Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Plasma: O que é e como está presente no nosso cotidiano?

 

01/11/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL

Bruno Pagliarani Mattiazzo e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar o que é plasma;

Discutir sobre a importância deste estado da matéria; e

Compreender o uso deste estado da matéria no seu cotidiano.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Calor;

Mudança de estado.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Aula conceitual;

• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.      

Motivação: 

Sugerimos que o professor instigue a curiosidade dos alunos sobre o tema a ser estudado, questionando se eles sabem quais são os estados físicos da matéria encontrados no universo (Fig. 1).   

Figura 1 – Estados da matéria.

Imagem disponível em: http://www.grupoescolar.com/img-conteudo/plasma3.gif. Acesso em: 05 Out. 2010        

Provavelmente os alunos lembrar-se-ão dos estados sólido, líquido e gasoso. Informe-os que no universo também encontramos o plasma e que este estado da matéria será estudado no decorrer destas aulas.   

Atividade 1 

Em seguida, o professor deverá exibir o vídeo (Fig. 2) que versa sobre o plasma, conforme postado abaixo, o qual tem a duração total de 9 minutos e 23 segundos.   

Recursos: Física na Cultura - Plasmas, o que são e onde estão [1/3]

Link do Recurso: http://www.youtube.com/watch?v=FV_HtkYmc-I      

Figura 2 – Imagem do vídeo “Física na Cultura - Plasmas, o que são e onde estão [1/3]”.

Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.    

Este vídeo explica os estados da matéria, focando principalmente no plasma e onde os encontramos com maior frequência.   

Após a apresentação do vídeo, sugerimos que os alunos sejam divididos em grupos de quatro (4) pessoas.  Feito isto, eles deverão discutir, de acordo com o roteiro postado abaixo, o conteúdo do vídeo em questão.     

Roteiro de discussão:

  1. O que vocês acharam do vídeo?
  2. Com base no vídeo, quais são os quatro (4) estados da matéria?
  3. Como se diferencia cada estado da matéria?
  4. O plasma está presente em maior abundância em que lugar do universo (planetas, estrelas ou espaço)?      

Inicialmente o professor deverá distribuir as questões separadamente por grupos, por exemplo, questões 1 e 3 aos grupos A e B, questões 2 e 4 aos grupos C e D, questões 1 e 2 aos grupos E e F e assim sucessivamente. Os alunos deverão primeiramente discutir estas questões em grupo -  escrevendo as suas respostas numa folha de papel e, então, compartilhar com a sala de aula estas informações.   

Sugestão: Sugerimos que o professor entregue aos grupos folhas de papel pardo ou cartolinas, de forma que eles possam anotar as conclusões que chegaram as questões do roteiro.     

Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos!      

Atividade 2 

Dando prosseguimento à aula, nesta atividade o professor deverá distribuir a cada grupo a reportagem (Fig. 3) “Saiba o que é plasma, o quarto estado da matéria” e um questionário para ser preenchido, conforme disponíveis no link abaixo.    

Link da reportagem: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u8458.shtml. Acessado em: 05 Out. 2010.    

Figura 3 – Reportagem.

Observação: O professor deverá providenciar cópias, em números suficientes aos alunos, da matéria jornalística.      

Feito isto, o professor deverá pedir para que cada grupo leia e discuta a matéria jornalística que recebeu, e responda o questionário postado abaixo.      

Questionário sobre a reportagem:

  1. De acordo com o texto, o que é plasma?
  2. Comente a frase “..um gás é superaquecido e os elétrons se rompem”. Ela está correta?
  3. Como o texto explica a formação de plasmas a partir do estado gasoso?
  4. Onde existe plasma na Natureza, segundo o texto?
  5. Há plasmas com temperaturas baixas? O que o texto diz?
  6. Quais as propriedades apontadas no texto para o estado plásmico?
  7. Quais os exemplos de plasmas apresentados no texto?
  8. Qual a relação entre o acidente com o ônibus espacial e o plasma, de acordo com o texto?   

Após os grupos terem analisado e discutido a reportagem em questão, o professor deverá pedir para que cada grupo exponha para todos as respostas que deram às questões do questionário e debatam entre todos da sala os pontos mais importantes percebidos por ele. Favoreça com que cada grupo faça um comentário referente a cada questão, de forma a socializar as informações, bem como para que eventuais dúvidas sejam esclarecidas e conceitos errôneos sejam revistos e corrigidos!

É importante que os alunos possam compreender a necessidade de se conhecer este estado da matéria (plasma) e compreendê-lo, pois este - mesmo não parecendo, está muito presente no nosso cotidiano.

Pergunte aos alunos onde podemos encontrar plasma no nosso cotidiano? Favoreça com que os alunos compreendam que, a lâmpada fluorescente e as de gases (encontrada em postes) talvez seja a aplicação mais imediata do plasma; os letreiros de néon são um outro exemplo, juntamente com os televisores. Mas o fenômeno mais belo que é constituído de plasma é a Aurora Boreal (Fig. 4), no hemisfério norte e aurora austral no hemisfério sul, são constituídos de plasmas brilhando na alta atmosfera. Existe uma região atmosférica, a cerca de 80 km de altitude, chamada de ionosfera. Como o próprio nome diz, ela é um plasma.   

Figura 4 – Aurora boreal.

Imagem disponível em: http://www.oragoo.net/wp-content/uploads/2008/04/aurora-boreal.JPG. Acesso em: 12 Out. 2010                

Atividade 3 

Nesta etapa, sugerimos que o professor peça para que os grupos façam, conjuntamente, um Jornal Mural (Fig. 4), que terá como tema "Plasma: o quarto estado da matéria". Para isto, os grupos deverão apresentar, oralmente, o que foi aprendido durante está aula e, tendo sido esclarecidas as dúvidas que acaso existam, confeccionem, sob supervisão e acompanhamento do professor, o Jornal Mural. Orientamos que, este Jornal Mural tenha várias imagens, principalmente de equipamentos que utilizem o plasma.    

Figura 5 – Jornal Mural.

Imagem disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg. Acesso em: 05 Out. 2010                

O Jornal Mural deverá, ao término, ficará exposto num dos corredores da escola. As informações a serem colocadas neste jornal deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas, como, por exemplo: o que é plasma, onde é encontrado, sua forma e sua utilidade na sociedade. Ressaltamos que, estes murais deverão conter figuras e textos explicativos sobre o tema proposto.      

Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, acessem a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013. Acesso em: 05 Out. 2010)         

Sugestão: 

Neste momento, o professor deverá exibir aos alunos o vídeo “O que é plasma”, postado abaixo, com duração de 2 minutos e 57 segundos (Fig. 6). O vídeo explica o que é plasma.   

Link do Vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=DB9GW1--W0Q Acesso em: 12 Out. 2010        

Figura 6 – Imagem do recurso “O que é plasma”.      

Neste momento, o professor deverá mediar e conduzir uma conversa com os alunos sobre o plasma, de forma a estimular a participação de todos, bem como, para esclarecer dúvidas e corrigir conceitos errôneos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades e peça para que os grupos pesquisem na internet e em livros, qual a diferença do plasma frio e do normal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.