Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cadeia alimentar: equilíbrio da vida

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Natureza cíclica da Natureza
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a cadeia alimentar
  • Discutir  o equilíbrio ambientar
  • Utilizar diferentes fontes de informações em uma pesquisa
  • Trabalhar em grupos interagindo para atingir um objetivo comum
Duração das atividades
4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-----

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Para introduzir uma a sequência de atividades sobre cadeias alimentares e o equilíbrio do ecossistema, organize uma dinâmica onde os alunos vivenciarão alguns conceitos a serem discutidos. Para isso:

  • Providencie cartões em branco e novelos de lã.
  • Forme um circulo com os alunos e distribua os cartões.
  • Combine quais alunos representarão os vegetais, ou seja, os “produtores” na teia,  e esses identificarão seus cartões. Os produtores deverão dirigir-se ao centro do circulo segurando os novelos de lã.
  • Em seguida, combine com a turma quem seriam os “consumidores”  de vegetais nesse ecossistema imaginário, identificando-se também os respectivos cartões.
  • Os produtores deverão segurar uma ponta de seus novelos de lã, passando-os aos consumidores primários.
  • Em seguida, definam quem serão os predadores para os consumidores primários. Esses deverão segurar um pedaço do fio e passar o novelo àqueles que serão os consumidores  secundários.

Ao final, uma grande teia estará formada. Nesse momento, lance perguntas tais como:

Quem fornece energia aos consumidores secundários? Aos primários? E aos produtores?

Qual é o papel dos consumidores decompositores nessa teia?

 O que aconteceria se um dos elos do novelo fosse extinto?

Para a sistematização das informações exploradas, desfaça a teia e apresente, então,  o material Cadeia alimentar   , disponível por Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9928 

Esse material evidencia a dinâmica de uma cadeia alimentar, acrescentando os decompositores, elo da cadeia que não foi representado na dinâmica. São apresentados os níveis tróficos e os fluxos de matéria e energia:    

 Imagem do recurso Cadeia Alimentar,

disponível por Portal do Professor em   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9928 

Aula 2

Apresente outro material sobre  Cadeia alimentar   , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27870.  O material é composto por informações e conceitos, entre os quais o aluno pode desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos apresentados nas mesmas páginas.  

Imagens do material Cadeia Alimentar,

disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27870  

Há também testes de múltipla escolha para verificação do que foi apreendido:   

 Para melhor exploração do material, organize duplas para a utilização do mesmo na sala de informática, ou usando computadores portáteis na sala de aula.  

Ao final da aula, destaque a revisão também disponível no material:

 Aula 3

Apresente a seguinte lista aos alunos:

  • Cadeia alimentar
  •  Teia alimentar
  •  Nível trófico
  • Seres fotossintetizantes  
  • Autótrofo e Heterótrofo
  • Consumidores primários
  • Consumidores secundários
  • Decompositores
  • Ecossistema

Organize pequenos grupos e peça que façam buscas na internet sobre os  termos da lista. É importante que você acompanhe a busca de informações, contribuindo para que os alunos verifiquem a confiabilidade das fontes das informações localizadas e as selecionem,  sem simplesmente “copiar e colar”.

Após as pesquisas, promova uma roda de conversa sobre as informações encontradas. Faça alguns destaques tais como:

  • A teia alimentar de um ecossistema é feita de várias cadeias alimentares, de predadores e de presas. Nesse ecossistema, todos os consumidores, produtores, consumidores secundários e os decompositores vivem, portanto,  em uma comunidade interdependente.
  • Todos desempenham um papel importante para o equilíbrio do ecossistema. Por exemplo, fungos e bactérias são consumidores que decompõem a matéria morta, troncos e restos de animais, contribuindo para que os nutrientes voltem ao solo.
  • Mudanças que afetem um grupo, automaticamente, terão efeito em outro.  

 Aula 4

 Após as aulas que levaram à síntese conceitual do tema, provoque os alunos a pensarem sobre as intervenções humanas que levam a desequilíbrios nas teias alimentares e ecossistemas.  Para tal desafio, peça que, em duplas, os alunos escolham um dos textos a seguir:   

Guerra Submarina disponível em  http://super.abril.com.br/ecologia/superpopulacao-vegetal-embaixo-d-middot-agua-guerra-submarina-440526.shtml   

O incrível caso do sumiço das salamandras disponível em  http://super.abril.com.br/ecologia/incrivel-caso-sumico-salamandras-436831.shtml  

Feras sob controle disponível em http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_288192.shtml 

Todos os artigos sugeridos tratam de alterações em um ecossistema por incluir um elemento que originalmente não pertencia à teia alimentar. Após a leitura pelas duplas, faça perguntas sobre os motivos que levaram ao desequilíbrio do ecossistema, conduzindo a discussão para a reflexão sobre as intervenções humanas na natureza.

Por fim os alunos devem ser orientados a sistematizar as discussões e reflexões sobre teias alimentares e ecossistemas em um texto, incluindo as questões conceituais e os argumentos sobre as intervenções humanas que podem comprometer o equilíbrio de um ecossistema. Enfatize que o texto deverá ser finalizado apontando alternativas para que não ocorram desequilíbrios ambientais. Essa produção textual será um elemento importante para os alunos colocarem à prova tudo o que aprenderam até essa etapa.

Após a revisão, disponibilize os textos das duplas para leitura de todos. É possível usar ferramentas de publicação gratuitas na internet como Blogs e ferramentas de compartilhamento como o Google Doc. Saiba como usar essas ferramentas:

Como criar um blog: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf   

Como criar documentos no Google Doc:

https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  

http://br.youtube.com/watch?v=Z3z_p-HhS8k      

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cadeia alimentar Animação/simulação
Cadeia alimentar Animação/simulação
Recursos Complementares

Indique para seus alunos o vídeo Vestibulando Digital - Biologia I - Aula 04  disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=m-Qe2_QrBm4 

Avaliação

É importante a avaliação durante o processo. Para isso faça anotações sobre: 

  • Comentários dos alunos sobre as aulas desenvolvidas
  • Grau de envolvimento e argumentação dos alunos durante as rodas de conversa
  • Dúvidas apresentadas pelos alunos

O texto produzido em duplas ao final da sequência de atividades será um elemento importante para avaliação. Nesse texto, destaque os conceitos incluídos pelos alunos adequadamente, bem como os argumentos  da opinião apresentada sobre as intervenções dos seres humanos no ambiente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.