Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por amor às causas perdidas: Dom Quixote e Engenheiros do Hawaii

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a obra “Dom Quixote” adaptada;
  • comparar a obra com a canção “Dom Quixote”, do Engenheiros do Hawai ;
  • conhecer sobre vida e obra de Miguel de Cervantes;
  • reconhecer a estrutura narrativa da obra.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura da obra Dom Quixote , de Miguel de Cervantes. Coleção Grandes Leituras - Clássicos Universais. Adaptação de Walcyr Carrasco. Ed FTD. (ou leitura da obra Dom Quixote, adaptado ou não);
  • conhecimento das fases do texto narrativo.
  • conhecimento da estrutura de poema (verso, eu-lírico)
Estratégias e recursos da aula

  • Uso do laboratório de Informática
  • Atividades em grupo

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a turma em grupos. Feito isso, no laboratório de Informática, ou no datashow ou, ainda, xerocadas, o professor mostrará aos alunos algumas imagens que relembram trechos da obra Dom Quixote. Em grupos, os alunos deverão comentar a cena apresentada, narrando-a e descrevendo-a.

Imagens:

http://blogs.diariodepernambuco.com.br/economia/?p=1547 

http://www.toonman.com.pt/images/pinturas/dom_quixote.jpg 

http://artureduardo.blogspot.com/2010/09/deificaca-do-estado-partir-de-uma.html 

http://www.iadb.org/idbamerica/index.cfm?thisid=3559 

Depois de fazerem a descrição das cenas, que resumem a narrativa, o professor deverá solicitar aos alunos que, em ordem cronológica e ainda em grupos, recontem a história por escrito. Para isso, o professor, se não tiver feito, poderá fazer cópias das imagens para que os alunos as acrescentem em seus resumos. O professor deverá fazer a correção dos resumos como forma de verificar se os alunos realmente fizeram a leitura da obra.

Em seguida, o professor entregará aos alunos um quadro que apresenta os elementos da narrativa e solicitará a eles que o preencham de acordo com a história de Dom Quixote.

Sugestão do quadro:

NARRADOR

ENREDO

ESPAÇO

TEMPO

PERSONAGENS

Ainda em grupos, os alunos preencherão o quadro de acordo com a leitura da obra. Em seguida, o professor fará a correção no quadro de giz. Ele selecionará um aluno de cada grupo para preencher uma coluna da tabela. Ao final, toda a turma poderá opinar em relação à tabela já preenchida, sugerindo modificações.

ATIVIDADE 2

O professor levará os alunos ao laboratório de informática e solicitará a eles que acessem o seguinte endereço:

http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/autores2/index15.html 

Em duplas, os alunos deverão ler a biografia de Miguel de Cervantes. Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá elaborar 3 perguntas sobre a biografia do autor. Em seguida, o professor deverá organizar de que forma as perguntas elaboradas serão feitas aos outros grupos (sorteio, numeração, etc.). Assim, cada grupo responderá a pergunta elaborada por outro. Durante a atividade, o professor poderá destacar os aspectos mais importantes da biografia de Miguel de Cervantes.

ATIVIDADE 3

O professor deverá colocar a canção "Dom Quixote", do grupo Engenheiros do Hawaií. Ele deverá dizer à turma o nome da canção e que, durante a execução dela, os alunos devem ficar atentos às relações que podem existir entre a obra e a música.

 

http://www.youtube.com/watch?v=__bihwnurTI

Depois de os alunos ouvirem a música uma vez, o professor deverá perguntar, à turma, que relações podem ser estabelecidas entre a canção e a obra. O professor deverá anotar as falas mais relevantes no quadro. Em seguida, deverá entregar aos alunos cópias da letra da música disponibilizada abaixo.

Dom Quixote

Engenheiros do Hawaii

Composição: Humberto Gessinger / Paulo Galvão

Muito prazer, meu nome é otário

Vindo de outros tempos mas sempre no horário

Peixe fora d'água, borboletas no aquário

Muito prazer, meu nome é otário

Na ponta dos cascos e fora do páreo

Puro sangue, puxando carroça

Um prazer cada vez mais raro

Aerodinâmica num tanque de guerra,

Vaidades que a terra um dia há de comer.

"Ás" de Espadas fora do baralho

Grandes negócios, pequeno empresário.

Muito prazer me chamam de otário

Por amor às causas perdidas.

Tudo bem, até pode ser

Que os dragões sejam moinhos de vento

Tudo bem, seja o que for

Seja por amor às causas perdidas

Por amor às causas perdidas.

Com a canção em mãos, os alunos deverão se reunir em grupo. O professor entregará aos grupos uma ficha com perguntas para serem respondidas oralmente entre os alunos. Elas orientam a discussão sobre a relação entre a música e a obra.

Perguntas:

  1. O eu-lírico da canção se intitula "otário". Que relação pode-se estabelecer entre esse adjetivo e ao Dom Quixote da obra lida?
  2. Dom Quixote era um sonhador. Relacione essa característica da personagem ao verso "Peixe fora d'água, borboletas no aquário".
  3. Escreva o verso da canção que apresenta uma cena da obra lida. Que sentido tem esse verso depois da frase "Tudo bem, até pode ser"?
  4. O eu-lírico da canção sente-se "deslocado" do mundo em que vive. Como sentia-se Dom Quixote?
  5. Você concorda que Dom Quixote também tinha amor "às causas perdidas"?

Depois de discutirem em grupos, o professor poderá abrir a discussão para toda a turma. Em seguida, poderá pedir aos alunos que escrevam suas respostas no caderno.

Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=fP8GAakFbDA  - Livro-clip de Dom Quixote de La Mancha

http://www.memorial.rs.gov.br/cadernos/quixote.pdf  - "Dom Quixote, o melhor livro do mundo" - Cadernos de Histórias, Rio Grande do Sul.

Professor, nos links acima, você e seus alunos poderão ter mais informações sobre o assunto.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e interesse na realização das atividades. As atividades iniciais contribuem na verificação da leitura. Durante as atividades em grupo é importante observar se todos os alunos estão participando ativamente. As respostas às questões sobre a canção devem ser coerentes com as possíveis relações entre ela e a obra.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Leandro Silva, Escola El Shaday , Goiás - disse:
    androsilva@outlook.com

    14/05/2015

    Cinco estrelas

    Excelente plano de atividade! Agradeço bastante seu disposição em compartilhar. Muito obrigado!


  • janaina rosa borges, Escola Municipal Pedro Alves de Paiva , Minas Gerais - disse:
    janamc.ibia@hotmail.com

    29/06/2011

    Cinco estrelas

    Adorei, no livro didático traz um trecho do livro e e eu queria uma aula de redação relacionada a ele. Me ajudou muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.