18/11/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Conhecer as principais características da esgrima;
Conhecer os fundamentos básicos de regras da esgrima;
Vivenciar jogos de luta baseados na esgrima.
Não são necessário conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.
Iniciar a aula convidando a turma para assistir os seguinte vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=zWLHLG0uNQ8 (Acesso em 18/10/2010).
Após apreciação do vídeo, questionar se as crianças conhecem aquela prática corporal e se sabem qual é o nome. Destacar então que aprenderemos hoje sobre a esgrima. Para explicar as características da esgrima o professor poderá fazer uma breve explanação, usando como recurso enriquecedor e ilustrativo o seguinte infográfico:
http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/FE/index.html (Acesso em 18/10/2010).
Na esgrima, os equipamentos usados são: a espada, o florete e o sabre. Existe também a máscara de proteção, a luva de couro que reveste a mão e o antebraço e o colete. O esgrimista ganha pontos quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre, pode ser usado para atingir a região da cintura ou acima. O combate começa com os lutadores a uma distância de dois metros um do outro e só termina quando um dos esgrimistas dá cinco toques em seu oponente ou quando se passarem quatro minutos jogados. A esgrima é praticada em um corredor de 14 metros de comprimento por 1,80 de largura. Se o esgrimista ultrapassar com os dois pés o limite à retaguarda é declarado tocado. Se sair com um ou dois pés pelo limite lateral poderá ser penalizado.
Nesta atividade as crianças serão convidadas a construir uma espada usando jornal. Para tal serão necessários os seguintes materiais: 2 folhas de jornal para cada criança e fita durex.
Modo de fazer: Enrole o jornal “bem justinho” na diagonal começando de uma das pontas até formar um canudo grande e bem fininho. Depois, cole a ponta que sobrou com durex. Em uma das extremidades, faça uma dobra para dentro e cole com durex também.
OBS: Para fortalecer a espada recomendamos enrolar durex em todo o canudo.
Para esta atividade as crianças se dividirão em duplas e ocuparão os corredores desenhados no chão. Cada criança deverá estar "vestida" com colete feito de saco de lixo e empunhando uma espada de jornal. O objetivo da brincadeira será o aluno tocar o tronco do seu adversário com a espada. Para dinamizar a brincadeira, as espadinhas poderão ter as pontas molhadas em tinta guache. Quando um aluno tiver o colete marcado por tinta é sinal que o colega alcançou um ponto. Não será permitido sair da área do corredor.
Fotos do acervo do CA João XXIII/UFJF.
http://www.cob.org.br/esportes/infograficos/FE/index.html (Acesso em 18/10/2010).
Faça um desenho sobre a luta que você aprendeu na aula de hoje. Não se esqueça de destacar o nome dos equipamentos usados e o que é permitido ou não fazer nesta luta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!