Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre a esgrima

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais características da esgrima;

Conhecer os fundamentos básicos de regras da esgrima;

Vivenciar jogos de luta baseados na esgrima.

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessário conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Iniciar a aula convidando a turma para assistir os seguinte vídeo:  

http://www.youtube.com/watch?v=zWLHLG0uNQ8 (Acesso em 18/10/2010).

Após apreciação do vídeo, questionar se as crianças conhecem aquela prática corporal e se sabem qual é o nome. Destacar então que aprenderemos hoje sobre a esgrima. Para explicar as características da esgrima o professor poderá fazer uma breve explanação, usando como recurso enriquecedor e ilustrativo o seguinte infográfico:

http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/FE/index.html (Acesso em 18/10/2010).

Caracterização da esgrima:

Na esgrima, os equipamentos usados são: a espada, o florete e o sabre. Existe também a máscara de proteção, a luva de couro que reveste a mão e o antebraço e o colete. O esgrimista ganha pontos quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre, pode ser usado para atingir a região da cintura ou acima. O combate começa com os lutadores a uma distância de dois metros um do outro e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques em seu oponente ou quando se passarem quatro minutos jogados. A esgrima é praticada em um corredor de 14 metros de comprimento por 1,80 de largura. Se o esgrimista ultrapassar com os dois pés o limite à retaguarda é declarado tocado. Se sair com um ou dois pés pelo limite lateral poderá ser penalizado.  

 Atividade 2: Construindo uma espada

Nesta atividade as crianças serão convidadas a construir uma espada usando jornal. Para tal serão necessários os seguintes materiais: 2 folhas de jornal para cada criança e fita durex.

Modo de fazer: Enrole o jornal “bem justinho” na diagonal começando de uma das pontas até formar um canudo grande e bem fininho. Depois, cole a ponta que sobrou com durex.  Em uma das extremidades, faça uma dobra para dentro e cole com durex também.

OBS: Para fortalecer a espada recomendamos enrolar durex em todo o canudo.

Atividade 3: Brincando de esgrima

Para esta atividade as crianças se dividirão em duplas e ocuparão os corredores desenhados no chão. Cada criança deverá estar "vestida" com colete feito de saco de lixo e empunhando uma espada de jornal. O objetivo da brincadeira será o aluno tocar o tronco do seu adversário com a espada. Para dinamizar a brincadeira, as espadinhas poderão ter as pontas molhadas em tinta guache. Quando um aluno tiver o colete marcado por tinta é sinal que o colega alcançou um ponto. Não será permitido sair da área do corredor.

Fotos do acervo do CA João XXIII/UFJF.

Recursos Complementares
Avaliação

Faça um desenho sobre a luta que você aprendeu na aula de hoje. Não se esqueça de destacar o nome dos equipamentos usados e o que é permitido ou não fazer nesta luta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.