Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e estudando o meu Bairro: Construção de maquete

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Desenvolver a noção  sobre localização e orientação, trabalhando conceitos de perto, longe, ao lado, em frente e atrás;
  •   Aprender os conceitos de  proporcionalidade entre as representações ;
  •   Identificar os  grupos de sólidos geométricos, corpos redondos e poliedros;
  •   Descrever e caracterizar o bairro: as construções e moradias, os modos de vida,  os aspectos biofísicos e etc.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ler leitor e escritor iniciante.

Ter trabalhado localização espacial e maquete da sala de aula ;

Estratégias e recursos da aula

1º Atividade:

Organizar a classe em roda, distribuir e ler a poesia abaixo

O Lugar

 Meu lugar é o meu paraíso se ali tenho o que preciso

e o que tenho, por simples que seja, me faça viver,

sonhar, sorrir, e pra mim seja

algo de profundo prazer e porvir.

Falo do gosto - na vida -  de ter forças pra lutar,

 pra abraçar o rosto do amanhecer, da tarde, do

anoitecer e de todos os  (inumeráveis) próximos - amigos,

alguns dos quais até apresento:

 minha árvore, meus pássaros, meu riacho,

ou mesmo o singelo banco em que me sento,

onde por vezes até, refletindo, me acho...   

É, o meu lugar é onde tenho os melhores laços.

É ele o melhor amigo,

 o  nosso mais fausto e prazeroso abrigo,

que pode ser a casa, a rua, a viela,

o boteco, a festa, ou mesmo a favela,

o roçado de trigo,  o cavalo, a vaquinha amarela

, os pássaros,  as galinhas, as ovelhas

e até o pôr do sol, com seu matizado arrebol,

ou ainda a dama-noite, cujas teias de fazer sonhar

encantam os namorados que, sob o frescor da inefável brisa,

se dançam, se amam ao luar sob a bênção das estrelas,

estas, guias, também fiéis amigas da estrada,

 da gente que busca trilhas!

O nosso melhor lugar

 é o que dá forças pra gente não parar,

mas, sim, com fé agarrar a lida,

e fazer o que a gente sente no peito,

fazer do nosso jeito,

o que gosta mesmo que não dê conta

de decifrar as luzes e os incontáveis embustes

 e embates da vida

 ou entender suas esdrúxulas e inesperadas propostas,

 corridas, feridas, saídas...   

Agora, pra ter senso de verdade,

a maior desgraça a enfrentar

 é ser forçado a do amigo se apartar,

e precisar desfazer de tudo

o que veio a ter na vida

 pra alguns vinténs vir a ganhar,

a fim de buscar outro sobreviver.  

 Desgraça é ter que abandonar

 o nosso mais íntimo modo de estar e ser e,

às vezes, sem saber pra onde ir,

 (só de falar dá tristeza, nem gosto)

ter que partir pra qualquer outro locus habitar.  

Desgraça é ter que se enveredar em um lugar estranho,

sem amanho, desconexo,

talvez medonho porque não é

 onde o sonho da gente quer morar,

 simplesmente porque ali não é o nosso lugar...   

(Poema extraído do livro "Geografia em Poesias: tempos, espaços, pensamentos...)

Perguntar:

  •  De que lugar fala o autor?
  • Quais versos  confirmam essa hipótese?
  • Qual é a grande tristeza do autor?
  • Quais versos confirmam essa hipótese?
  • Qual o motivo que o leva a se afastar desse lugar?
  • Qual é o verso que confirma essa hipótese?
  • Quais os bairros em que vocês moram?
  • Há quantos anos mora nesse bairro? E sua família?
  • Quais são os pontos positivos e negativos desse lugar?
  • Têm saudades de algum lugar?

Anotar as respostas no quadro.

Marcar na poesia as palavras desconhecidas.Procurar no dicionário o significado delas.  Afixar no mural, no quadro"Novas Palavras", a palavra e o significado descoberto pelo grupo.

Solicitar que desenhem o bairro onde moram.

Solicitar que expliquem o desenho para o grande grupo.

Professor, seguindo as orientações do PCN -Geografia, a proposta deve se adequar a um espaço que todas as crianças  conheçam. Por isso, se os alunos forem de bairros diferentes e distantes, o foco do trabalho deverá ser o bairro onde se localiza a escola.

2º Atividade:

Organize uma excursão  pelo entorno da escola para pesquisa de campo.

Defina com o grupo qual é objetivo do estudo: Anotar nomes das ruas e os comércios próximos à escola; observar  a paisagem e os pontos de referência;

Organize a turma em duplas, para permitir interação e troca de ideias e distribua pranchetas, papel e lápis.

Ao retornar para sala, em roda, converse com a turma sobre os resultados obtidos:

  • Nome da rua em frente à escola.
  • Nome da rua do lado esquerdo da escola, tendo como referência o portão principal da escola.
  • Nome da rua do lado direito da escola, tendo como referência o portão principal da escola.
  • Nome da rua atrás da escola.
  • Nome da rua principal do Bairro.
  • Tipos de comercio vistos no caminho até a escola.
  • Qual é mais próximo da escola?Qual o mais longe? Quais estão na mesma distância da escola?
  • Há pontos de taxi? E ônibus?  Em quais ruas?
  • Há outro ponto de referência para se localizar a escola? Qual ou quais?

Converse o conceito de esquerda e direita, a  partir de uma referência. Crie outras possibilidades mudando a referência.

Solicite que as duplas registrem,  através de desenho, o que trajeto da excursão.Socialize os desenhos, discutindo aspectos relevantes presentes nas produções.

Solicite que registrem, no caderno, através de um texto,  as aprendizagens decorrentes da excursão. 

3º atividade:

Organize a turma em duplas e  distribua o mapa do bairro onde está localizada a escola:

Peça que eles observem o material e depois inicie um jogo de perguntas e respostas e de atividades correlatas Exemplo:

  • Localize onde está nossa escola no mapa?
  • Qual os nome das ruas de acesso ao Parque Lage?
  • Qual o nome a rua lateral de acesso ao Hospital da Lagoa?
  • Qual o nome da clínica  localizada no bairro?
  • Quais  os nomes das praças do bairro?
  • Qual é sua localização?
  • Descreva  um caminho para, saindo da escola, chegar ao Parque Lage. Há outras possibilidades? Quais?
  • Trace o caminho que você faz diariamente para chegar à escola.
  • Crie um roteiro com nomes das ruas e pontos de referência para um turista, saindo da Praça dos Jacarandás, chegar ao colégio .

Socialize as propostas de roteiro e problematize: a  clareza das instruções,  as propostas de trajeto, o porquê das escolhas.

Solicite que registrem as aprendizagens  no caderno e que socialize esses registros com o grande grupo.

4º Atividade:

Peça que levem para sala de aula várias caixas  vazias e latas  de diferentes tamanhos e formatos .Exemplo:

Organize a turma em roda e permita que explorem o material trazido, questionando-os sobre as características que algumas figuras têm em comum, como por exemplo: a quantidade de faces, se rola ou não, formas parecidas e etc.Anote as hipóteses da turma.

Organize a turma em duplas e distribua  um sólido geométrico . É importante garantir que as duplas tenham sólidos geométricos  diferentes uma das outras. Peça que abram a caixa com cuidado, transformando a caixa em uma figura plana. Circule entre os alunos orientando o trabalho.

Um exemplo que como a caixa deverá ficar:

Com auxílio de giz de cera colorido, oriente-os que marquem as linhas  que separam uma face da outra. Com outra cor, peça que marquem os pontos de encontro entre uma linha e  a outra. Em seguida , com uma terceira cor, que pintem as faces dos sólidos. Cada dupla deve relacionar a quantidade de retas, de pontos e de face da figura estudada e relatar para o grande grupo.

Apresente o seguinte cartaz: e desafie-os a localizar com foi o sólido geométrico estudado por cada dupla.

Oriente-o que colem o trabalho em uma folha, anotem nessa folha nome do sólido geométrico e o número de faces, vértices e arestas que ele possui. Afixe no mural.

5º Atividade:

Proponha a construção de uma maquete da escola e seu entorno com os sólidos geométricos  que sobraram do trabalho anterior.

Indague-os quais dos sólidos geométricos poderiam ser usados em nossa maquete? Por quê?

Selecione o material escolhido e distribua papel colorido par que eles encaixem os sólidos geométricos adequados para a confecção da maquete.

Com a turma organizada em circulo, com base no mapa do bairro estudado anteriormente, proponha  a construção de um traçado, a lápis,  das ruas próximas da escola em uma superfície  como a de um isopor . Discuta cada traçado feito, para que o desenhe represente a compreensão do grupo sobre o espaço que está sendo representado.

Com o traçado feito, debata a  disposição das  figuras que representaram a escola e seu entorno no espaço traçado. Definido o projeto. Distribua tarefas:

1º Grupo deve marcar e pintar as ruas;

2º Grupo deve preparar as placas das ruas, com etiquetas e palitos de picolé;

3º Grupo deve preparar as identificações da escola e dos prédios vizinhos;

4º Grupo deve preparar as outras áreas planas existentes ( praça, campo de futebol, terreno vazio e etc.,);

Circule entre os grupos para orientar a execução das tarefas.

Exemplos de maquetes:

Com o maquete construída , prepare com os alunos uma palestra sobre o bairro da escola para as turmas do 1º ano, utilizando-se do material produzido,

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá  se dar no  decorrrer das aulas, observando o interesse e a participação do aluno. É importante que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade do aluno  quanto  a leitura da paisagem e representação do espaço.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vera Maria Barbosa, Colégio Estadual José da Silva Marques , Bahia - disse:
    verabarbosa20@yahoo.com.br

    10/11/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom e criativo. Com certeza irão me ajudar bastante no meu planejamento. Parabéns e obrigada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.