05/11/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
§ Reconhecer ou pelo menos familiarizar-se com a escrita do próprio nome;
§ Reconhecer sensações que auxiliem na linguagem escrita;
§ Identificar letras do próprio nome.
§ Aproximar-se da linguagem escrita por meio do próprio nome.
Não há necessidades de conhecimentos prévios, porém as atividades sugeridas nessa aula visam atender a todas as crianças do grupo, mas principalmente uma criança com necessidades educacionais especiais, integrada em um grupo de ensino regular. Portanto, é importante repetir cada atividade pelos menos duas vezes a fim de que a criança que apresenta as necessidades diferenciadas tenha a possibilidade de compreender as brincadeiras e atividades propostas.
Atividade número 1:
Para iniciar as atividades proponha brincadeiras em que as crianças precisem dizer o próprio nome para os colegas. Algumas sugestões são: A música do Pão em que as crianças cantam e batem palmas dizendo o nome do colega: “O Arthur comeu pão na casa do João, O Arthur comeu pão na casa do João! Foi você Arthur?” O Arthr responde dizendo que “não foi ele”, a turma então continua cantando “Não? Então quem foi?” Em resposta a essa pergunta a criança diz o nome de outro colega e a música continua substituindo o nome da criança pelo colega que ela escolheu. Assim por diante até que todos os nomes tenham sido cantados. Caso a turma seja muito grande, pode-se dividir em dois grupos, no início da aula contempla-se um grupo e no final do horário o restante.
Outra sugestão de música é:
“Olá Fernando, boa tarde Fernando! Que bom que você veio gosto muito de você!” Cantar para todas as crianças!
Outras músicas e brincadeiras podem ser encontradas no livro:
YOGI, Chizuko. Aprendendo e Brincando com Músicas e Jogos. Belo Horizonte: Fapi, 2003.
Atividade número 2:
Leve para a sala, fichas escritas com os nomes das crianças. Seria interessante que todas as fichas tivessem a foto da criança, no entanto caso não seja possível colocar em todas, coloque foto pelo menos na ficha da criança que apresenta necessidades educacionais especiais, assim ela poderá familiarizar-se com mais facilidade com o próprio nome. Tenha sempre o hábito de mostrá-la no espelho dizendo o nome dela. Deixe que cada um explore sua ficha. Coloque as fichas espalhadas no meio da roda e peça que cada um pegue a sua. Depois que todos conseguirem identificar sua ficha proponha brincadeiras utilizando as fichas.
Brincadeiras com músicas em que as crianças deverão sentar-se na cadeira que estiver com seu nome assim que a música parar. Pode-se variar a brincadeira pedindo que se sentem na cadeira em que a letra inicial é a mesma sua. Pode-se ainda fazer outros tipos de brincadeiras que envolvam o nome e sua escrita.
Atividade número 3:
Leve as crianças ao parque da escola e proponha que escrevam o próprio nome no chão com giz. Pode-se usar a fichas ou trabalhar a escrita de forma livre. No caso da criança com necessidades especiais é importante recorrer à ficha a cada letra a ser escrita.
Atividade número 4:
Continuando o trabalho com o nome, leve para a sala uma forma ou outro tipo de vasilha rasa com areia e peça que as crianças, uma a uma, façam a escrita de seu nome na areia usando o dedinho indicador. No caso dessa aula, fizemos essa atividade no parquinho de areia, uma vez que temos essa possibilidade pois temos esse espaço na escola.
Atividade número 5:
Construa com as crianças um registro do próprio nome com massinha de modelar. Faça nas costas de cada criança as letras que formam o nome dela para que possa sentir essa escrita e não apenas ver. Outra possibilidade é escrever o nome de cada uma no chão no pátio com giz para que possam caminhar sobre ele. Só depois de explorar bastante a escrita do nome em diversas possibilidades, passe para a tentativa de registro escrito sempre relacionando a escrita com a necessidade em se fazê-la. Para conversar com as crianças: “É importante escrever o próprio nome, pois ele identifica sua tarefa, diferencia você das demais crianças, torna você único e especial”.
Atividade produzida em sala de aula. Maio de 2010. Acervo da Autora.
A escrita se aproximando do interesse das crianças. Atividade desenvolvida em julho de 2010. Acervo da autora. Autorização dos pais concedida para uso das fotos.
Se quiser mais sugestões de atividades com o nome visite o sítio: http://amagiadeaprender.blogspot.com/2008/06/seqencia-de-atividades-nomes.html
Para avaliar é importante levantar alguns questionamentos e utilizar as possíveis respostas para a construção de um relatório sobre esse trabalho. A criança familiarizou-se com a escrita do próprio nome? Houve compreensão e participação da criança com necessidades educacionais especiais? Ela conseguiu reconhecer e identificar a ficha de seu nome? Tentou fazer a escrita do próprio nome com e sem orientação? As demais crianças avançaram em sua interação com a linguagem escrita?
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