19/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Natureza cíclica da Natureza |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
-----
Aula 1 |
Para introduzir uma a sequência de atividades sobre cadeias alimentares e o equilíbrio do ecossistema, organize uma dinâmica onde os alunos vivenciarão alguns conceitos a serem discutidos. Para isso:
Ao final, uma grande teia estará formada. Nesse momento, lance perguntas tais como:
Quem fornece energia aos consumidores secundários? Aos primários? E aos produtores?
Qual é o papel dos consumidores decompositores nessa teia?
O que aconteceria se um dos elos do novelo fosse extinto?
Para a sistematização das informações exploradas, desfaça a teia e apresente, então, o material Cadeia alimentar , disponível por Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9928
Esse material evidencia a dinâmica de uma cadeia alimentar, acrescentando os decompositores, elo da cadeia que não foi representado na dinâmica. São apresentados os níveis tróficos e os fluxos de matéria e energia:
Imagem do recurso Cadeia Alimentar,
disponível por Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9928
Aula 2 |
Apresente outro material sobre Cadeia alimentar , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27870. O material é composto por informações e conceitos, entre os quais o aluno pode desenvolver atividades relacionadas aos conteúdos apresentados nas mesmas páginas.
Imagens do material Cadeia Alimentar,
disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27870
Há também testes de múltipla escolha para verificação do que foi apreendido:
Para melhor exploração do material, organize duplas para a utilização do mesmo na sala de informática, ou usando computadores portáteis na sala de aula.
Ao final da aula, destaque a revisão também disponível no material:
Aula 3 |
Apresente a seguinte lista aos alunos:
Organize pequenos grupos e peça que façam buscas na internet sobre os termos da lista. É importante que você acompanhe a busca de informações, contribuindo para que os alunos verifiquem a confiabilidade das fontes das informações localizadas e as selecionem, sem simplesmente “copiar e colar”.
Após as pesquisas, promova uma roda de conversa sobre as informações encontradas. Faça alguns destaques tais como:
|
Aula 4 |
Após as aulas que levaram à síntese conceitual do tema, provoque os alunos a pensarem sobre as intervenções humanas que levam a desequilíbrios nas teias alimentares e ecossistemas. Para tal desafio, peça que, em duplas, os alunos escolham um dos textos a seguir:
Guerra Submarina disponível em http://super.abril.com.br/ecologia/superpopulacao-vegetal-embaixo-d-middot-agua-guerra-submarina-440526.shtml
O incrível caso do sumiço das salamandras disponível em http://super.abril.com.br/ecologia/incrivel-caso-sumico-salamandras-436831.shtml
Feras sob controle disponível em http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_288192.shtml
Todos os artigos sugeridos tratam de alterações em um ecossistema por incluir um elemento que originalmente não pertencia à teia alimentar. Após a leitura pelas duplas, faça perguntas sobre os motivos que levaram ao desequilíbrio do ecossistema, conduzindo a discussão para a reflexão sobre as intervenções humanas na natureza.
Por fim os alunos devem ser orientados a sistematizar as discussões e reflexões sobre teias alimentares e ecossistemas em um texto, incluindo as questões conceituais e os argumentos sobre as intervenções humanas que podem comprometer o equilíbrio de um ecossistema. Enfatize que o texto deverá ser finalizado apontando alternativas para que não ocorram desequilíbrios ambientais. Essa produção textual será um elemento importante para os alunos colocarem à prova tudo o que aprenderam até essa etapa.
Após a revisão, disponibilize os textos das duplas para leitura de todos. É possível usar ferramentas de publicação gratuitas na internet como Blogs e ferramentas de compartilhamento como o Google Doc. Saiba como usar essas ferramentas:
Como criar um blog: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000013567.pdf
Como criar documentos no Google Doc:
Nome | Tipo |
---|---|
Cadeia alimentar | Animação/simulação |
Cadeia alimentar | Animação/simulação |
Indique para seus alunos o vídeo Vestibulando Digital - Biologia I - Aula 04 disponível em http://www.youtube.com/watch?v=m-Qe2_QrBm4
É importante a avaliação durante o processo. Para isso faça anotações sobre:
O texto produzido em duplas ao final da sequência de atividades será um elemento importante para avaliação. Nesse texto, destaque os conceitos incluídos pelos alunos adequadamente, bem como os argumentos da opinião apresentada sobre as intervenções dos seres humanos no ambiente.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/02/2012
Cinco estrelasmaravilhoso
26/11/2011
Três estrelasAula interessante e aplicável a prática pedagógica.