiva da capa, contracapa, folha de rosto e  índice .

Construção de convite para o evento de lançamento do catálogo.

Entrega festiva do catálogo para a biblioteca escolar.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação se dará observando os seguintes pontos:

  • O envolvimento e a participação das crianças durante todo o processo.  
  • A ampliação de seu  repertório linguístico
  •  A capacidade de compreensão e de escuta com atenção
  •   A disposição das crianças em contribuir para a realização das etapas das atividades;
  • O avanço na produção textual, tanto quanto na forma quanto no conteúdo .
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.