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Esporte e meio ambiente – corrida orientada.

 

19/11/2010

Autor e Coautor(es)
leonardo lima costa
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Mapas como possibilidade comparativa das diferentes paisagens e lugares
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar o esporte corrida orientada;
  • Identificar os tipos de corrida orienta;
  • Identificar e vivenciar os fundamentos e elementos presentes numa prova de corrida orientada;
  • Propor aos alunos que estruturem e vivenciem corridas orientas, a partir dos conceitos trabalhados nesta aula.
Duração das atividades
100 minutos ou duas aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Para que esta aula possa acontecer o professor deverá construir, antecipadamente, um mapa da escola ou local escolhido para esta aula. A seguir algumas dicas para a confecção do mapa:

  1.  O professor deverá identificar com precisão cada ponto do local escolhido para a aula. Os pontos podem ser caracterizados por: salas, banheiros, anfiteatros, quadras, pátios, salões, estacionamentos, guaritas, bibliotecas, cantinas ou refeitórios, ente outros lugares. Caso o professor faça a opção por outro local (como praça ou mata) proceder da mesma forma (mas as referencias no mapa mudarão);
  2. Em seguida o professor deverá criar códigos para os pontos identificados que serão incluídos na legenda do mapa (exemplo: biblioteca – ponto A, ou 1, ou Amarelo, ou inclinado, entre outras designações); 
  3. O próximo passo será desenhar em uma folha o mapa do local escolhido para a aula contendo os pontos já identificados. Neste mapa deverá conter também todos os pontos identificados com a indicação dos códigos respectivos (em caso de dúvida rever item 2 dessa atividade) e uma legenda para facilitar a interpretação dos alunos;
  4. É imprescindível que o professor inclua no mapa as indicações de direções (que podem ser leste, oeste, norte e sul ou outro tipo de orientação espacial usada culturalmente pelos alunos, professores e funcionários da escola). No mapa deverá conter orientações sobre possíveis acidentes geográficos (aclives ou declives) através de códigos (exemplo: rampa código “¹”, morro “#” ou terreno plano “*”). Esses códigos deverão aparecer, também, na legenda do mapa;
  5. Para iniciar a aula o professor deverá garantir várias cópias desse material afim que todos os alunos possam visualizar ou ter contato com ele.

Exemplo de um mapa representativo do Colégio de Aplicação João XXIII de Juiz de Fora.

Iniciando a atividade. Corrida orientada de velocidade, como o nome já diz vence o aluno ou equipe que fizer o percurso em menos tempo. O professor deverá:

  1. Indicar no mapa os pontos onde estarão colocados os PC (pontos de controle). Ele deverá identificar com códigos que deverão aparecer na legenda do mapa;
  2. Escolher alguns alunos para se colocarem juntos aos PCs indicados no mapa (um aluno para cada PC), para auxiliarem o professor na execução da atividade como fiscais de prova (ou FP);
  3. Dividir a turma em equipe de três pessoas. Cada equipe realizará a atividade separadamente das demais, facilitando a marcação dos pontos e diminuindo as chances de acontecerem erros;
  4. Computar o tempo gasto por cada equipe abrindo o cronômetro quando autorizada a largada (linha de largada, que também deve ser indicada no mapa) e travando o mesmo quando todos os membros da equipe chegar ao final do percurso (linha de chegada, que também deve ser indicado no mapa – sugere que os pontos de largada e chegada sejam no mesmo lugar para facilitar a marcação do tempo pelo professor);
  5. Distribuir uma ficha para cada FP que deverá ser entregue a equipe que passar pelo PC respectivo a sua localização (sugiro que cada ficha tenha cores distintas). Ao final da corrida as equipes devem apresentar todas as fichas;
  6. Caso uma das equipes não apresente todas as fichas exigidas o professor não travará o cronômetro pedindo que ela pesquise no mapa qual PC não foi achado, deixar que corram ate ele e voltem para, então, travar o cronômetro e registrar o seu tempo gasto;
  7. Vence a equipe que fizer a corrida em menos tempo.

Obs.: Os alunos que estão auxiliando o professor como FP devem ser substituídos a cada rodada, para que eles possam participar da corrida e também que outros alunos possam ajudar o professor também, tendo outra visão do conteúdo da aula.

Atividade 2

Propor uma nova corrida de orientação, mas agora de regularidade.

  • Manter os mesmos trios formados na atividade anterior;
  • As equipes devem localizar todos os PCs, ir até eles, recolher as fichas com os FP e apresentá-las para o professor no final da corrida. A diferença é que dessa vez o tempo gasto para percorrer o espaço entre todos os PC será estipulado antecipadamente pelo professor;
  • As equipes deverão, sem o auxilio de relógio, percorrer os trajetos entre todos os PC tentando manter uma regularidade de tempo relativo à programação feita antecipadamente pelo professor (exemplo: do ponto A ao ponto B as equipes deverão gastar 20 segundos, do ponto B ao ponto C 1 minuto e 30 segundos e assim por diante);
  • Os FPs além de entregarem as fichas para as equipes deverão marcar o tempo gasto por elas para atingir os PCs respectivos. Isto será possível mantendo seus relógios afinados com o do professor (cada FP deverá ter um relógio);
  • As marcações de tempo serão feitas da seguinte forma: o professor juntamente com os FPs deverá registrar a hora, os minutos e os segundos em que a equipe deixou a largada, chegou aos PCs respectivos e na linha de chegada;
  • Sugiro que cada FP e o professor tenham em mãos uma folha para realizar tal registro, ao final da prova os tempos devem ser comparados com os programados antecipadamente para esta atividade. Vence a equipe que se aproximar mais dos tempos programados (manter maior regularidade).

Obs.: Toda vez que uma equipe terminar e outro começar a atividade o professor deverá trocar também os alunos escolhidos como FP, possibilitando que todos vivenciem essa função no jogo. O professor deverá identificar as principais características da corrida orientada, diferenciando as de velocidade com as de regularidades.

  • A característica própria da Orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido (característica das provas de corrida orientada de regularidade e de velocidade).
  • A escolha do itinerário entre os PCs é uma opção do próprio praticante (característica das provas de corrida orientada de regularidade e de velocidade).
  • Prova Clássica - Com duração de 75 a 90 minutos, para Homens e 60 a 70 minutos para Mulheres, em que o conhecimento predominante deverá ser a escolha do melhor itinerário para realizar os percursos intermédios entre 2 pontos (característica das provas de corrida orientada de regularidade).
  • Prova Curta - Com duração de 25 minutos, para Homens e Mulheres, em que os pontos de controle estão situados mais próximos, são muito técnicos e o conhecimento predominante deverá ser a leitura detalhada (fina) do mapa e uma elevada concentração ao longo do percurso (característica das provas de corrida orientada de velocidade).
  • Prova Longa - Com duração superior a 2 horas, sendo uma forma de competição pouco usada (característica das provas de corrida orientada de regularidade e de velocidade).
  • Prova de Revezamento - Provas para 2 ou mais participantes por equipe que participam consecutivamente na prova, sendo a partida de todos os primeiros concorrentes feita em simultâneo. Os percursos têm, normalmente, entre 45 e 65 minutos para Homens e 30 e 50 minutos para Mulheres (característica das provas de corrida orientada de velocidade).

Atividade 3

Propor o jogo “imagem e ação” para que os alunos tenham contato e compreendam os símbolos usados nos mapas de corrida orientada (essa atividade parte do princípio de que todos os alunos nunca tiveram contato com os símbolos mostrados na figura a seguir).  

  1. A partir da imagem anterior o professor deverá construir pequenos painéis com cada símbolo indicado. Esses painéis deverão ser construídos antes que essa aula aconteça;
  2. A turma será dividida em quatro ou cinco equipes. O professor deverá sortear a ordem que cada equipe participará da brincadeira;
  3. As equipes decidirão, também, uma ordem para que cada aluno tenha a possibilidade de participar da brincadeira;
  4. O professor chamará o primeiro alunos da primeira equipe sorteada para iniciar a brincadeira;
  5. O professor mostrará o painel contendo um símbolo para toda a turma, mas revelará somente, ao aluno sorteado a sua definição;
  6. O aluno, então, terá um minuto para desenhar no quadro informações que ajudem a sua equipe a descobrir o significado do símbolo em questão. A regra do jogo não permite que desenhe ou escreva palavras. Somente a sua equipe poderá argumentar tentando descobrir o significado do símbolo. Caso outra equipe desrespeite essa regra será deduzidos um ponto pela falta;
  7. A equipe que conseguir descobrir a tempo o significado do símbolo marca um ponto;
  8. O jogo continua seguindo a ordem já estabelecida pelo professor. A brincadeira termina após todos os alunos terem participado;
  9. Vence a equipe que marcar mais ponto;
  10. Caso as equipe não descubram o significado dos símbolos a tempo ela não marcará pontos. Para efetiva compreensão dos alunos o professor deverá dar essa informação, possibilitando assim que todos os símbolos sejam identificados.

Atividade 5

Pedir aos alunos que escolham um local; desenhe o mapa desse local; criem uma legenda; escolham onde estabelecer os PCs (caso a escolha seja pela corrida de regularidade os alunos deverão indicar o número de FPs necessários); se a corrida será de regularidade ou velocidade; descriminem todos os materiais necessários.  Esse material deverá ser entregue ao professor que terá a possibilidade de escolher alguns e viabilizará a sua prática como o restante da turma em aulas futuras.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Verificar se os alunos compreenderam o conceito de corrida orientada e se identificaram as diferenças entre a corrida de velocidade e a de regularidade;
  • Identificaram nas vivencias propostas nessa aula os fundamentos e elementos presentes numa prova de corrida orientada, possibilitando que eles criem e estruturem uma prova de corrida de orientação (de regularidade ou de velocidade).
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