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“A Pipa de Franklin”: explorar e conhecer objetos que voam

 

08/12/2010

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§         Aprofundar seu conhecimento sobre o objeto PIPA;

§         Conhecer outros objetos que voam;

§          Ampliar a compreensão sobre a linguagem oral e escrita;

§          Produzir brinquedos e ou materiais utilizando a linguagem plástica;

Duração das atividades
8 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante perceber o interesse do grupo. A aula pode ser produzida com base nesse interesse. No caso dessa aula o interesse pelo objeto PIPA trouxe algumas possibilidades.

Estratégias e recursos da aula

Atividade número 1:

Professor/a utilize diferentes recursos que envolvam a turma como músicas, vídeos, jogos e brincadeiras. No caso dessa aula, o vídeo escolhido foi “A pipa de Franklin”, um vídeo que conta a história de uma tartaruga que adorava soltar pipas, porém, a tartaruga joga a pipa fora depois que a mesma se rasga numa árvore. O que ela não sabia é que seu amigo Raposa iria reaproveitar a pipa que já estava no lixo e se divertir muito com ela. No decorrer da história são abordadas questões relacionadas ao tratamento dado aos brinquedos velhos das crianças e ainda questões de amizade e respeito aos outros. No final da história, os personagens fazem uma feira com os brinquedos que não queriam mais e Franklin tem a oportunidade de comprar sua pipa de volta.

Vídeo "Franklin". Esse vídeo contém várias histórias dentre elas a história que assistimos com as crianças "A Pipa de Franklin".

Depois de assistir ao vídeo proponha um debate com as crianças.

Sugestão de diálogo:   

Vocês gostaram da história?

O que aconteceu com a pipa de Franklin?

O que vocês acharam da atitude do amigo Raposa em consertar a pipa?

E da atitude de Franklin em querer resgatar sua pipa na feirinha?

A pipa é um objeto que voa, vocês conhecem outros objetos que voam?   

Outras questões podem surgir no decorrer da conversa e você professor deve aproveitar os conhecimentos trazidos pelas crianças durante o diálogo.

Atividade número 2:

Envie para casa uma atividade em que as crianças irão pesquisar e descobrir outros objetos que voem. Peça que procurem em revistas, jornais, fotos ou outras fontes esses objetos e tragam para a sala essas imagens para montarem um mural. No retorno da atividade monte o mural com as imagens trazidas. Cole a imagem e vá fazendo a escrita correspondente junto com as crianças.

Recortes de revistas trazidos pelas crianças. Atividade desenvolvida em junho de 2010. Acervo da autora.

Atividade número 3:

 Proponha uma tarde em que as crianças construam objetos ou animais que voem a partir de sucatas. Podem ser balões, aviões, pássaros, alguns tipos de insetos e o que mais a imaginação mandar. Para essa atividade você professor, vai precisar preparar os materiais com antecedência uma vez que é preciso recortar com estilete ou outro tipo de instrumento cortante. Deixe apenas as opções para que as crianças escolham e montem com sua orientação.

No endereço: http://atividadedeprofessor.wordpress.com/category/brinquedos-pedagogicos-de-sucatas/page/2/ você encontra sugestões de brinquedos construídos com sucatas além de explicações sobre como desenvolver essa atividade.   

Caso você encontre dificuldades, tente fazer parcerias com outros profissionais que trabalham com esse tipo de material. Muitas vezes há entre os pais das crianças alguém que trabalha com esse tipo de arte e que se disponha a realizar oficinas com as crianças. 

Avião construído de caixa de creme dental, tinta, restos de papel cartão e cola.

Borboleta feita com garrafa Pet e tinta acrílica.                      Helicóptero feito com garrafa pet, tampinhas e palitos de churrasco.

Atividade número 4:

Dependure todos os objetos construídos como forma de decorar o espaço da sala de aula e de ainda deixar as produções das crianças em exposição. Outras atividades de registros podem ser desenvolvidas, tais como escrita dos nomes dos objetos construídos pelas crianças. Texto coletivo sobre a construção dos brinquedos com ilustração das crianças dentre outras possibilidades.

Recursos Complementares

Aprenda a fazer brinquedos legais com sucatas: Visite o site: http://ecoamigos.wordpress.com/2007/11/02/sucata-que-vira-brinquedo-recicloteca-e-outras-ideias-legais/ 

No endereço http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo, você ainda pode encontrar outras sugestões interessantes.

Avaliação

Observe o envolvimento das crianças nas atividades propostas. As crianças ampliaram seu conhecimento sobre os objetos que voam? Participaram de todas as etapas da aula? Trouxeram contribuições para a construção do mural e participaram da escrita coletiva? Construíram brinquedos/objetos que voam a partir da proposta com sucatas? Fizeram atividades de registros propostas?

As respostas a essas questões devem servir como base para um relatório escrito da proposta desenvolvida e ainda como possibilidade de retomar algum aspecto que não foi bem apreendido pelo grupo.

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