Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo sobre o Sumô

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais características do Sumô;

Conhecer os fundamentos básicos das regras do Sumô;

Vivenciar jogos de luta baseados no Sumô.    

Duração das atividades
60 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios específicos sobre esta temática.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

 Iniciar a aula reunindo a turma e apresentando a imagem abaixo.

http://www.japaneselifestyle.com.au/culture/sumo.html (Acesso em 18/10/2010).

Após apreciação da imagem, questionar se as crianças conhecem essa modalidade de luta. Destacar então que aprenderemos hoje sobre o sumô. Para explicar as características desta luta o professor poderá fazer uma breve explanação a partir das informações contidas no texto abaixo.  

 Caracterização do sumô:

É uma luta de origem japonesa, em que dois atletas competem num ringue circular (dohyō) onde o primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um lutador também perde a luta se aplicar algum golpe proibido. O sumô é bastante antigo e inspirado na briga dos ursos da Ilha de Hokkaido no Japão. Há registros de combates de sumô há mais de dois mil anos. Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador e serve tanto para proteger as partes íntimas quanto para ser agarrada para efetuar golpes. No sumô são proibidos socos, pontapés, puxões de cabelo e mordidas. As rasteiras e os empurrões são os principais movimentos.

Para maiores informações consultar:

http://www.nippobrasil.com.br/3.especial_esportes/esp04_sumo.php (Acesso em 18/10/2010).

 Atividade 2

Divididos em dois grupos e separados por uma linha, o objetivo da brincadeira é puxar integrantes do outro grupo para o seu lado do campo. As crianças deverão ficar perfiladas e só poderão usar as mãos na brincadeira.  

Atividade 3

Nesta atividade as crianças serão convidadas a participar de uma brincadeira inspirada no sumô. Divididos em duplas e usando uma faixa de tecido amarrada na cintura, terão que tentar derrubar o colega ou empurrá-lo para fora de um círculo marcado no chão. Cada dupla, dentro de um círculo, poderá segurar na faixa amarrada, ou no tronco do colega para tentar “vencer o combate”.  

Obs: Essa brincadeira precisa ser realizada em um local com piso adequado: Tatame, colchão ou piso emborrachado. Caso a escola não possua, indicamos que somente seja permitido empurrar e puxar o colega e não derrubá-lo.

Recursos Complementares
Avaliação

Visita ao infocentro da escola para realização de pesquisa sobre os seguintes itens:

1) Qual a origem histórica do sumô?

2) Qual é o tipo de vestimenta usada pelos lutadores e porquê?

3) O que não é permitido no sumô?

4) Como termina a luta de sumô?  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.