30/11/2010
Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos, Edite Resende Vieira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Movimento, variações e conservações |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Calcular a adição e a subtração de dois ou mais vetores.
Efetuar a multiplicação de um vetor por um número real.
Conceitos de vetor
Translação de vetores
Plano Cartesiano
Professor, para realizar essa aula, encaminhe primeiramente os alunos ao laboratório de Informática, e peça que eles se acomodem em, no máximo, três alunos por computador.
Considerando que a turma já aprendeu os conceitos básicos de vetor, introduza a operação com vetores, exibindo, com o uso do Data Show, a imagem da “soma de forças” utilizada em uma “disputa” com corda.
Fonte: http://forum.if.uff.br/viewtopic.php?p=6577
A partir desta situação, promova uma discussão com a turma em relação às forças atuantes na corda.
Nota: Espera-se que os alunos percebam que essa soma de forças atua na mesma direção, mas em sentidos contrários.
Professor, antes de iniciar as atividades, convide a turma para observar e manipular o applet que trabalha com as forças exercidas em um corpo (assumido como um ponto).
Resultante das forças (adição de vetores)
Informe aos alunos que a atividade a ser realizada tem como objetivo a percepção e o entendimento de como podem ser feitas essa soma.
Peça que eles acessem o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/AdicaoVetoresParalelos.html e iniciem a atividade.
Imagem da autora.
Obs: Permita que eles manipulem, façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos. Verifique então as respostas dadas pelos alunos.
a) u = (1, 1) e v = (2, 2)
b) (3, 3)
c) respostas dependem dos deslocamentos realizados
d) i) u = (1, 1) e v = (0,5, 0,5); vetor em vermelho: (1,5, 1,5)
ii) u = (1, 1) e v = (–1, –1); vetor em vermelho: (0, 0)
iii) u = (1, 1) e v = (–2, –2); vetor em vermelho: (–1, –1)
iv) u = (1, 1) e v = (–0,5, –0,5); vetor em vermelho: (0,5, 0,5)
e) O vetor em vermelho representa a soma dos vetores u e v
Professor, sabendo que a multiplicação é uma adição de parcelas iguais, peça agora para os alunos acessarem o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/MultiplicacaodeVetorporEscalar.html e realizarem a atividade (tempo aproximado: 10 minutos).
Nota: Lembre-os do conceito da multiplicação citado acima.
Imagem da autora.
Obs: Após o término da atividade, confira as respostas dadas pelos alunos.
a) (2, 1)
b) v = (2, 1) + (2, 1) = (4, 2)
c) v = 2.u
d) Sim, a relação é confirmada
e) (–6, –3) = –3.(2, 1) ou v = –3u
f) Ocorre a inversão do sentido do vetor k.u
Um avião desloca-se na direção sul-norte a 1 000 km/h. Um vento sopra na direção oeste a 100 km/h, arrastando consigo o avião. Em que direção o avião se deslocará?
Fonte: http://efisica.if.usp.br/mecanica/basico/vetores/experimentos/
Nota: Complementando a atividade, peça para os alunos determinarem a velocidade do avião de acordo com o vento.
Peça que a turma represente graficamente a situação e, a partir de uma discussão, conclua em que direção o avião se deslocará.
Composição de imagem da autora.
Imagem do avião: http://www.fotosearch.com.br/CSP068/k0684073/
O avião de deslocará para noroeste, com velocidade aproximada de 1 005 km/h.
Notas:
1. Espera-se que os alunos tenham percebido, baseado na atividade anterior, que a direção noroeste resultante, é proveniente da adição dos dois vetores.
2. Caso os alunos não tenham percebido o cálculo da velocidade resultante, recorde com os mesmos a aplicação do Teorema de Pitágoras.
Informe aos alunos que a atividade a ser realizada, tem como objetivo o entendimento de como a soma de vetores quaisquer é realizada.
Peça que eles acessem o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/AdicaoVetoresQuaisquer.html e iniciem a atividade.
Imagem da autora.
Obs: Permita que os alunos manipulem, façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos.
Em seguida. Faça a correção das questões propostas com a turma.
a) u = (1, 2) e v = (2, 1)
b) coordenadas do vetor em vermelho: (3, 3) = (1 + 2, 2 + 1)
c) respostas dependem dos deslocamentos realizados
d) o vetor em vermelho é a soma dos vetores u e v, cujas coordenadas são (ux + vx, uy + vy)
Professor, após realizadas as atividades acima e relembrando com a turma o conceito de que a subtração é o mesmo que somar com o oposto (simétrico), propomos que as atividades 5.1 e 5.2 sejam feitas no mesmo momento.
Deixe que os alunos manipulem as duas atividades realizando descobertas e, ao final, promova a discussão e verifique as soluções dadas pela turma.
Mais uma vez, estipule um tempo para a turma (aproximadamente: 20 minutos)
Peça que os alunos acessem o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/SubtracaoVetores.html e realizem as atividades.
a) u = (1, 1) e v = (2, 2)
b) coordenadas do vetor em vermelho: (1, 1)
c) respostas dependem dos deslocamentos realizados
d) O vetor vermelho corresponde à adição do vetor v com o simétrico de u. O que equivale a dizer que o vetor vermelho é a diferença entre v e u.
Suas coordenadas são: (vx – ux, vy – uy)
a) u = (1, 2) e v = (2, 1)
b) coordenadas do vetor em vermelho: (1, –1)
c) respostas dependem dos deslocamentos realizados
d) O vetor vermelho representa a diferença entre v e u, cujas coordenadas são: (vx – ux, vy – uy).
O vetor verde representa a diferença entre u e v, cujas coordenadas são: (ux – vx, uy – vy).
Obs: Professor, caso perceba que os alunos necessitam realizar mais atividades sobre o assunto, disponibilizamos fontes de pesquisa cujos links aparecem em recursos complementares.
Nome | Tipo |
---|---|
Resultante das forças (adição de vetores) | Animação/simulação |
O grupo de pesquisa “Tecnologias no Ensino da Matemática”, vinculado ao Projeto Fundão, confeccionou diversas atividades utilizando o software Nippe Descartes, um aplicativo desenvolvido em Java que permite uma manipulação ágil e simples de janelas gráficas aplicáveis a qualquer página web. Este grupo reúne-se semanalmente e se propõe a desenvolver aplicações específicas para apresentação de conteúdos do Ensino Médio.
Para visualizar as atividades o professor deve:
1. Baixar o software Java disponível em: http://www.java.com/pt_BR/download/
2. Baixar o arquivo contendo as atividades.
Fontes de pesquisa:
http://educar.sc.usp.br/fisica/vetores.html
http://www.im.ufrj.br/dmm/projeto/projetoc/precalculo/sala/conteudo/capitulos/cap91s3.html
Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas.
Os alunos, em grupo, devem criar uma situação do cotidiano, que envolva adição e/ou subtração de frações e apresentar em sala de aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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30/11/2010
Cinco estrelasComo estudante de Graduação em Física, considero de fundamental importancia praticas como essas, que propicie aos alunos a contretização de conhecimentos que por muitas vezes são consideravélmente abstratos. Excelente iniciativa.