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As listas no nosso cotidiano

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Escrever diferentes tipos de listas (lista de compras, lista de nomes de pessoas, nomes de cidades, instrumentos de trabalho, animais, etc.).
  • Ordenar listas por ordem alfabética.
  • Exercitar sua autonomia pessoal com responsabilidade, aperfeiçoando a convivência em diferentes espaços sociais.
  • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções.
  • Respeitar o turno da palavra.
  • Usar a escrita no sentido correto (da esquerda para a direita, de cima  para baixo).
  • Coletar e organizar dados e informações.
Duração das atividades
- 03 horas/aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Dominar o processo da leitura.

- Conhecimentos básicos da escrita

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula   

As estratégias a serem utilizadas são:

  • aula interativa;
  • texto impresso;
  • trabalhos em dupla;
  • trabalho em grupo;
  • debate.   

DESENVOLVIMENTO 

1ª atividade:

1)     O professor organiza a turma em duplas e entrega uma cópia do texto abaixo solicitando a leitura do mesmo.    

OBS: É interessante que um aluno ajude o colega a realizar a leitura do texto.   

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/Pharos_of_Alexandria1.jpg 

As sete maravilhas do mundo (também conhecidas como sete maravilhas do Mundo Antigo*) são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se a um pequeno poema do poeta grego Antípatro de Sídon.

Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje praticamente intacta é a Pirâmide de Quéops, construída há quase cinco mil anos. É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus em Olímpia, construída em ouro e marfim com 12 metros de altura. A idéia que se tem dela vem das moedas de Elis onde foi cunhada a figura da estátua de Zeus.

Os Jardins Suspensos da Babilônia são as maravilhas menos conhecidas, já que até hoje encontram-se poucos relatos e nenhum sítio arqueológico foi encontrado com qualquer vestígio do monumento.

A estátua de Zeus em Olímpia foi construída no século V a.C. por Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos — Zeus. A estátua, construída em ouro e marfim e decorada com pedras preciosas, possuía 12 metros de altura. Após 800 anos foi levada para Constantinopla (hoje Istambul), onde acredita-se ter sido destruída em 462 d.C. por um terremoto.

O templo de Artemis em Éfeso, construído para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, foi o maior templo do mundo antigo.

O mausoléu de Halicarnasso foi o suntuoso túmulo que a rainha Artemísia II de Cária mandou construir sobre os restos mortais de seu irmão e marido, o rei Mausolo, em 353 a.C.. Foi construído por dois arquitetos gregos — Sátiro e Pítis — e por quatro escultores gregos — Briáxis, Escopas, Leocarés e Timóteo. Hoje, os fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. A palavra mausoléu é derivada de Mausolo.

O Colosso de Rodes era uma gigantesca estátua do deus grego Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Ela foi finalizada em 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos, tendo 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um pé em cada margem do canal que levava ao porto. Na sua mão direita havia um farol que guiava as embarcações à noite. Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguia abraçar o seu polegar. Foi construída para comemorar a retirada das tropas macedônias que tentavam conquistar a ilha, e o material utilizado para sua confecção foram armas abandonadas pelos macedônios no lugar. Apesar de imponente, ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a jogou no fundo da baía.

O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros (por isso, "farol"), próxima ao porto de Alexandria, Egito, no alto da qual ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava até 50 km de distância, daí a grande fama e imponência daquele farol. À exceção das pirâmides de Gizé, foi a que mais tempo durou entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo 

2)      Com a turma ainda em duplas, o professor solicita que façam uma lista, em ordem alfabética,  das sete maravilhas do mundo antigo, criando, para cada uma delas, uma frase explicando seu significado.   

3)      O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.   

OBS: Esse material deverá ser reservado para ser utilizado em outra atividade dessa mesma aula.   

4)      Em seguida, o professor entrega a cada dupla o texto abaixo, solicitando a leitura do mesmo.

As Novas sete maravilhas do mundo 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/New_seven_wonders_of_world_by_ca-1.jpg 

As Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas em concurso informal e popular internacional promovido pela New Open World Foundation, com o lançamento da campanha, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo e anunciados em 7 de julho de 2007 (07/07/07), numa cerimônia em Lisboa, Portugal.

Maravilha

Atributos

Localização

Muralha da China

Perseverança, Persistência

China

Petra

Engenharia, Proteção

Jordânia

Cristo-Redentor

Boas-vindas

Rio de Janeiro - Brasil

Machu Picchu

Comunidade, Dedicação

Cuzco - Peru

Chichén Itzá

Adoração, Conhecimento

Yucatán - México

Coliseu

Alegria, Sofrimento

Roma - Itália

Taj Mahal

Amor, Paixão

Agra - India

http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_sete_maravilhas_do_mundo

5)      Após a leitura, o professor solicita que a dupla organize as novas maravilhas do mundo listando-a em ordem alfabética.  

 6)      O professor socializa as produções e faz os comentários necessários.   

OBS: Esse material deverá ser reservado para ser utilizado em outra atividade dessa mesma aula.     

2ª atividade:   Criações variadas

1)     O professor organiza a turma em grupos e solicita que cada aluno leve para o seu grupo as duas listas elaboradas na primeira atividade dessa aula.   

2)     Em seguida, entrega a cada grupo a tarefa a ser realizada de acordo com as instruções abaixo:   

1º grupo: O grupo deverá criar um mini dicionário,  que fará parte da biblioteca da sala, com os nomes e as informações mais relevantes sobre as maravilhas do mundo ( antigas e novas). É importante lembrar aos alunos que no dicionário, os nomes são colocados em ordem alfabética.

2º grupo: O grupo deverá criar um folder para ser exposto na escola, com os nomes e as informações mais relevantes sobre as maravilhas do mundo ( antigas e novas). É importante lembrar aos alunos que, para facilitar a localização das informações, os nomes das maravilhas do mundo devem ser colocados em forma de lista.   

3º grupo: O grupo deverá elaborar pequenas fichas com o nome das maravilhas do mundo, colocando uma pequena explicação sobre cada uma delas. Essas fichas serão organizadas em forma de lista e expostas no mural da sala.   

4º grupo: O grupo deverá criar um catálogo, que será colocado na biblioteca da sala, contendo as maravilhas do mundo com as devidas informações sobre cada uma delas. É importante lembrar aos alunos que, para facilitar a localização das informações, os nomes das maravilhas do mundo devem ser colocados em forma de lista.    

5º grupo: O grupo deverá criar o sumário para ser colocado no catálogo, criado pelo grupo anterior. É importante lembrar aos alunos que, para facilitar a localização das informações, os nomes das maravilhas do mundo devem ser colocados em ordem alfabética.

3)     O professor socializa as produções da turma e faz os comentários necessários.     

3ª atividade:   Listas em nossa vida

1)     O professor propõe uma discussão a partir das questões:

a)      Para que servem as listas que fazemos  em nosso dia a dia?

b)      Quais as situações em que usamos escrever listas?

c)      Como devem ser organizadas as listas que escrevemos?

2)     Em seguida, o professor propõe, coletivamente, o preenchimento do quadro abaixo onde  serão colocados, em ordem alfabética, o nome de todos os alunos da turma.

NOSSA TURMA

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

3)     O professor  organiza  a turma em grupos solicitando que, com quadro preenchido acima, coloquem ao lado do nome de cada aluno o que se pede a partir das orientações :

1º grupo: O grupo deverá fazer uma lista com o nome de, pelo menos, dois livros lidos por cada aluno da turma.   

2º grupo: O grupo deverá fazer uma lista com o nome de uma música preferida de  cada colega da turma.  

3º grupo: O grupo deverá fazer uma lista com as profissões dos colegas da turma.   

4º grupo: O grupo deverá fazer uma lista com o nome de uma atividade que cada colega mais gosta de fazer.   

5º grupo: O grupo deverá fazer uma lista com o nome de uma comida  que cada colega mais gosta.

4)     Após  a pesquisa realizada, o professor propõe que, coletivamente, preencham o quadro abaixo.

OBS: Estas listas poderão ser substituídas por outras que o professor julgar mais adequadas para que  a turma possa ir se conhecendo melhor.

Nome do aluno

Livros lidos

Preferência musical

Profissões

Atividades preferidas

Comidas preferidas

5)     Em seguida, o professor comenta o quadro com o objetivo de chamar a atenção da turma para o que os colegas gostam e, dessa forma, conhecer um pouco mais cada um deles.

Recursos Complementares

*Lista das sete maravilhas do mundo antigo: A origem da lista é duvidosa, normalmente atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que escreveu sobre as estruturas em um poema. Outro documento que contem tal lista é o livro De septem orbis miraculis, do engenheiro grego Philon de Bizâncio. A lista também é conhecida como Ta hepta Thaemata ("as sete coisas dignas de serem vistas"). Os gregos foram os primeiros povos a relacionar as sete maravilhas do mundo entre os anos 150 e 120 a.C.. Extraordinários monumentos e esculturas erguidos pela mão do homem, construídos na antigüidade fascinam por sua majestade, riqueza de detalhes e magnitude até hoje. Podemos imaginar o aspecto que outros monumentos e esculturas tinham a partir de descrições e reproduções estilizadas em moedas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_maravilhas_do_mundo#Jardins_suspensos_da_Babil.C3.B4nia 

Outras sugestões:   

  • Lista dos estrangeirismos*encontrados no nosso dia a dia.  
  •  Lista das cidades que os alunos conhecem, nasceram ou já estiveram lá.  
  •  Lista dos aniversários dos alunos da sala.   
  • Lista dos desejos de cada aluno (longo prazo, curto prazo)

* Estrangeirismo ou peregrinismo é o uso de palavra, expressão ou construção estrangeira que tenha ou não equivalente vernácula, em vez da correspondente em nossa língua. É apontada nas gramáticas normativas como um vício de linguagem, o que, há muito, é tido como uma visão simplista por diversos linguistas, como Marcos Bagno, da UnB, John Robert Schmitz, da UNICAMP, e Carlos Alberto Faraco, da UFPR.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrangeirismo 

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades. O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas de leitura dos textos, a atividade em dupla e em grupo de criação de texto (listas), a discussão das questões apresentadas pelo educador, somadas às  intervenções dele, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.

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