25/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
ATIVIDADE 1
Para iniciar a atividade, o professor deverá dividir a turma em grupos. Feito isso, no laboratório de Informática, ou no datashow ou, ainda, xerocadas, o professor mostrará aos alunos algumas imagens que relembram trechos da obra Dom Quixote. Em grupos, os alunos deverão comentar a cena apresentada, narrando-a e descrevendo-a.
Imagens:
http://blogs.diariodepernambuco.com.br/economia/?p=1547
http://www.toonman.com.pt/images/pinturas/dom_quixote.jpg
http://artureduardo.blogspot.com/2010/09/deificaca-do-estado-partir-de-uma.html
http://www.iadb.org/idbamerica/index.cfm?thisid=3559
Depois de fazerem a descrição das cenas, que resumem a narrativa, o professor deverá solicitar aos alunos que, em ordem cronológica e ainda em grupos, recontem a história por escrito. Para isso, o professor, se não tiver feito, poderá fazer cópias das imagens para que os alunos as acrescentem em seus resumos. O professor deverá fazer a correção dos resumos como forma de verificar se os alunos realmente fizeram a leitura da obra.
Em seguida, o professor entregará aos alunos um quadro que apresenta os elementos da narrativa e solicitará a eles que o preencham de acordo com a história de Dom Quixote.
Sugestão do quadro:
NARRADOR |
ENREDO |
ESPAÇO |
TEMPO |
PERSONAGENS |
|
|
|
|
|
Ainda em grupos, os alunos preencherão o quadro de acordo com a leitura da obra. Em seguida, o professor fará a correção no quadro de giz. Ele selecionará um aluno de cada grupo para preencher uma coluna da tabela. Ao final, toda a turma poderá opinar em relação à tabela já preenchida, sugerindo modificações.
ATIVIDADE 2
O professor levará os alunos ao laboratório de informática e solicitará a eles que acessem o seguinte endereço:
http://www.ufrgs.br/proin/versao_1/autores2/index15.html
Em duplas, os alunos deverão ler a biografia de Miguel de Cervantes. Em seguida, o professor deverá dividir a turma em grupos. Cada grupo deverá elaborar 3 perguntas sobre a biografia do autor. Em seguida, o professor deverá organizar de que forma as perguntas elaboradas serão feitas aos outros grupos (sorteio, numeração, etc.). Assim, cada grupo responderá a pergunta elaborada por outro. Durante a atividade, o professor poderá destacar os aspectos mais importantes da biografia de Miguel de Cervantes.
ATIVIDADE 3
O professor deverá colocar a canção "Dom Quixote", do grupo Engenheiros do Hawaií. Ele deverá dizer à turma o nome da canção e que, durante a execução dela, os alunos devem ficar atentos às relações que podem existir entre a obra e a música.
http://www.youtube.com/watch?v=__bihwnurTI
Depois de os alunos ouvirem a música uma vez, o professor deverá perguntar, à turma, que relações podem ser estabelecidas entre a canção e a obra. O professor deverá anotar as falas mais relevantes no quadro. Em seguida, deverá entregar aos alunos cópias da letra da música disponibilizada abaixo.
Dom Quixote
Engenheiros do Hawaii
Composição: Humberto Gessinger / Paulo Galvão
Muito prazer, meu nome é otário
Vindo de outros tempos mas sempre no horário
Peixe fora d'água, borboletas no aquário
Muito prazer, meu nome é otário
Na ponta dos cascos e fora do páreo
Puro sangue, puxando carroça
Um prazer cada vez mais raro
Aerodinâmica num tanque de guerra,
Vaidades que a terra um dia há de comer.
"Ás" de Espadas fora do baralho
Grandes negócios, pequeno empresário.
Muito prazer me chamam de otário
Por amor às causas perdidas.
Tudo bem, até pode ser
Que os dragões sejam moinhos de vento
Tudo bem, seja o que for
Seja por amor às causas perdidas
Por amor às causas perdidas.
Com a canção em mãos, os alunos deverão se reunir em grupo. O professor entregará aos grupos uma ficha com perguntas para serem respondidas oralmente entre os alunos. Elas orientam a discussão sobre a relação entre a música e a obra.
Perguntas:
|
Depois de discutirem em grupos, o professor poderá abrir a discussão para toda a turma. Em seguida, poderá pedir aos alunos que escrevam suas respostas no caderno.
http://www.youtube.com/watch?v=fP8GAakFbDA - Livro-clip de Dom Quixote de La Mancha
http://www.memorial.rs.gov.br/cadernos/quixote.pdf - "Dom Quixote, o melhor livro do mundo" - Cadernos de Histórias, Rio Grande do Sul.
Professor, nos links acima, você e seus alunos poderão ter mais informações sobre o assunto.
Os alunos serão avaliados de acordo com a participação e interesse na realização das atividades. As atividades iniciais contribuem na verificação da leitura. Durante as atividades em grupo é importante observar se todos os alunos estão participando ativamente. As respostas às questões sobre a canção devem ser coerentes com as possíveis relações entre ela e a obra.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/05/2015
Cinco estrelasExcelente plano de atividade! Agradeço bastante seu disposição em compartilhar. Muito obrigado!
29/06/2011
Cinco estrelasAdorei, no livro didático traz um trecho do livro e e eu queria uma aula de redação relacionada a ele. Me ajudou muito.