Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Concentração e sua capacidade de ação/Ensino Especial

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Trabalhar a concentração em diferentes situações (deslocamento, estático)

- Desenvolver a capacidade de concentração em situações de aprendizagens.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- jogos cooperativos.

Atividade 1: Batata quente.

Formação: em círculo.

Descrição da atividade: Os alunos dispostos, o professor escolherá um para ficar no centro do círculo com os olhos vendados, sendo que, deverá cantar: “Batata quente, quente, quente, quente.. Queimou!” Simultaneamente a música, os alunos do círculo deverão passar a bola de um para o outro, seguindo a sequência ou jogando de um para o outro e quem estiver com de posse da bola no momento em que o aluno do centro pronunciar a palavra “Queimou!”  este será o próximo a cantar, substituindo a posição do aluno que está ao centro.

Figura 1: Disponível em: http://www.blogdajulieta.com.br/wp-content/uploads/2010/01/brincar3www.jpi_.com_.br_1.gif  

acesso em: 01.10.10.

Atividade 2: O labirinto.

Formação: em fileiras.

Descrição da atividade: O professor organizará os alunos em quatro ou seis fileiras de mãos dadas, tendo como regra o posicionamento estático. Escolherá  um aluno para ser o fugitivo e outro o pegador.

Ao sinal do professor, o pegador parte atrás do fugitivo, ambos correndo pelos corredores formados pelas fileiras. O professor quem comandará a movimentação das fileiras e ao seu apito, as crianças que estiverem nas fileiras soltarão as mãos e executarão ¼ de volta à sua direita (ou seja uma volta de 45° a direita), dando as mãos novamente para quem estiver ao seu lado.

Tanto o fugitivo quanto o pegador correrão entre as fileiras, não podendo passar por baixo dos braços das crianças enfileiradas e quando o pegador conseguir pegar o fugitivo, serão trocadas por outras duas crianças da fileira.

Referência: MATTOS, Mauro G; NEIRA, Marcos, G. Educação Física Infantil: Inter-relações. 2ª Ed. São Paulo, Phorte. 2007. 

Figura 2: Disponível em: http://www.exercito.gov.br/Recrutinha/2005/natal/img/labirinto.jpg  

acesso em: 01.10.10.

Atividade 3: Cadeira Vazia.

Material: - Cadeiras;     

               - Objetos como tampinhas de refrigerantes;    

               -  Venda para os olhos.

Descrição da atividade: O professor espalhará algumas cadeiras vazias pela quadra e em algumas cadeiras colocará um objeto, no nosso caso uma tampinha de refrigerante. Os alunos deverão estar distantes, sem ver em quais cadeiras o professor coloca as  tampinhas. De olhos vendados e quando o professor chamá-los, deverão andar com cuidado procurando as cadeiras, localizando assim, as tampinhas.

O professor poderá terminar a atividade de duas maneiras:

- Marcando um tempo limite para que encontrem as tampinhas, ou

- Assim que todos acharem as tampinhas, terminar a brincadeira.

Dica: Nesta brincadeira os alunos deverão ser orientados a se concentrarem onde estão as cadeiras, para que não trombem com as mesmas.   

Referência: Aula adaptada de: SILVA, Elisabeth N.Recreação e Jogos. 2ª Ed. Sprint, Rio de Janeiro. 1999.

Figura 3: Disponível em: http://www.polisistemas.pt/images/quadra.jpg 

acesso em: 01.10.10. 

Sempre nos questionamos...será que as crianças conseguem se livrar da DDA (Desordem de Déficit de Atenção)?

As crianças com DDA têm muita dificuldade em manterem-se atentas por longos períodos de tempo.  Ao nível de atenção, embora as capacidades de processamento de informação se encontrem intactas, estas crianças revelam muitas vezes desempenho fraco em tarefas, pouco interesse, estando este associado a fatores de distração.

Sendo assim... torna-se fundamental criar estratégias diferenciadas, desenvolvendo atividades a fim de atender dificuldades de memorização, atenção e seguir instruções.

Mas... a boa notícia! De acordo com estudos (Melo, 2003; Barkley, 1981), a desordem pode ser controlada, mas alguns problemas de falta de atenção podem durar até a idade adulta, causando algumas dificuldades em completar tarefas repetitivas.

Como podemos contribuir? 

- primeiramente, certifique-se de que, com quem irá lidar é efetivamente DDA, sendo assim, verifique se a criança pode apresentar algum problema de visão, audição,ou qualquer outro tipo de problema clínico a fim de excluir estas possibilidades;

- assegure-se de que há alguém por perto (coordenador, diretor, orientador pedagógico) com quem você professor pode aconselhar-se caso necessário; importante que esta pessoa tenha conhecimento em relação a DDA;

-ser professor de uma turma onde poderá ter crianças com DDA pode ser desgastante, por isso conheça seus limites professor;

- lembre-se de que as crianças com DDA necessitam de rotina educativa, de organização, sendo assim, estabeleça regras;

- mantenha frequentemente contato ocular: um olhar firme possibilita a criança voltar à realidade, sendo assim, questione-a, converse;

- seja lúdico, divertido: inove!

- evite estimulação exagerada e explore e valorize o sucesso sempre!

Fonte: Edward M. Hallowell, MD e John J. Ratey, MD - 1992- in "Internet for Minnesota Schools Project"Tradução de Jorge M.C. Santos

Encoraje-a pois assim estará contribuindo para a formação e desenvolvimento da criança que tanto necessita de você!

Recursos Complementares

Quarto da bagunça.

Nesta atividade as crianças deverão pensar onde guardam seus objetos, onde colocam os livros, onde guardam suas roupas e onde jogam o lixo fora. No quarto da bagunça, há livros, roupas, lixos, brinquedos e outros objetos jogados por todo lado.

A criança deverá prestar atenção no lugar adequado para guardar cada objeto, sendo livros na estante, lixo no lixo, brinquedos no baú, vestiários no guarda roupa.

Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/jogos-bagunca.htm

acesso em: 02.10.10. 

Jogo da memória

Para continuar trabalhando a concentração das crianças, poderá apresentá-las um jogo de memória onde terão um tempo limite para conseguirem achar todos os objetos em pares, sendo que antes de iniciar, o site apresentará todos objetos para que a criança possa visualizar.  

Disponível em: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/jogos-memoria.htm   

acesso em: 02.10.10.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma processual e formativa, ou seja, deverá ser desenvolvida durante todo o desenvolvimento das atividades propostas onde o professor poderá observar e analisar aspectos como:

- se o aluno consegue compreender os comandos das atividades;

-se a educando consegue concentrar-se  nas atividades propostas;

- se o aluno interage com os demais colegas envolvidos nas brincadeiras;

-se a criança respeita as regras e combinados das brincadeiras propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.